Página 3 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #41
    slice
    Visitante

    Padrão Problemas ao montar partição

    Citação Postado originalmente por fdotta

    Bom este é exatamente meu caso.... processamento numerico GRANDE... eu tenho5 discos scsi u320 em RAID5 estou pensando em montar RAID50, q minha controladoda suporta.... sera que fica bom, claro vou colocar + 5 discos....

    [] Dotta :twisted:
    legal... pela sua assinatura, vc usa cálculo numérico para estudos de fadiga/fratura de materiais aplicados à indústria naval, ou seja cálculo estrutural... tente contato com o pessoal da Engenharia da Embraer daqui de SJCampos, eles tem umas maquinas legais para cálculo numérico, outro dia estava vendo as fotos do data center da Engª e eles tem um cluster de 150 máquinas rodando redhat enterprise para cálculo e simulação de fluídos nas aeronaves... show de bola!!!

    e com relação à parte de fadiga, meu Profº de CDI é hoje uma das maiores autoridades no Brasil sobre fadiga (Engº Sergio Henrique da Silva Carneiro)... o cara manja muito sobre isso... não vejo a hora de ver cálculo estrutural, elementos finitos, resistencia e elasticidade de materiais na facul...
    aí vai ser a hora começar minha iniciação científica e de fazer meu 'clusterzinho' para brincar com esses cálculos

    []'s

    Slice

  2. #42
    gmlinux
    Visitante

    Padrão Problemas ao montar partição

    Citação Postado originalmente por vonlinkerstain
    Blz...
    Como as partições estão na mesma, o problema é só com o raid, vou refazer o raid com o raidtools.... Ai falo o que deu..


    Abraços
    Dirceu
    mais se as partições estiverem dentro do raid, se vc refizer e ele reiniciar o raid, as partições (e qualquer dado que estiver lá)...

  3. #43

    Padrão Problemas ao montar partição

    Citação Postado originalmente por gmlinux
    mais se as partições estiverem dentro do raid, se vc refizer e ele reiniciar o raid, as partições (e qualquer dado que estiver lá)...
    ???
    Se eu simplesmente refizer a partição raid, sem formatar o hd, dará problemas?

  4. #44
    gmlinux
    Visitante

    Padrão Problemas ao montar partição

    Seguinte, eu fiz um teste do raid 0, para poder confirmar, criei 2 arquivos com o dd e usei estes arquivos via device loop, para o teste, a sequencia (com os devidos argumentos ) foi:
    mkraid
    mount
    copiei arquivos grandes para dentro da partição (bkp tgz)
    umount
    raidstop
    mkraid
    mount
    testei os arquivos

    os testes ficaram ok, mais lembre-se, só utilize este expediente como último recurso, e usando as mesmas versões dos softwares e kernel... veja que eu não alterei nada no sistema, só executei os comandos.

    Acredito, que se usar tudo igual, as metainformações criadas pelo raid ficaram exatamente nas mesmas posições, não sobrescrevendo o file system do disco.

    No entanto, se o sistema de arquivos estiver corrompido, acho que o procedimento não vai adiantar...

    bem, esta por sua conta e risco....

  5. #45

    Padrão Problemas ao montar partição

    Gostei do é por sua conta e risco....

    Como o meu raid já é um pouco antigo, acho que não vou conseguir criá-lo com o mesmo kernel e o mesmo raidtools, pois já atualizei o sistema algumas vezes...

    Vou tentar aqui, poir minha conta e risco, e depois conto o que deu...

    Abraços
    Dirceu

  6. #46
    gmlinux
    Visitante

    Padrão Problemas ao montar partição

    Boa sorte!

  7. #47

    Padrão Problemas ao montar partição

    ai galera, continuo f....

    mkraid /dev/md1

    cannot determine md version 6.
    E só achei um forum de debian, só que está em Alemão, ou algo do tipo, que contém esta frase...

    Alguém ai sabe resolver isso?

  8. #48
    gmlinux
    Visitante

    Padrão Problemas ao montar partição

    a versão dos utilitários de raid estão atuais em sincronismo com o kernel?

