+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Atos
    Visitante

    Padrão Qual a forma correta de acomodar radios repeditores?

    Boa tarde

    Gostaria de iniciar aqui um tópico bastante interessante, achei alguns posts no forum, porém falando de um pouco de tudo em geral. Gostaria de abranger apenas interferências causadas no link, vou expor uma situação que é real, gostaria de iniciar a partir daqui um discussão não de padrões, mas de prática realmente, pois vejo pelos posts que temos profissionais de muita experiência aqui.

    Estou montando um link para interligar matriz e filial, no meio do caminho estou usando dois repetidores (2 radios em cada repetidor), pois não tenho visada, a primeira questão é a seguinte:

    - No repetidor uso dois rádios, um recebe e outro envia, estou usando os dois na mesma caixa hermética, isso pode causar interferências?

    Essa é só a primeira. Vem muitas perguntas por ai. Espero que participem contado as experiências que ja tiveram, com isso ficara fácil para próximos trabalhos de todos.

  2. #2
    Visitante

    Padrão Qual a forma correta de acomodar radios repeditores?

    Ja que vc usa dois radios na mesma caixa se eles estiverem em canais diferentes com intervalo de 5 canais nao tem problema, exp cal 01 e 06 ou 06 e 11 etc...

  3. #3
    haas
    Visitante

    Padrão Qual a forma correta de acomodar radios repeditores?

    Tenho dentro de uma caixa hermética 04 rádios com canais próximos menos de 05 canais de distância e funciona sem nenhum problema de interferência. O que notei é que se as fontes de alimentação estiverem juntas (na mesma caixa) o negócio fica feio, coloquei as fontes em uma caixa separada, aí tudo funcionou bem. Acredito que esse problema das fontes pode estar relacionado a caixa do rádio (no meu caso Samsung) que é plástica e não isola de interferências eletromagnéticas. Fiz alguns testes aproximando a fonte do rádio e o nível de ruído foi aumentando e o sinal começou a oscilar.

    Falou!

  4. #4
    Atos
    Visitante

    Padrão Qual a forma correta de acomodar radios repeditores?

    Muito estranho o que acontece comigo, no primeiro enlance (2km) meu radio funciona perfeito, a fonte de alimentação esta dentro da caixa hermética. Porém no segundo enlance com 8 KM e visada direto meu ping fica muito instável, derepente pinga 15 pacotes sem perder nenhum, depois começa a perder pacotes. Ja conferi antena, cabos, conectores, e esta tudo certo. Existe alguma configuração especifica no SWL3300 que ajude no desempenho?

  5. #5
    clistenis
    Visitante

    Padrão Qual a forma correta de acomodar radios repeditores?

    Eu mesmo uso aqui na empresa uma central de repetição e na mesma caixa hermética uso dois (2) DWL 900AP um no canal 1 e outro no canal 9 com SSID diferentes.

    Não tenho problemas algum.

    Em relação a sua perda de pacotes, verifique os conectores e os cabos é um dos principais problemas relacionados a perda de pacotes e também verifique o alinhamento das antenas... se possível use um GPS

  6. #6
    Visitante

    Padrão Qual a forma correta de acomodar radios repeditores?

    Em relação ao GPS, qual recusro vcs utilizam, possuo um "Garmin GPS12" é possível fazer alinhamento com ele?

  7. #7
    Murcilia
    Visitante

    Padrão SWL-3300

    ai galera, quanto ao swl-3300, use somente a antena "B", que é a da direita olhando o bixo de frente( lado dos LEDS), nao esquece de selecionar a dita antena vi console ou telnet, quanto a usar fonte proximo do AP sem problemas, o Radio (cartao PCMCIA) é blindado. Acho que ta perdendo pactes por causa de ruido, faz un site survey com um note e cartao orinoco e da uma checada no ruido, para este enlace de 8KM te recomendo parabolicas fechadas de 25 DB, grade pega muito ruido, e usa parabolica com alimentador na polarizacao CIRCULAR, pois vertical e horizontal ta tudo poluido.....

  8. #8

    Padrão Aps na mesma cixa Hermetica

    Temos 04 Ap Sansung na mesmacaixa hermetica com duas Direcionais hyperlink uma Omini e uma de Grade zirok e funcionan perfeitamente sem interferencia

  9. #9
    haas
    Visitante

    Padrão Re: SWL-3300

    Citação Postado originalmente por Murcilia
    ai galera, quanto ao swl-3300, use somente a antena "B", que é a da direita olhando o bixo de frente( lado dos LEDS), nao esquece de selecionar a dita antena vi console ou telnet, quanto a usar fonte proximo do AP sem problemas, o Radio (cartao PCMCIA) é blindado. Acho que ta perdendo pactes por causa de ruido, faz un site survey com um note e cartao orinoco e da uma checada no ruido, para este enlace de 8KM te recomendo parabolicas fechadas de 25 DB, grade pega muito ruido, e usa parabolica com alimentador na polarizacao CIRCULAR, pois vertical e horizontal ta tudo poluido.....
    Por que usar somente a antena "B"?

