+ Responder ao Tópico



  1. #1
    RicardoVS
    Visitante

    Padrão Pontos críticos em um Provedor?

    Olá pessoal,

    Gostaria de abrir esse tópico para englobar vários aspectos críticos em provedores.

    * Quais são os problemas frequentes
    * Em que ponto crítico enfocar as regras de defesa, em servidor E-mail, Autenticação, Wireless, Proxy e Banco de Dados
    * Qual o maior problema dos Administradores novatos no ramo

    E por aí vai...

    E fica aí um abraço e vamos debater esses assuntos.

  2. #2
    Plugada
    Visitante

    Padrão Segurança

    Olá

    Nossa adoro essa área, entre outras tb, mas vamos lá.

    O Problema mais frequente em provedores creio que seja a falta de atenção e interesse do admin, em atualizações no sistema e bugs nos programas usados, um simples Patches ou Updates sem fazer, pode causar dando sérios.

    O Ponto principal é focado direto á vários setores mais servidor E-mail, Autenticação e Banco de Dados é mais frequentes, é sempre algum setor que não engloba apenas um usuário, e é ai que causa prejuízos é preciso mais atenção a esses aspectos e extrema preocupação com sua segurança.

    Os admins novatos não diria todos, mais alguns são descuidados, é preciso estarem atualizados de olhos atentos, qualquer dano ao provedor a culpa será sua, e tem por vários meios como evitar uma problema desse tipo, é preciso cautela, atenção e cuidado com isso. Aos admins só trará beneficíos, e com aparência de segurança é lucro na certa, visto que com alguma ocorrência de invasão ou algo do mesmo gênero a imagem da empresa diminuis em uns 60%.

    Beijoxxx t++ gente

  3. #3

    Padrão Pontos críticos em um Provedor?

    Segurança será o que vai lhe trazer mais problemas... certamente...
    Estuda bastante o snort e faça uns crons para o seu sistema se atualizar sempre, e fique atento aos avisos de segurança.

    O resto, é só vc configurar que funciona de boa....
    talvez tu tenha problemas com a configuração de alguma coisa,.... servidor de email p exemplo...
    Mas depois de configurado, esquece

  4. #4

    Padrão Pontos críticos em um Provedor?

    Somente completanto o que ja foi dito pela Plugada, a segurança é bastante importante, mas vao va a niveis paranoicos, pois vc pode compremeter a eficiencia de seu sistema. Eu diria que um bom desenpenho de um provedor esta ligado ao diganos "desempenho seguro".

    [] Dotta :twisted:

  5. #5

    Padrão Provedor de acesso

    Solucoes mais indicadas:

    Banco de dados:
    MySQL - Um servidor principal e outro sobre replicação do principal (opcional)

    Autenticação Radius: Freeradius + MySQL
    Possui suporte a bloqueio de autenticação simultanea dupla, ja cria o extrato de acesso no banco de dados mysql (tabela radacct) e tem suporte a log de logins falhos e sucessos com opcao de mostrar a senha, no extrato, diz o motivo da desconexao, o telefone, o protocolo usado (v90, v92).

    Servidor de e-mail: qmail + vpopmail + mysql
    Muito rápido!

    Com os serviços baseados no mysql, voce pode colocar formularios on-line para alteração de senha, extrato, etc...

    Webmail: squirrellmail ou uebimiau, acho o uebimiau melhor pois trata anexos melhor que o squirrellmail. Ja recebi muita reclamação de clientes por causa de anexos no squirrelmail, neomail e compania.

    FTP: Pure-FTPD - suporte excelente a mysql e pastas virtuais com chroot. Segurança muito boa.

    HTTP: Apache 2.xx, PHP 5.xx - onde xx deve ser a maior versao disponível.

    Esqueci de algo básico ..???

    Patrick Brandão
    http://www.patrick.eti.br/

  6. #6
    rafaelpazcolles
    Visitante

    Padrão Pontos críticos em um Provedor?

    Só pra complementar . .

    Paciência, muita paciência para lidar com usuário final

    Café para as madrugas que tu vai passar para resolver "probleminhas".

    Calma para saber pq aquele rádio perde pacotes o outro a 50mts tem uma conexão perfeita.

    e muita vontade de aprender, e colaborar com outras pessoas que estarão começando. (o que hoje é teu caso).

    Boa Sorte Amigo.

    E conte com toda a comunidade para te ajudar!

    PS: BACKUP! BACKUP do BACKUP e + BACKUP, tu vai precisar!

  7. #7

    Padrão Pontos críticos em um Provedor?

    Realmente estes server precisam de BACKUP, mas so uma dica... em midias diferentes (tente fazer 3) e guarde em lugares diferentes...

    [] Dotta :twisted:

  8. #8
    moon_knight
    Visitante

    Padrão Pontos críticos em um Provedor?

    Bom resolvi meus problemas clonando a base principal do meu sistema com o northon ghost
    pois na hora que explodi tudo restauro tudo em menos de meia hora e troca umas configs que guardo num historico e mando ve tudo de novo ....
    Claro que tenho backup do meus dados ... de clientes e e-mail ... e só colocar no lugar de novo ... dá aí mais um dia pra arruma eles ....

  9. #9
    Eduardo_Saraiva
    Visitante

    Padrão Cadastro no forum (Problemas)

    Alguem sabe como obter suporte nesse site, pois ja mandei diversos e-mails solicitando suporte e ate agora nada, se alguem puder me ajudar agradeço.

    Eduardo

  10. #10
    Eduardo_Saraiva
    Visitante

    Padrão Re: Cadastro no forum (Problemas)

    Citação Postado originalmente por Eduardo_Saraiva
    Alguem sabe como obter suporte nesse site, pois ja mandei diversos e-mails solicitando suporte e ate agora nada, se alguem puder me ajudar agradeço.

    Eduardo
    Esqueci meu e-mail

    [email protected]
    [email protected]

  11. #11

    Padrão Re: Provedor de acesso

    Sabe aonde consigo uns script para trabalhar com o freeradius+mysql. extrato de horas, alteração de senha. na verdade queria só uns modelos para pode trabalhar.

    se puder me informar alguma coisa ficarei grato:
    [email protected]


    Citação Postado originalmente por PatrickBrandao
    Solucoes mais indicadas:

    Banco de dados:
    MySQL - Um servidor principal e outro sobre replicação do principal (opcional)

    Autenticação Radius: Freeradius + MySQL
    Possui suporte a bloqueio de autenticação simultanea dupla, ja cria o extrato de acesso no banco de dados mysql (tabela radacct) e tem suporte a log de logins falhos e sucessos com opcao de mostrar a senha, no extrato, diz o motivo da desconexao, o telefone, o protocolo usado (v90, v92).

    Servidor de e-mail: qmail + vpopmail + mysql
    Muito rápido!

    Com os serviços baseados no mysql, voce pode colocar formularios on-line para alteração de senha, extrato, etc...

    Webmail: squirrellmail ou uebimiau, acho o uebimiau melhor pois trata anexos melhor que o squirrellmail. Ja recebi muita reclamação de clientes por causa de anexos no squirrelmail, neomail e compania.

    FTP: Pure-FTPD - suporte excelente a mysql e pastas virtuais com chroot. Segurança muito boa.

    HTTP: Apache 2.xx, PHP 5.xx - onde xx deve ser a maior versao disponível.

    Esqueci de algo básico ..???

    Patrick Brandão
    http://www.patrick.eti.br/