Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1
    ReiserFS
    Visitante

    Padrão Qual melhor solução para monitorar uma REDE?

    qual a melhor ferramenta para ter um bom controle de uma rede?

    Ex: sei que temos MRTG para mostrar uso do banda, squid para ver acessos junto com o sarg e etc.

    Mas eu queria saber se tem alguma ferramente que consiga me dar esse tipo de dados (tipo semanal ou diario).

    Ip da maquina
    Media de velocidade
    Max. Velocidade atigindo
    Protocolos utilizados
    Tranferencia por protocolo (EX: 45679KB na porta 80, 5564 na SMTP 25 e por ai vai)
    Data hora de inicio e termino de acesso
    e por ai vai.

    Tipo imagine que isso sera usado em uma rede wireless com usuarios com ip fixo cada.

    Quem souber de algo me diz ae!

  2. #2
    Plugada
    Visitante

    Padrão Qual melhor solução para monitorar uma REDE?

    Olá
    Bom não sei se ajudaria mais dá uma olhada nesse programa de monitoração de rede ele já é bem usado.

    Sella NMS 0.3.0
    ftp://ftp.digitalgenesis.com/pub/sel...s-0.3.0.tar.gz
    Beijox

  3. #3
    ReiserFS
    Visitante

    Padrão Qual melhor solução para monitorar uma REDE?

    humm esse en interessante, mas eu nao tava procurando um programa bem para "monitorar" a rede programas desse tipo eu sei de varios, apesar que este sella eh bem interessante, eu tava procurando algo que gerasse um relatorio final de uso, eu achei um bem interessante o bandwitch, ele eh SL se quiser ver um demo do que ele faz clica aki.

    http://bandwidthd.sourceforge.net/demo/

    era bem esse tipo de relatorio que eu tava querendo soh precisa de uns ajustes no design e traduzir o bixinho ehehe vou tentar usar-lo, se vc souber de outra ferramente no mesmo estilo desse bandwitch passa ae.

  4. #4

    Padrão Qual melhor solução para monitorar uma REDE?

    Da um apesquizada e ve se o Nagios atende sua necessidade .

  5. #5

    Padrão Qual melhor solução para monitorar uma REDE?

    Eu particularmente uso o MRTG para monitorar a "saúde" dos server, aps e routers, e o NAGIOS para monitorar outages de rede, quando algum servidor ou serviço importante cai.

    Mas outro dia estava verificando o ntop e acho que ele se encaixa na sua necessiade. de uma checada nesete site NTOP

  6. #6
    pilantrox
    Visitante

    Padrão Qual melhor solução para monitorar uma REDE?

    Oque eu consigo monitorar com o nagios????? é um software freeware????

  7. #7

    Padrão Qual melhor solução para monitorar uma REDE?

    Dê uma olhada nestes links:

    NAGIOS
    Tutorial em português
    Exemplos de arquivos de configuração (me ajudou um bocado)
    DEMO
    usuário: guest
    senha: guest

    Ele é free, poderoso e totalmente customizável. Quando meus host ou serviços caem, ou os APs ficam com ping alto, etc, manda mensagens direto pro celular. O que me facilita a vida um bocado, pois já fico sabendo exatamente qual o problema.

  8. #8
    Andre Luiz
    Visitante

    Padrão Qual melhor solução para monitorar uma REDE?

    Uma ferramenta bem interessante eh o NTOP.. da uma procurada.. vc consegue... trafego de http... p2p e msn.. e assim por diante.. muito bom.

  9. #9
    ReiserFS_deslogado
    Visitante

    Padrão Qual melhor solução para monitorar uma REDE?

    ja usei o nagios uma vez, vou da uma olhada nesse ntop

    vlw

  10. #10

    Padrão ntop

    O NTOP é realmente muito bom. O único problema (IMHO) é que os dados não são mantidos entre sessões, ou seja, se vc "matar" o ntop e levanta-lo novamente os dados.. somem. :\

  11. #11
    felco
    Visitante

    Padrão Qual melhor solução para monitorar uma REDE?

    ai acho q eu sei um q vai te ajudar
    da googleada atraz de um tal de Sawmill ele eh software comercial mas vale a pena da verificada qualquer coisa agente da um jeito

  12. #12
    felco
    Visitante

    Padrão Qual melhor solução para monitorar uma REDE?

