Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #21
    slice
    Visitante

    Padrão Problemas ao montar partição

    é mais ou menos isso vc tem um ganho de 70~80%, e como disse, eu tinha poucos serviços rodando na maquina quando tinha raid0 configurado e minha maquina é bem antiga.
    com sua maquina pode ser que este ganho seja superior, ainda mais se contarmos que ela tem 8x mais ram, é mais moderna e hoje o kernel 2.6.x também é mais rápido que o 2.4.x as chances são grandes de aumentar pelo menos uns 10% em relação ao resultado que eu cheguei...

    outro ponto que pode ser crucial no quesito desempenho, é o correto particionamento dos seus discos... além de aumentar a segurança, vc equaciona seus dados de maneira que fica mais rápido o acesso até eles...

    []'s

    Slice

  2. #22

    Padrão Problemas ao montar partição

    quanto ao particionamento, eu ja utilizo isso em minha maquinas scsi, aumentamenta significatimente a velocidade de acesso, principalmente de arquivos pequenos. Quanto ao raid 0 por software devo testa-lo nos proximos 15 a 20 dias... tem algum massete para instala-lo. Vou utilizar o suse 9.1 (mas nao é o personal).


    [] Dotta

  3. #23
    slice
    Visitante

    Padrão Problemas ao montar partição

    pode seguir este tutorial do slacklife.com.br http://www.slacklife.com.br/article.php?sid=879

    o que incrementei além disso, foi o script que postei neste mesmo tópico, pois quando vc restarta a maquina, ele não volta funcionando, e descobri que dava para restartar na mão e voltava a funcionar normalmente, foi ai que automatizei isto...

    já testei raid0, raid1, partições ext3 e reiserfs e sempre funcionou beleza...

    flw!

    Slice

  4. #24

    Padrão Problemas ao montar partição

    Citação Postado originalmente por fdotta
    quanto ao particionamento, eu ja utilizo isso em minha maquinas scsi, aumentamenta significatimente a velocidade de acesso, principalmente de arquivos pequenos. Quanto ao raid 0 por software devo testa-lo nos proximos 15 a 20 dias... tem algum massete para instala-lo. Vou utilizar o suse 9.1 (mas nao é o personal).


    [] Dotta
    No suse é muito fácil, dá pra vc fazer isso direto na instalação, se o seu micro ainda não possui um linux instalado nele, mas se já possui ai é igual ao outro..

  5. #25

    Padrão Re: Problemas ao montar partição

    Citação Postado originalmente por slice
    fala cara, blz?!
    também apanhei pra colocar meu raid via software pra funfar corretamente, mas vamos lá...

    Obs.: teu superblock naun foi pro espaço naun

    vc configurou teu /etc/raidtab corretamente???
    está ativando o raidtools antes de mais nada???
    esperimente criar um script assim em /etc/rc.d/rc.raid:

    #!/bin/bash
    raidstart --all
    mount -t ext3 /dev/md1 /mnt/mount_point
    #isso vai ativar o raidtools antes de montar as partições do teu raid

    e o raidtab como segue abaixo:

    raiddev /dev/md1
    raid-level 1 #0=stripping, 1=mirroring
    nr-raid-disks 2
    persistent-superblock 1
    chunk-size 8

    device /dev/hda1
    raid-disk 0
    device /dev/hdb1
    raid-disk 1

    Obs.: as partições /dev/hda1 e /dev/hdb1 devem ter o mesmo tamanho...

    com isso seu raid deve começar à funfar belezinha...

    flw!

    Slice
    Então cara, o meu raid já estava funcionando, mas derepente começou a dar este problema de superblock. Não mudei nada na configuração do raidtab dele, só mudei o kernel e acho que apaguei a partição da controladora de raid (promise). O hd não está nesta controladora, ele está no ide normal.
    Quanto ao rc.raid eu tenho o seguinte:
    #!/bin/sh
    #
    # Start or stop all RAID-arrays that are me
    #
    # Written by Rainer Weikusat <weikusat@stud
    # Some modifications by Pekka Aleksi Knuuti

    #* parameters
    #
    PATH=/sbin:/bin

    RAIDSTART=/sbin/raidstart
    RAIDSTOP=/sbin/raidstop
    RAID0RUN=/sbin/raid0run
    CONFIG=/etc/raidtab
    DEBIANCONFIG=/etc/default/raid2

