Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Java
    Visitante

    Padrão Problema em alterar o arquivo functions

    Olá Pessoal, estou com um grave problema.
    Configurei acesso ao meu Fedora core 2 por ssh e também configurei o noip2. Até ai tudo ok, o problema foi quando eu fui inserir no arquivo /etc.d/init.d/functions para o noip iniciar junto com o sistema. Quando eu reiniciei e máquina ele deu a mensagem que não pode carregar o sistema e só consigo trabalhar pela linha de comando. Porém todos os arquivos estão "readonly". Eu não consigo alterar a permissão de jeito nenhum, portanto não tem como retirar as linhas erradas e conseguir iniciar o sistema corretamente. Alguem pode me dar uma ajuda pois preciso iniciar o sistema.

    Agradeço qualquer dica.

    Abraços

  2. #2

    Padrão Problema em alterar o arquivo functions

    eu tb uso o noip2, coloco ele no rc.local que deve funcionar

    [] dotta :twisted:

  3. #3
    Java
    Visitante

    Padrão Problema em alterar o arquivo functions

    Citação Postado originalmente por fdotta
    eu tb uso o noip2, coloco ele no rc.local que deve funcionar

    [] dotta :twisted:
    Poxa cara.. agora eu nem tenho como fazer isso, primeiro tenho que conseguir inicializar o sistema.. Eu coloquei nesse arquivo pois no READ_FIRST do noip2 disse pra colocar lá.

    Alguem teria alguma dica pra tentar resolver isso?

    Mais valeu pela força fdotta

  4. #4

    Padrão Problema em alterar o arquivo functions

    Primeiro lugar, tome cuidado com este tipo de configuração que este programinhas falam. Vc deve verificar para qual distro isso é valido.
    Cara seu sisteman nao esta botando?

    Qual foi a linha de comando que vc usou no noip2?

    [] Dotta

  5. #5
    Java
    Visitante

    Padrão Problema em alterar o arquivo functions

    Citação Postado originalmente por fdotta
    Primeiro lugar, tome cuidado com este tipo de configuração que este programinhas falam. Vc deve verificar para qual distro isso é valido.
    Cara seu sisteman nao esta botando?
    [] Dotta
    Pois é fdotta porém não tomei os cuidados necessários, mais obrigado pelo aviso.
    O que acontece é que o sistema quando vai botar da uma mensagem que ele não pode carregar o sistema, logo apos ele abre a tela de login em modo texto e fica somente nisso, aparentemente ele não carrega nada.


    Citação Postado originalmente por fdotta
    Qual foi a linha de comando que vc usou no noip2?
    [] Dotta
    Bom, eu não tenho ela aqui, mais é um case onde ele inicia ou para o serviço do noip.

    O mais estranho é que eu não consigo alterar o arquivo, mesmo dando chmod +w ele diz que o sistema de arquivos esta em somente leitura..

    se precisar de mais alguma informação é só pedir.

    Obrigado pela força

  6. #6
    Aquini
    Visitante

    Padrão Problema em alterar o arquivo functions

    Vc tentou iniciar o sistema como modo monousuário?
    Se a resposta é sim, e mesmo assim não conseguiu, tente iniciar o host com o CD 1 do fedora, e no prompt de inicialização digite: linux rescue
    siga os passos do anaconda, depois com o sistema montado, edite os arquivos e limpe a sujeira...

    T+

  7. #7

    Padrão Problema em alterar o arquivo functions

    vc pode tentar o failsafe ou como o Aquini disse, caso isso nao funcione, eu acho q so reza braba, ou "format c:\", heheheh

    Mas cara o noip2 funciona direitinho nao tenho problema, provalvelmente vc alterou alguma coisa no arquivo q vc editou.

    [] Dotta

  8. #8
    Java
    Visitante

    Padrão Problema em alterar o arquivo functions

    Citação Postado originalmente por Aquini
    Vc tentou iniciar o sistema como modo monousuário?
    Se a resposta é sim, e mesmo assim não conseguiu, tente iniciar o host com o CD 1 do fedora, e no prompt de inicialização digite: linux rescue
    siga os passos do anaconda, depois com o sistema montado, edite os arquivos e limpe a sujeira...

    T+
    Olá Aquini, desculpe minha ignorância mais como faço pra inicializar no modo monousuário? estou fazendo minha migração para o linux agora.

    Obrigado pela atençao.