  9. #49
    Visitante

    Padrão Problemas ao montar partição

    O kernel é o 2.4.22 e o raidtools2 atualizeu ontém....

    Teno o kernel 2.6.8, mas ele não encherga as partições do hdc então tenho que usar o 2.4.22, mas isso é algum problema na configuração do kernel que eu ainda não consegui resolver..


    Abraços
    Dirceu (vonlinkerstain offline)

  10. #50

    Padrão Problemas ao montar partição

    Vou tentar recompilar o kernel para que ele reconheça as partições do hdc, mas isso tá muito difícil

  11. #51
    Markinux
    Visitante

    Padrão estou tentando fazer raid 0 por soft numa control onboard

    Estou com uma dúvida cruel, tento instalar raid 0 - a controladora está na MB, e descobri que o raid dela é por software, mas tem um jumper na MB para ativar, e uma opçao no setup para dar enable, além de ter que espetar os HDS IDE em uma entrada própria.
    OK, fiz tudo isto, e instalei o windows sem probema, e notei um grande ganho de performance.
    mas ao tentar instalar o SUSE ele avisa para ler howto para converter para softraid (abortei a instalação), mas aí a dúvida cruel:
    com estas configuraçoes de raid feitas na MB e no SEtup da MB eu consigo instalar o sistema nos HD sem ser em raid para depois de instalado usar os tools e converter para raid, ou como é que funciona na prática, já que no meu caso é exigido os acertos no hard, se instalar assim depois consigo bootar... e fazer a conversão...????

  12. #52

    Padrão Problemas ao montar partição

    Se o kernel do seu suse estiver reconhecendo os hds instalados no ide raid (hde, hdf, hdg, hdh) ai tu pode instalar o sistema nele normal, passe o boot para a opcao scsi (no setup) que ele ira bootar normalmente.


    Eu aqui ainda nao consegui fazer o meu kernel reconhecer as particoes do hdc corretamente.

  13. #53
    Markinux
    Visitante

    Padrão Soyo dragon plus

    Cara eu tentei mas ao instalar não deu boot, só apareceram um monte de 01 01 01 01 01 01 01 01 01 01 na tela e travou aí...

    ao instalar o suse optei pelo particionamento manual e criei as raid nesta opção, mas o particionador não aceitou instalar em partição raid inteira, ele emitiu a mensagem que precisava pelo menos uma partição swap e uma /boot, sem raid para intalar, onde o resto todo seria na raid, beleza particionei, instalei e nada de boot.

    agora o conflito é meu!!!!! se tem que ser por softraid e precisa pelo menos de uma partição normal, como isto é possível, já que os hd´s estão espetados na entrada da raid o jumper raid ativado, e no setup raid enable e na opçao de boot do setup está scsi, com esta configuração de hard, o linux não tinha que reconhecer e usar como Hardware RAID???? e instalar normal como o windows??? se isto não acontece porque dá erro ao tentar particionar normal com as opções RAID ativadas na plac????
    afinal como se faz isto funcionar??? via hardware ou via software, já que nenhum dos dois funciona...???? qual o segredo (já tentei inst. como se fosse hard raid com o slack selecionando o kernel raid e no boot só dava 99 99 99 99 99 99 99 99 99 99 99 99 99 enchendo meia tela e travava...).

  14. #54

    Padrão Problemas ao montar partição

    Palma palma, nao priamos cânico...

    E o seguinte, pro kernel ser carregado no sistema, nao e possivel que isto seja feito no raid, pois como e o kernel quem configura (comunica-se) com os hardwares do micro nao existe a possibilidade de vc carregar o kernel antes de configurar os hardwares (exemplo soft raid).

    Ai e o seguinte, este erro do lilo tem algum significado, que eu ja não faço a mínima idéia do que é.
    Perguntinhas, o sistema boota quando nao está na raid?
    Passe todas as confirugações das suas partições, exemplo:
    hda ext3 /boot
    hdb etc ...

