Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Enlace 30Km

    Citação Postado originalmente por gviana
    Aprendi na pratica que nem sempre maior potencia nem sempre No caso resolve o problema, aumenta a sensibilidade ao ruído e diminui a janela entre o sinal/ruido degradando o enlace, quando fiz o de 44Km com AP1000 o enlace estava com 7dB de janela com o ruído estavel, se não me engano estava com -87dB de sinal e -101dB de ruído.

    No caso da sansung ela possui implementação interna para MAC por portas se ETHERNET ou Wireless evitando transmissões desnecessárias e broadcast.

    Por exemplo cai na besteria de tentar um enlace com um par de dlink dwl2000ap e depois tentei com um par de dwl2100ap, do tipo

    (ap1) <-- 28Km --> (ap2)<cabo ethernet>(ap3) <-- 28Km --> (ap4)

    Ficou horrivel elas não tem controle nenhum , oque entra na porta ETHERNET vai para o Wireless e não tem como medir sinal. Fiz o alinhamento com uma AP1000 da Lucent primeiro e notebook na outra ponta, depois de alinhado as antenas coloquei as dlink para testar, resultado uma joça - muito ruim -. Até para AP de curta distancia não serve, e cliente tb não ( ainda não descobri utilização para elas )

    Na Lucent AP1000 podemos controlar Protocolos e Roteamento melhorando pra caramba a performance.

    Ainda não usei a SENAO, estou estudando os manuais para não comprar errado de novo. E pelo que li ela tb não tem controle sobre o trafego , e vi em outra parte do forum um comentário de que elas travam direto, minha repetidora fica num local de dificil acesso, se a SENAO travar tó frito são duas horas até lá.

    Pelo que estou lendo nos manuais e em outros forum a swl3300apda tem um gerenciamento muito superior possuindo gerenciamento inteligente sobre a tabela MAC associando qual endereço esta em qual porta e evitando trafego desnecessário.

    Se alguem tiver experiencia melhor com estes equipamentos estou aberto ( no bom sentido ) a conselhos e a dicas de onde posso encontrar mais material para estudar.

    Um abraço a todos.

    GiBao
    Olha colega, eu tenho usado os Samsung sem problema algum. Tive uma problema com o radio da Senao. Pois como eu tenho aqui na provedora o controle de banda, o radio Senao não é uma bridge pura, ou seja ele não repassa os Mac para a frente. Passa apenas o mac da Ethernet dele mesmo. Em relação a potencia, é show. Mas se você tiver mais cliente atraz dele, e possuir o controle de banda por mac na provedora.... Lascou. Um abraço Flávio Barros

  2. #22

    Padrão Enlace 30KM

    Flavio..
    isso voce mata usando Controle de Banda em cima do IP do cliente amarrado com o MAC do cliente.... (com isso todos os cliente q estao atras da Brigde vc. libera os IPS dos cliente, ms todos amarrados pelo mesmo MAC que no caso da Ethernet da Senao) MS da para usar sim.. tranquilamente esse tipo de equipamento da SENAO.

    [ ]'s
    Rodrigo

  3. #23

    Padrão Enlace 30KM

    Neerlan_Amorim



    vc disse 70km???? é isso mesmo???

    se for é uma maravilha! pois conseguir isso em 2,4 já é quase impossível em 5,8 achava q realmente era impossível.

  4. #24
    Neerlan_Amorim
    Visitante

    Padrão Enlace 30KM

    70km sim.... com certeza

    pq nao?¿

    isso sendo ponto a ponto funciona uma magavilha
    e ainda com throughput alto



    Neerlan Amorim
    BVNET - Wireless Internet Provider

  5. #25
    gviana
    Visitante

    Padrão Enlace 30 Km

    Fiquei intrigado com os enlaces de longa distancia em 5,8 , assim que puder tb vou testar.

    O problema eh US$ 1.950,00 num mp11a BSU e US$ 1.000,00 nas bases , primeiro tenho que entregar 3Mb em 30Km e então gerar grana para colocar um mp11a.

    Nos rádios que estudei neste fim de semana fiz um teste com ap1000 Lucent e consegui 4.3 Mb , para oque preciso me atende.

    Li tambel os manuais do SENAO 2511 e 2611 e não avhei nada de diferente no firmware dos dois, e diferença de preço eh grande, alguem sabe o porque da diferença preço e qual a diferença técnica?

    GiBao

  6. #26
    Jesael
    Visitante

    Padrão Enlace 30KM

    Antes de pensar no radio que vc vai usar, pense em dois pontos importantes.

    Se for usada torre, certifique-se de colocar uma torre forte, bem estaiada e que aguente uma boa carga de vento, as antenas grandes e o tecnico que vai subir ate lah.

    Enlace de grande distancia soh eh garantido por uma antena boa, com ferragem e kit de alinhamento igualmente bons, pesados e dificeis de montar. uso antenas de +- 40kg nos meus enlaces. Resumindo, a antena nao pode se mover, nem um milimetro. depois de alinhada um bom esmalte de unha marcando o ponto de ajuste eh indispensavel, para conferir se saiu fora do lugar na ocasiao de um problema futuro.

    Primeiro me diga o seu orçamento para todo o enlace, depois te dou as dicas sobre que equipamento comprar.

  7. #27

    Padrão Enlace 30KM

    Caro gviana

    A diferenca entre a SL-2611 e a SL 2511.. esta na potencia de saida..
    enquanto a potencia da SL-2611 é de 223mW a SL-2511 é de 164mW..

    [ ]'s
    Rodrigo