  10. #10
    Murcilia
    Visitante

    Padrão Qual a forma correta de acomodar radios repeditores?

    Caros, todo AP que usa DA (diversity antenna) uma delas só serve de RX diversity( recepção) e a outra TX/RX, se ligar a antena externa na porta errada, até pode funcionar para clientes proximos, mas faz o teste acima de 5KM, não vai transmitir nada, só receber, é por isso que quem troca as 2 antenas internas pra duas externas , sempre se ferra em um lado (erra pacote, fica conectando e disconectando os clientes) alguns fabricante como a Senao explicam isso direitinho e sempre indicam qua é a antena certa RX/TX, mas outros naum falam nada e a gente tem que descobrir na ammarra, coloca tuas antenas na porta B, seleciona B via telnet, e se tu achava o SWL bom, depois disso vai achar o melhor AP do mundo....

  11. #11
    Murciliaa
    Visitante

    Padrão Qual a forma correta de acomodar radios repeditores?

    Caros, todo AP que usa DA (diversity antenna) uma delas só serve de RX diversity( recepção) e a outra TX/RX, se ligar a antena externa na porta errada, até pode funcionar para clientes proximos, mas faz o teste acima de 5KM, não vai transmitir nada, só receber, é por isso que quem troca as 2 antenas internas pra duas externas , sempre se ferra em um lado (erra pacote, fica conectando e disconectando os clientes) alguns fabricante como a Senao explicam isso direitinho e sempre indicam qua é a antena certa RX/TX, mas outros naum falam nada e a gente tem que descobrir na ammarra, coloca tuas antenas na porta B, seleciona B via telnet, e se tu achava o SWL bom, depois disso vai achar o melhor AP do mundo....

  12. #12
    Atos
    Visitante

    Padrão Qual a forma correta de acomodar radios repeditores?

    Boa tarde Murcilia
    Como e feita esta polarizacao Circular?

  13. #13
    Bronius
    Visitante

    Padrão Qual a forma correta de acomodar radios repeditores?

    Citação Postado originalmente por Atos
    Boa tarde Murcilia
    Como e feita esta polarizacao Circular?
    Veja antenas helicoidais, soh que ela pega toda sujeira de quem estah na pol. V como na H.

  14. #14
    Atos
    Visitante

    Padrão Qual a forma correta de acomodar radios repeditores?


  15. #15
    clistenis
    Visitante

    Padrão Qual a forma correta de acomodar radios repeditores?

    Com o AP nessa posição conforme vc mostrou ai em cima fica no lado direito.

    Grato.

  16. #16
    Jesael
    Visitante

    Padrão Qual a forma correta de acomodar radios repeditores?

    Olha, se eu nao me engano, esses aps da samsung saem com dois cabos diretamente do cartao de radio que esta la dentro, diferente dos dlinks, portanto as duas saidas devem ter performance parecida. mas eh so teoria, nao uso samsung.

    Quanto as caixas, nao tem problema; tenho uma com 3 radios, 1 amplificador, 1 switch de 8 portas, 1 conversor de fibra e um protetor com varistor (do tamanho de um disjuntor bipolar) e tudo esta ok. da trabalho tirar e colocar os cabos de volta, mas tudo bem.

    eu uso as caixas da cemar
    http://www.cemar.com.br

  17. #17

    Padrão Qual a forma correta de acomodar radios repeditores?

    Galera, olha só....
    tenho 3 SWL3300AP(DA) e com eles faco o enlace de 3 cidades, o correto seria 2 pares de rádio, mas por curiosidade, testei e funcionu legal. Deixei funcionando 1 dia, 2 dia, 3 dias e ja esta a 90 dias e nao para...alias 1 unica fez 1 ap da sansumg travou (justo o que distribui para as 2 cidades), o esquema é o seguinte

    na cidade A, tenho 1 3300 com 2 antenas direcionais de grade de 24dbi na horizontal, uma ligada em cada saida de antena e em modo AML em modo master

    na cidade B tenho outro 3300 com antena direcional de grade de 24dbi em modo slave

    na cidade C tenho outro 3300 com antena direcional de grade de 24dbi em modo slave

    a unica coisa q acontece, é que na cidade C, os rádios só sincronizam quando algum cliente faz comunicação e na cidade B isso não acontece....

    alias, a cidade B esta a 11km e a C 13km

    []'s Bene