  9. #9
    Java
    Visitante

    Padrão Problema em alterar o arquivo functions

    Citação Postado originalmente por fdotta
    vc pode tentar o failsafe ou como o Aquini disse, caso isso nao funcione, eu acho q so reza braba, ou "format c:\", heheheh

    meu deus.. não quero nem pensar nisso

    failsafe? oww ignorância minha..
    Citação Postado originalmente por fdotta
    Mas cara o noip2 funciona direitinho nao tenho problema, provalvelmente vc alterou alguma coisa no arquivo q vc editou.
    Então, foi justamente depois que eu alterei o arquivo que deu erro, a minha alteração está no lugar errado, o problema é que eu não consigo retirar pois ele não deixa gravar no arquivo.

    Obrigado

  10. #10

    Padrão Problema em alterar o arquivo functions

    tenta dar o boot com o cd 1 do fedora e vc o q acontece? a maquina esta ai com vc agora? Se estiver va tentando executar o boot com o cd 1 e posta uma msg se houver algum problema.

    [] Dotta :twisted:

  11. #11
    Java
    Visitante

    Padrão Problema em alterar o arquivo functions

    Citação Postado originalmente por fdotta
    tenta dar o boot com o cd 1 do fedora e vc o q acontece? a maquina esta ai com vc agora? Se estiver va tentando executar o boot com o cd 1 e posta uma msg se houver algum problema.

    [] Dotta :twisted:
    Putz.. não estou com ela aqui não.. eu vou pra casa e vou tentar fazer isso e posto o que aconteceu.

    Valeu pela atenção.

  12. #12

    Padrão Problema em alterar o arquivo functions

    ok qualquer coisa tamos ai...

    [] dotta

  13. #13
    Aquini
    Visitante

    Padrão Problema em alterar o arquivo functions

    Citação Postado originalmente por Java
    Olá Aquini, desculpe minha ignorância mais como faço pra inicializar no modo monousuário? estou fazendo minha migração para o linux agora.
    Obrigado pela atençao.
    No menu do GRUB (na inicialização) pressione a tecla "E" para editar as entradas. Edite a linha referente ao kernel e procure por alguma coisa parecida com (com certeza no teu não vai estar identico):
    kernel /vmlinuz-2.6.7-1.494.2.2 ro root=LABEL=/ vga=791 3

    preste atenção naquele 3 voando... provavelmente no seu sistema apareça um "5". troque ele por "1" pressione ENTER depois "B"

    você acabou de forçar o sistema a inicializar no runlevel 1 (monousuário) se tudo der certo você vai ganhar um shell de root e vai poder restaurar os arquivos...

    se por acaso vc tem o LILO como boot loader ao invés do grub, quando aparecer a tela do lilo digite linux single que obterá o mesmo efeito...

    caso ache muita dificuldade use o rescue disk, como te expliquei antes...

    QQ coisa escreva...

    T+

  14. #14
    gmlinux
    Visitante

    Padrão Problema em alterar o arquivo functions

    O /etc/init.d/functions não deve ser usado para iniciar serviços, este arquivo possui funções de shell que permitem, entre outras coisas, imprimir mensagens coloridas na inicilaização.

    se vc esta caindo no shel e o sistema de arquivos esta read only, experimenta

    mount -o remount,rw /dev/hda1

    onde hda1 deve ser substituido pelo device correspondente ao seu raiz

    ( mount -o remount,rw / costuma funcionar se o fstab estiver ok e o /proc montado )

  15. #15

    Padrão Problema em alterar o arquivo functions

    gmlinux,


    Nao tenho certeza se o remount vai funcionar, pois como o functions foi alterado nao dever esta dando boot direito no fedora deve ta travando tudo. Isso sem falar que o fedora nao é dos sistemas linux mais robustos.

    [] Dotta

  16. #16
    Visitante

    Padrão Problema em alterar o arquivo functions

    Pessoal, agradeço muito pela atenção que tenho recebido até agora.

    Bom, efetuei os passos acima porém nenhum funcionou, o remount não funciona mesmo.. e pra entrar como monousuário não deu, pois não encontrei essa linha citada, no meu está assim:
    kernel /vmlinuz-2.6.5-1.358 ro root=LABEL=/ rhgb quiet

    tentei mudar porém ele não aceitou.

    A unica tentativa que não fiz foi a do rescue pois acabei deixando os cds no trabalho, vou fazer isso amanhã, tomara que funcione.