    so completando a info ai... hehehe
    esse sawmill analiza acho q todos os tipos de log que vc imagina e te da consumo de banda, ips que mais utilizarao a banda sites mais acessados, protocolos, ints, ips, ttl, window, etc..
    ele te ate tipo um TOP 10 disso tudo ai e tem um sistema de filtro que ajuda pacas pra faze uns relatorio do tipo "como eu vo faze isso?" hehehe

  13. #13
    ReiserFS
    Visitante

    Padrão Qual melhor solução para monitorar uma REDE?

    eu usei o sawmill uma vez no passado e nao tive uma boa experiencia, eu keria anallizar logs do firewall, o cara era muito lento e vivia corrompendo a base de dados, pois seus processos sao por meio de um cgi. a solução para isso foi um scriptzinho em bash q eu kriei ehehe mais leve q soh pega o conteudo mais importante do log.

    o ntop eh muito bom e ele trabalha com netflow, entao posso pegar os dados do servidor agora nao vi se ele loga, mas o bandwithd loga as paradas e da ate para enviar para um mysql.

    vlw a ajuda galera.

  14. #14

    Padrão Qual melhor solução para monitorar uma REDE?

    de uma olhada no http://bandwidthd.sourceforge.net/

    eu usei ele...é bom, mostra informações muito úteis.... uma ótima alternativa ao mrtg.... testei ele durante um tempo............

  15. #15
    pilantrox
    Visitante

    Padrão Instalação NAGIOS

    Olha soh ,,,, fui instalar o NAGIOS na minha rede ,,,, quando executo o ./configure da o seguinte erro:

    root@dns:/nagios/nagios-1.2# ./configure --prefix=/usr/local/nagios --with-cgiurl=/nagios/cgi-bin --with-htmurl=/nagios/ --with-nagios-user=nagios --with-nagios-grp=nagios
    loading cache ./config.cache
    checking for a BSD compatible install... /usr/bin/ginstall -c
    checking for gcc... no
    checking for cc... no
    configure: error: no acceptable cc found in $PATH

  16. #16

    Padrão Qual melhor solução para monitorar uma REDE?

    Vc tem q verificar se esta instalado o pacote gcc

  17. #17
    Vilao
    Visitante

    Padrão Monitoramento de Rede

    Eu acho que é dificil achar uma ferramenta só e completa. O Nagios é como o WhatsupGold eficiente para monitorar a disponibilidade dos servicos e maquinas, mais nao gosto para performance. Para gráfico de performance e uso RRDTOOL que é muito bom pois pode ser intergrado com os arquivos de log do apache, maillog, etc..apresentando graficamente o uso dos servicos.
    Para monitorar acessos web eu uso Sarg e Webalizer. Fiz um script q faz copia diaria dos arquivos de log e limpa os mesmos, me dando relatorios diarios de acessos por usuário, uso squid com autenticaçao e nao proxy transparente.
    Montei uma maquina de gerencia e nela coloquei 2 monitores, ali deixo os gráficos visíveis 24hs por dia.

    Quando ao erro que esta dando no sarg acho que é porque voce nao tem o GCC instalado.
    rpm -qa |grep gcc.

  18. #18
    ReiserFS
    Visitante

    Padrão Qual melhor solução para monitorar uma REDE?

    Citação Postado originalmente por PiTsA
    de uma olhada no http://bandwidthd.sourceforge.net/

    eu usei ele...é bom, mostra informações muito úteis.... uma ótima alternativa ao mrtg.... testei ele durante um tempo............
    foi sobre ela que eu estava falando. ela eh boa mas tem bastante bug, por exemplo se vc mandar LOGAR a net fica estupidamente lenta, e qd fui ver nos forums isso realmente acontece e eles recomendam nao logar. Como minha inteção era LOGAR e pegar esse LOG e jogar numa base de dados MYSQL para poder brincar com as informações nao deu certo, mas sem a função de LOGAR esse programa eh show, dei uma lida no seu codigo fonte e eh bastante facil de modificar, adicionando novos protocolos.

  19. #19
    pilantrox
    Visitante

    Padrão Re: Instalação NAGIOS

    Pessoal ,,, voltei a luta para o nagios,,, instala tudo bonitinho ,, quando vo instala os pluguins dah erro ,,, !!! oque pode ser ,,,???? se preciso colo os erros aqui .

  20. #20

    Padrão Qual melhor solução para monitorar uma REDE?

    então cola ... senão fica dificil imaginar ...........