+ Responder ao Tópico



  1. #1
    void_main_void
    Visitante

    Padrão cdrom morto depois da compilação

    Pessoal, depois q compilei o kernel pra versao 2.6.8.1 no mandrake 10 o meu cdrom simplesmente naum monta mais. Dá o seguinte erro:

    mount: tipo de sistema de arquivos incorreto, opção invalida, superbloco inválido em /dev/hdd, ou numero excessivo de sistemas de arquivos montados

    No .config já conferi q o CONFIG_ISO9660_FS tem =m, o q indica q foi instalado como modulo na compilação do kernel, naum é mesmo?

    Já mexi em tudo e naum mudou nada. No fstab tb ja mexi num monte de coisa e nada resolveu. Inclusive a linhs do cdrom estava com /dev/hdd ao invez de /dev/cdrom, por que será? Mas eu mudei isso e tb naum resolveu.

    No aguardo de um help... falow...

  2. #2
    pdrbast
    Visitante

    Padrão cdrom morto depois da compilação

    tb compilei o kernel na minha máquina quando tinha o mandrake e dava esses erros tb depois instalei o slackware 10 e funciona tudo blz!!!
    mandrake é pra quem está começando!!!!

  3. #3
    void_main_void
    Visitante

    Padrão cdrom morto depois da compilação

    Cara, respeito sua opinião mas nem vou querer começar uma discussão aki sobre qual distribuição é melhor, ok? Como sabemos a melhor distribuição é aquela q vc sabe mexer melhor, conhece melhor, etc... No fim tudo é linux do mesmo jeito...

    Bom, mas depois de tanto mexer aki descobri o seguinte, assim da erro:

    mount /mnt/cdrom

    mas assim funciona

    mount /dev/cdrom /mnt/cdrom

    Por que será? Será q isso tem alguma coisa a ver com o supermount? Pois verifiquei tb que o supermounte não está funcionando nesta compilação.

  4. #4
    gmlinux
    Visitante

    Padrão Re: cdrom morto depois da compilação

    Citação Postado originalmente por notreve
    Pessoal, depois q compilei o kernel pra versao 2.6.8.1 no mandrake 10 o meu cdrom simplesmente naum monta mais. Dá o seguinte erro:

    mount: tipo de sistema de arquivos incorreto, opção invalida, superbloco inválido em /dev/hdd, ou numero excessivo de sistemas de arquivos montados

    No .config já conferi q o CONFIG_ISO9660_FS tem =m, o q indica q foi instalado como modulo na compilação do kernel, naum é mesmo?

    Já mexi em tudo e naum mudou nada. No fstab tb ja mexi num monte de coisa e nada resolveu. Inclusive a linhs do cdrom estava com /dev/hdd ao invez de /dev/cdrom, por que será? Mas eu mudei isso e tb naum resolveu.

    No aguardo de um help... falow...
    lsmod

    o módulo do iso9660 aparece?

    se não modprobe ou insmod nele

  5. #5
    void_main_void
    Visitante

    Padrão Re: cdrom morto depois da compilação

    Citação Postado originalmente por gmlinux
    Citação Postado originalmente por notreve
    Pessoal, depois q compilei o kernel pra versao 2.6.8.1 no mandrake 10 o meu cdrom simplesmente naum monta mais. Dá o seguinte erro:

    mount: tipo de sistema de arquivos incorreto, opção invalida, superbloco inválido em /dev/hdd, ou numero excessivo de sistemas de arquivos montados

    No .config já conferi q o CONFIG_ISO9660_FS tem =m, o q indica q foi instalado como modulo na compilação do kernel, naum é mesmo?

    Já mexi em tudo e naum mudou nada. No fstab tb ja mexi num monte de coisa e nada resolveu. Inclusive a linhs do cdrom estava com /dev/hdd ao invez de /dev/cdrom, por que será? Mas eu mudei isso e tb naum resolveu.

    No aguardo de um help... falow...
    lsmod

    o módulo do iso9660 aparece?

    se não modprobe ou insmod nele
    Sim, o modulo CONFIG_ISO9660_FS está com =m

  6. #6
    gmlinux
    Visitante

    Padrão cdrom morto depois da compilação

    Não maluco, estou falando de executar o comando no shell
    lsmod
    isto vai listar os módulos carregados na memória.

  7. #7
    Administrador Avatar de Fernando
    Ingresso
    Jul 2001
    Localização
    Campinas Area
    Posts
    4.996
    Posts de Blog
    4

    Padrão cdrom morto depois da compilação

    Amigo, o comando certo e óbvio é o que dá certo:

    mount *DEVICE* *MOUNT POINT*

    ou seja

    mount *seu driver de cdrom* *pasta onde mounta o conteudo do seu driver de cdrom*

    Ou seja

    mount /dev/hdX /home/meu_cd_rom/

    onde X é correspondente ao seu driver.

    Agora voce me pergunta, mas antes funcionava o outro jeito e tal..

    O que acontece é que algumas distribuicoes IRRESPONSAVELMENTE fazem os comandos "mais faceis ou praticos" aos usuários, mascarando o verdadeiro comando e impedindo, obviamente o aprendizado.

    Portanto, o correto é saber como funciona, nao criar outro windows click-e-funciona.