    #* functions
    #
    list_devices()
    .{
    sed 's/#.*$//' $CONFIG | grep raiddev |
    do
    set -- $REPLY
    echo $2
    done
    }

    is_active()
    {
    # remove the leading /dev/, and possibl
    NAME=$(echo $1 | sed -e 's/^\/dev\/\(md

    grep -q "^$NAME : active" /proc/mdstat
    }

    read_param() # $1: raidd
    {
    DEV="$1"
    PARAM="$2" sed 's/#.*$//' $CONFIG | while read REP
    do
    set -- $REPLY

    if [ "$1" = raiddev ] && [ "$2" = $DEV
    while read REPLY;
    do
    set -- $REPLY

    if [ "$1" = raiddev ];
    then
    break
    fi

    if [ "$1" = $PARAM ];
    then echo $2
    fi
    done
    return
    fi
    done
    }

    start_device()
    {
    DEV="$1"

    if [ "$(read_param $DEV persistent-supe
    then
    $RAIDSTART --configfile $CONFIG $DE
    else
    case "$(read_param $DEV raid-level)
    0|linear)
    $RAID0RUN --configfile $CONFIG
    ;;
    *)
    echo "Cannot auto-start old-sty
    ;;
    esac

    fi
    }

    #* main code
    #
    test -f $DEBIANCONFIG && . $DEBIANCONFIG
    test "x$AUTOSTART" != "xtrue" && exit 0

    if [ ! -f /proc/mdstat ] && [ -x /sbin/modp
    modprobe -k md > /dev/null 2>&1
    fi
    if [ ! -f /proc/mdstat ]; then
    echo 'raid2 init script failed; RAID dr
    exit 1
    fitest -f $CONFIG || exit 0

    case "$1" in
    start)
    test -x $RAIDSTART && test -x $RAID0R

    echo -n 'Starting RAID devices: '

    list_devices | while read REPLY;
    do
    is_active $REPLY && continue
    start_device $REPLY
    done

    echo done.
    ;;

    stop)
    test -x $RAIDSTOP || exit 0




    echo -n 'Stopping RAID devices: '

    RAID=`cat $CONFIG | grep raiddev | /u
    for i in $RAID; do
    RAIDDEV="$i $RAIDDEV"
    done

    for i in $RAIDDEV; do
    is_active $i || continue
    $RAIDSTOP --configfile $CONFIG $i &
    done

    echo done.
    ;;

    restart|reload|force-reload)
    $0 stop
    sleep 2
    $0 start
    ;;
    esac


    Que é a mesma coisa que vc passou....

    Alguma outra sugestão?

  6. #26
    slice
    Visitante

    Padrão Problemas ao montar partição

    quando vc mudou o kernel, manteve ativo as opções de raid e multiple devices ativas no kernel???

  7. #27

    Padrão Problemas ao montar partição

    Sim...
    Na verdade, como não está funcionando ( e eu achei que era o kernel) eu estou tentando também com o kernel antigo...
    Durante o boot ele dá a mesma mensagem, ele fala que o superbloco é inválido ou que não existe.

  8. #28
    slice
    Visitante

    Padrão Problemas ao montar partição

    vc consegue montar as partições separadas, ou seja, fora do raid???

    se conseguir, antes de mais nada, faça um backup dos teus dados, caso naun consiga, tente fazer um recover com e2fsck, realmente pode ser um superblock...

    quando estava configurando o raid pela primeira vez, ele dava erros de superblock por não estar ativo o raidtools, mas depois de ativar ele montava tudo na boa...

    []'s

    Slice

  9. #29

    Padrão Problemas ao montar partição

    O meu caso é um raid 0, e não o raid1... não tem como montar a partição separadamente....

    Tentei o recover com o e2fsk que ele sugere -b 8139 (acho que algo assim) e não deu certo...


    Mais alguma possiblidade?

  10. #30

    Padrão Problemas ao montar partição

    vc sempre tem a possiblidade do format c:... heheh... bricadeira, mas vc esta sem opcoes... eu ja nao saberia mais o q fazer...

    [] Dotta :twisted:

  11. #31
    Visitante

    Padrão Problemas ao montar partição

    aconteceu isso comigo , soh que de uma forma diferente, nao tinha raid nem nada, era um sistema normal , com ext3, deu isso ai tentei de tudo e nao deu em nada, soh consegui refazendo as partições ..

  12. #32
    slice
    Visitante

    Padrão Problemas ao montar partição

    realmente naun sei mais o que pensar...
    raid0 é meio complicado, pois a segurança é pouca... os arquivos são dividos em vários fraguimentos ao serem salvos e nisso pode realmente acontecer erros...
    houve alguma queda de energia ou desligamento incorreto???

    sugiro que vc monte raid10, pois vc consegue aumentar o desempenho, sem perder a redundância

    vou dar uma pesquisada na net, se encontrar alguma coisa posto aê

    []'s

    Slice

  13. #33

    Padrão Problemas ao montar partição

    cara falando nisso, como funciona o raid10, eu conheco varios raids, numca utilizeio o 10...