    Grande Abraço

  17. #17
    gmlinux
    Visitante

    Padrão Problema em alterar o arquivo functions

    Citação Postado originalmente por fdotta
    gmlinux,


    Nao tenho certeza se o remount vai funcionar, pois como o functions foi alterado nao dever esta dando boot direito no fedora deve ta travando tudo. Isso sem falar que o fedora nao é dos sistemas linux mais robustos.

    [] Dotta
    Qual a mensagem de erro do remount, eu tenho absoluta certeza que ele vai funcionar, mais alguns passos devem ser seguidos conforme o erro que acontecer.

    Esta certeza se deve a um fato simples, durante a inicialização, o kernel monta o raiz read only (aquela opção ro que se passa no grub ou lilo), os scripts de inicialização (rc.sysinit na familia redhat) executam este comando.

    (Uma opção seria inclusive colocar rw em vez de ro lá no grub)

    O que pode estar acontecendo, é um erro em função do /proc não estar montado, preciso ver o erro do remount.

    PS.: O motivo de montar read only na inicialização, é para poder rodar o fsck se o sistema de arquivos raiz estiver "sujo", lembrem-se, o fsck só deve ser executado em sistema de arquivos desmontados ou montados ready only.

  18. #18
    gmlinux
    Visitante

    Padrão Problema em alterar o arquivo functions

    Citação Postado originalmente por Anonymous
    Pessoal, agradeço muito pela atenção que tenho recebido até agora.

    Bom, efetuei os passos acima porém nenhum funcionou, o remount não funciona mesmo.. e pra entrar como monousuário não deu, pois não encontrei essa linha citada, no meu está assim:
    kernel /vmlinuz-2.6.5-1.358 ro root=LABEL=/ rhgb quiet

    tentei mudar porém ele não aceitou.

    A unica tentativa que não fiz foi a do rescue pois acabei deixando os cds no trabalho, vou fazer isso amanhã, tomara que funcione.

    Grande Abraço
    se esta vendo a linha acima descrita, pressione "e" novamente (olha a mensagem embaixo do quadro) e coloque-a assim

    kernel /vmlinuz-2.6.5-1.358 ro root=LABEL=/ rhgb quiet 1

    infelizmente isto provavelmente não vai adiantar, o rc.sysinit, que é responsável por remontar o / rw, usa o functions e este script (rc.sysinit) carrega independente do runlevel (analisa o inittab para vocês verem).

    Eu tenho outra solução que bypassa o init, como ela depende da opção remount, não adianta eu passar.
    Insisto, qual a mensagem de erro que ocorreu?
    Se for relativa ao /proc, execute o procedimento assim

    mount /proc
    mount -o remount,rw /

    se seu sistema monta o /usr
    mount /usr

    para poder usar os recursos avançados do vi

  19. #19

    Padrão Problema em alterar o arquivo functions

    Citação Postado originalmente por gmlinux
    Citação Postado originalmente por fdotta
    gmlinux,


    Nao tenho certeza se o remount vai funcionar, pois como o functions foi alterado nao dever esta dando boot direito no fedora deve ta travando tudo. Isso sem falar que o fedora nao é dos sistemas linux mais robustos.

    [] Dotta
    Qual a mensagem de erro do remount, eu tenho absoluta certeza que ele vai funcionar, mais alguns passos devem ser seguidos conforme o erro que acontecer.

    Esta certeza se deve a um fato simples, durante a inicialização, o kernel monta o raiz read only (aquela opção ro que se passa no grub ou lilo), os scripts de inicialização (rc.sysinit na familia redhat) executam este comando.

    (Uma opção seria inclusive colocar rw em vez de ro lá no grub)

    O que pode estar acontecendo, é um erro em função do /proc não estar montado, preciso ver o erro do remount.

    PS.: O motivo de montar read only na inicialização, é para poder rodar o fsck se o sistema de arquivos raiz estiver "sujo", lembrem-se, o fsck só deve ser executado em sistema de arquivos desmontados ou montados ready only.
    Eu me expressei mal, eu quis dizer que o remount pode nao funcionar, eu nao sei a msg de erro que esta dando e eu tive experiencias ruins com o fedora.

    [] Dotta

  20. #20
    gmlinux
    Visitante

    Padrão Problema em alterar o arquivo functions

    Esquenta não, eu é que achei que talvez voces não soubessem como funcionava o processo de inicialização, por isto expliquei, e só expliquei separado para evitar escrever um único pergaminho