  8. #8
    void_main_void
    Visitante

    Padrão cdrom morto depois da compilação

    Citação Postado originalmente por gmlinux
    Não maluco, estou falando de executar o comando no shell
    lsmod
    isto vai listar os módulos carregados na memória.
    hum cara, com o lsmod naum aparece nada parecido com iso9660 naum hein... olha ae:

    Module Size Used by
    nls_iso8859_1 4480 0
    isofs 37564 0
    zlib_inflate 22528 1 isofs
    i830 77876 2
    ipv6 264964 18
    af_packet 22536 0
    ide_floppy 19584 0
    ide_tape 37328 0
    ide_cd 42244 0
    cdrom 39968 1 ide_cd
    floppy 62068 0
    3c59x 41000 0
    intel_agp 22944 1
    agpgart 34604 3 intel_agp
    ehci_hcd 29828 0
    uhci_hcd 32912 0
    usbcore 117604 4 ehci_hcd,uhci_hcd
    rtc 13128 0
    ext3 124648 11
    jbd 63640 1 ext3
    sd_mod 22016 0
    ata_piix 8324 0
    libata 41476 1 ata_piix
    scsi_mod 123204 2 sd_mod,libata

  9. #9
    void_main_void
    Visitante

    Padrão cdrom morto depois da compilação

    Citação Postado originalmente por psy
    Amigo, o comando certo e óbvio é o que dá certo:

    mount *DEVICE* *MOUNT POINT*

    ou seja

    mount *seu driver de cdrom* *pasta onde mounta o conteudo do seu driver de cdrom*

    Ou seja

    mount /dev/hdX /home/meu_cd_rom/

    onde X é correspondente ao seu driver.

    Agora voce me pergunta, mas antes funcionava o outro jeito e tal..

    O que acontece é que algumas distribuicoes IRRESPONSAVELMENTE fazem os comandos "mais faceis ou praticos" aos usuários, mascarando o verdadeiro comando e impedindo, obviamente o aprendizado.

    Portanto, o correto é saber como funciona, nao criar outro windows click-e-funciona.
    Ta bom velho, mas naum precisa ficar nervoso naum, hehehe...
    Eu naum quero criar um "windows click-e-funciona", nada disso. Simplesmente estou tentando descobrir por que um comando deixou de funcionar, só isso. Claro que pra isso tenho q saber como realmente funciona, e é por isso q to pedindo um help pra vcs... oxe...

  10. #10
    gmlinux
    Visitante

    Padrão cdrom morto depois da compilação

    Nossa, desculpem, não li direito quando disse que
    mount /dev/cdrom /mnt/cdrom
    funcionava,

    o lance então é só colocar no /etc/fstab
    /dev/cdrom /mnt/cdrom iso9660 default,noauto 0 0

    assim quando executar
    mount /dev/cdrom
    ou
    mount /mnt/cdrom

    o comando mount, percebendoi a falta de um argumento, vai "olhar" no /etc/fstab e "completar" o comando.

    se quiser continuar usando o supermount, talvez não tenha suporte no kernel, tente usr u automount

    Desculpa a falha...

  11. #11
    Administrador Avatar de Fernando
    Ingresso
    Jul 2001
    Localização
    Campinas Area
    Posts
    4.996
    Posts de Blog
    4

    Padrão cdrom morto depois da compilação

    Nao fiquei bravo cara, de forma alguma, só expliquei, é meu jeito de escrever que faz parecer ;]

    Nosso amigo ja tirou sua duvida acima, pronto.

  12. #12
    void_main_void
    Visitante

    Padrão cdrom morto depois da compilação

    Citação Postado originalmente por psy
    Nao fiquei bravo cara, de forma alguma, só expliquei, é meu jeito de escrever que faz parecer ;]

    Nosso amigo ja tirou sua duvida acima, pronto.
    Opa, tranquilo, era só brincadeira da minha parte tb, nem esquenta...

    Bom mas, seguinte, eu já tinha feito esse lance de colocar o /dev/cdrom no fstab, pois como eu disse no início lá estava /dev/hdd, mas mesmo assim não resolveu.

    Por teste resolvi comentar a linha do cdrom e colocar do jeito que o gmlinux sugeriu, daí agora funcionou mas com um detalhe: não sei bem o quer dizer o "default" mas tive q tirá-lo pra funcionar...

    Entaum ficou assim: /dev/cdrom /mnt/cdrom iso9660 ,noauto 0 0

    Só por curiosidade, esta é a linha q tinha no fstab:

    /dev/cdrom /mnt/cdrom iso9660 umask=0, user,iocharset=iso8859-1,codepage=850,noauto,ro 0 0

    O que vcs acham q ela tem de errado?

  13. #13
    gmlinux
    Visitante

    Padrão cdrom morto depois da compilação

    da um man no mount, a opção default engloba um conjunto de opções, mais pode ser que sua versão de mount não a tenha, nunca vi, mais quem sabe...., quanto a outra linha, experimenta ir colocando as opções e testando, parece que esta certa

  14. #14
    void_main_void
    Visitante

    Padrão cdrom morto depois da compilação

    Citação Postado originalmente por gmlinux
    da um man no mount, a opção default engloba um conjunto de opções, mais pode ser que sua versão de mount não a tenha, nunca vi, mais quem sabe...., quanto a outra linha, experimenta ir colocando as opções e testando, parece que esta certa
    entaum blz... valeu pela ajuda caras...

    até mais...

  15. #15
    gmlinux
    Visitante

    Padrão cdrom morto depois da compilação

    Disponha