    [] Dotta :twisted:

  14. #34
    slice
    Visitante

    Padrão Problemas ao montar partição

    o raid10 é a associação do raid1 + raid0, ou seja, segurança + desempenho

    vem nas principais placas controladoras raid do mercado, inclusive já vi em várias controladoras para hd's ide...

    tipo vc coloca /dev/hda e /dev/hdc como raid0 e como redundância /dev/hdb em raid1 do /dev/hda e o /dev/hdd como raid1 do /dev/hdc

    só que nestes casos, vc ocupa todos os canais ide e é aconselhavel fazer um backup cruzado (externo)...

    o legal é que se por exemplo o /dev/hda der algum problema o /dev/hdb assume no lugar dele tipo 'hotswap'... Obs.: não sei se o raidtools faz isso automaticamente... mas se não fizer, é facil de criar um script que faça isso

    veja que no patote do raidtools tem os seguintes comandos:
    raidhotadd, raidhotremove

    e o hot é de quente, ou seja, não precisa de tirar o servidor de produção para fazer qualquer alteração (excecto conectar/desconectar os hd's), o que é bem interessante...

    sistemas de alto desempenho (hd's scsi e baias hotswap) somente justificam os investimentos se houver extremo uso de recursos ex.: servidores de db's de grandes indústrias, grandes redes, clusters para cálculos numéricos, etc onde o que manda é IO, ou seja a velocidade de entrada/saída de dados e onde muitas vezes, basta aumentar a quantidade de memória ram para se ter um aumento consideravel de performance...

    []'s

    Slice

  15. #35

    Padrão Problemas ao montar partição

    E se eu somente refizer as partições, o risco de eu perder os dados são grandes?

    Enquanto eu estava usando o raid nao houve nenhum desligamento erroneo, a única coisa mesmo, foi eu ter apagado a partição da controladora promise (que não tem nada haver com o meu raid) e que eu já tinha feito isso sem ter perda nenhuma de dados...

  16. #36

    Padrão Problemas ao montar partição

    Citação Postado originalmente por slice

    sistemas de alto desempenho (hd's scsi e baias hotswap) somente justificam os investimentos se houver extremo uso de recursos ex.: servidores de db's de grandes indústrias, grandes redes, clusters para cálculos numéricos, etc onde o que manda é IO, ou seja a velocidade de entrada/saída de dados e onde muitas vezes, basta aumentar a quantidade de memória ram para se ter um aumento consideravel de performance...

    []'s

    Slice
    Bom este é exatamente meu caso.... processamento numerico GRANDE... eu tenho5 discos scsi u320 em RAID5 estou pensando em montar RAID50, q minha controladoda suporta.... sera que fica bom, claro vou colocar + 5 discos....

    [] Dotta :twisted:

  17. #37

    Padrão Problemas ao montar partição

    acho que teu ganho de velocidade vai ser fantástico... raid 50....

    Só não sei se isso é possível com 5 discos, pois as chaves que ele guarda no terceiro disco do raid 5 podem ser um problema....

  18. #38
    slice
    Visitante

    Padrão Problemas ao montar partição

    Citação Postado originalmente por vonlinkerstain
    E se eu somente refizer as partições, o risco de eu perder os dados são grandes?

    Enquanto eu estava usando o raid nao houve nenhum desligamento erroneo, a única coisa mesmo, foi eu ter apagado a partição da controladora promise (que não tem nada haver com o meu raid) e que eu já tinha feito isso sem ter perda nenhuma de dados...
    quando vc refaz suas partições, vc naun perde nenhum dado, pois vc somente altera a tabela de partiçoes e não os dados em si... (vc pode deletar a partição e depois de um bom tempo, vários reboots, etc e cria-las denovo que os dados estarão lá, intocáveis...)

    se eu não me engano, vc usa fdisk -u (ou fdisk -l) e pega os start point e end point de cada partição, feito isso delete a partição e crie uma nova, mas com os mesmos start e end point´s depois tente montar ela normalmente...

    []´s

    Slice

  19. #39
    gmlinux
    Visitante

    Padrão Problemas ao montar partição

    se usar o fdisk de linux, se usar o de windows a historia é outra....

  20. #40

    Padrão Problemas ao montar partição

    Blz...
    Como as partições estão na mesma, o problema é só com o raid, vou refazer o raid com o raidtools.... Ai falo o que deu..


    Abraços
    Dirceu