+ Responder ao Tópico

Markinux
    Estou com uma dúvida cruel, tento instalar raid 0 - a controladora está na MB, e descobri que o raid dela é por software, mas tem um jumper na MB para ativar, e uma opçao no setup para dar enable, além de ter que espetar os HDS IDE em uma entrada própria.
    OK, fiz tudo isto, e instalei o windows sem probema, e notei um grande ganho de performance.
    mas ao tentar instalar o SUSE ele avisa para ler howto para converter para softraid (abortei a instalação), mas aí a dúvida cruel:
    com estas configuraçoes de raid feitas na MB e no SEtup da MB eu consigo instalar o sistema nos HD sem ser em raid para depois de instalado usar os tools e converter para raid, ou como é que funciona na prática, já que no meu caso é exigido os acertos no hard, se instalar assim depois consigo bootar... e fazer a conversão...????

2. Se o kernel do seu suse estiver reconhecendo os hds instalados no ide raid (hde, hdf, hdg, hdh) ai tu pode instalar o sistema nele normal, passe o boot para a opcao scsi (no setup) que ele ira bootar normalmente.

Eu aqui ainda nao consegui fazer o meu kernel reconhecer as particoes do hdc corretamente.

Markinux
    Cara eu tentei mas ao instalar não deu boot, só apareceram um monte de 01 01 01 01 01 01 01 01 01 01 na tela e travou aí...

ao instalar o suse optei pelo particionamento manual e criei as raid nesta opção, mas o particionador não aceitou instalar em partição raid inteira, ele emitiu a mensagem que precisava pelo menos uma partição swap e uma /boot, sem raid para intalar, onde o resto todo seria na raid, beleza particionei, instalei e nada de boot.

agora o conflito é meu!!!!! se tem que ser por softraid e precisa pelo menos de uma partição normal, como isto é possível, já que os hd´s estão espetados na entrada da raid o jumper raid ativado, e no setup raid enable e na opçao de boot do setup está scsi, com esta configuração de hard, o linux não tinha que reconhecer e usar como Hardware RAID???? e instalar normal como o windows??? se isto não acontece porque dá erro ao tentar particionar normal com as opções RAID ativadas na plac????
    afinal como se faz isto funcionar??? via hardware ou via software, já que nenhum dos dois funciona...???? qual o segredo (já tentei inst. como se fosse hard raid com o slack selecionando o kernel raid e no boot só dava 99 99 99 99 99 99 99 99 99 99 99 99 99 enchendo meia tela e travava...).

4. Palma palma, nao priamos cânico...

E o seguinte, pro kernel ser carregado no sistema, nao e possivel que isto seja feito no raid, pois como e o kernel quem configura (comunica-se) com os hardwares do micro nao existe a possibilidade de vc carregar o kernel antes de configurar os hardwares (exemplo soft raid).

Ai e o seguinte, este erro do lilo tem algum significado, que eu ja não faço a mínima idéia do que é.
    Perguntinhas, o sistema boota quando nao está na raid?
    Passe todas as confirugações das suas partições, exemplo:
    hda ext3 /boot
    hdb etc ...

Lembre-se que a partição boot só precisa ter 60 mb....

Markinux
    as partições e configuração so suse tá ok... mas como tem que ter uma partição swap e uma /boot, fora do raid para bootoar o boatloader não entra nela porque a placa mãe tá configurada para raid, precisa ficar assim para o windows funcionar em raid, aliás o windows tá em raid com o driver raid (o que o faz ter a partição metade em cada HD), porém o linux reconhece toda a sua partição como sendo /dev/hda1.

bem configurei o lilo certinho com

boot = /dev/hda3 (onde está a part. /boot)
    ..
    ..
    root = /dev/md0 (raid)

o suse faz isto tudo na instalação, mas não começa a carregar o sistema de jeito nenhum, e parece que não é o HD (pelo menos para o Lilo), pois instalei o lilo em diskete e deu o mesmo sintoma, ao inves de carregar o sistema a tela trava com meia tela de numeros ou 99 99 99 ou 01 01 01,

tenho que desabilitar o raid na placa mãe, já que é um falso raid por hardware, porém com isto eu perco o raid que o windows conseguiu usar?

bem tem uma coisa também:

tentei direcionar o lilo para a imagem vmlinuz-raid e initdr-raid mas o instalador retorna imagem inexistente, então usei o vmlinuz normal. Mas acho que não é isto, pois parece que o lilo não lê a partição não raid que foi formatada com a placa mãe configurada em raid... :cry: :?: :!:

Tópicos Similares

1. Respostas: 1
    Último Post: 24-02-2008, 13:45
  2. Erro de acesso ao montar partição com o smbfs ?
    Por robsoncb no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 0
    Último Post: 15-01-2008, 15:25
  3. problema ao montar dispositivo USB
    Por PotHix no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 7
    Último Post: 19-08-2006, 15:48
  4. Problema ao criar diretórios em caixa alta em partição Fat32
    Por silaspc no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 0
    Último Post: 08-09-2005, 10:15
  5. Erro ao montar particao via NFS