    Lembre-se que a partição boot só precisa ter 60 mb....

  15. #55
    Markinux
    Visitante

    Padrão a configuração do sistema tá ok mas...

    as partições e configuração so suse tá ok... mas como tem que ter uma partição swap e uma /boot, fora do raid para bootoar o boatloader não entra nela porque a placa mãe tá configurada para raid, precisa ficar assim para o windows funcionar em raid, aliás o windows tá em raid com o driver raid (o que o faz ter a partição metade em cada HD), porém o linux reconhece toda a sua partição como sendo /dev/hda1.

    bem configurei o lilo certinho com

    boot = /dev/hda3 (onde está a part. /boot)
    ..
    ..
    root = /dev/md0 (raid)

    o suse faz isto tudo na instalação, mas não começa a carregar o sistema de jeito nenhum, e parece que não é o HD (pelo menos para o Lilo), pois instalei o lilo em diskete e deu o mesmo sintoma, ao inves de carregar o sistema a tela trava com meia tela de numeros ou 99 99 99 ou 01 01 01,

    tenho que desabilitar o raid na placa mãe, já que é um falso raid por hardware, porém com isto eu perco o raid que o windows conseguiu usar?

    bem tem uma coisa também:

    tentei direcionar o lilo para a imagem vmlinuz-raid e initdr-raid mas o instalador retorna imagem inexistente, então usei o vmlinuz normal. Mas acho que não é isto, pois parece que o lilo não lê a partição não raid que foi formatada com a placa mãe configurada em raid... :cry: :?: :!:

  16. #56

    Padrão Problemas ao montar partição

    Cara, pelo o que eu sei o swap nao precisa ficar fora do raid, inclusive eu usava ele como raid no meu suse.
    Aparentemente o seu lilo nao esta conseguindo buscar nem o kernel.
    Vc ta instalando o lilo na MBR ou na particao do linux?

  17. #57
    Markinux
    Visitante

    Padrão e se instalar o com o kernel 2.4

    me liguei em outra coisa, na instalação deste SuSE 9.1, na análise dos hd´s, tem uma msg de erro em inglês que diz mais ou menos que o kernel 2.6 não possui este suporte mas o 2.4 sim, se entendi bem, mas achei que o instalador faria esta troca automaticamente, será que está forçando a instalação com o kernel 2.6, e aí o problema?? como alterar esta instalação, já que a instalação manual é muíto complicada, e esta automática tá pondo o kernel 2.6.

  18. #58
    Markinux
    Visitante

    Padrão os dois na MBR e na Partição

    já tentei dos dois jeitos, a diferença é que de um jeito ao invés de bootoar aparecem um monte de 01 01 01 01 01 01 01 01 01 01 01 01

    e do outro

    99 99 99 99 99 99 99 99 99 99 99 99 99 99

    será que se tiver um jeito de instalar com o kernel 2.4, não dê jeito.

    a sua raid, tem configuração na placa mãe? estão ativadas, ou seus hd estão na ide normal sem nada de chipset para ajudar... é que sem ele o windows fica sem raid.

  19. #59
    Markinux
    Visitante

    Padrão Deu certo o soft raid desativando a promisse

    Consegui fazer funfar perfeitamente, o suse é uma beleza vc faz tudo na instalação mesmo, quase que automaticamente, é só particonar manualmente e montar a raid no particionador, não esquecendo de uma partição /boot fora da raid de pelo menos 30 MB.

    Mas para obter o sucesso, tive que desativar a Promisse FastTrack 100 (que é uma falsa raid por hardware, só o windows trabalhou com ela), e espetar de novo os HD´s na IDE normal, e adeus promisse, e adeus raid no windows, bem só usava o windows para dois jogos (Enter The Matrix e Tomb Raider) e para programar em pascal, mas já baixei o free pascal para linux, e o WineX para rodar jogos no Linux, então extingui definitivamente o windows de minha máquina.

    Só fiquei na dúvida o raid assim melhora mesmo a performance???
    meu processador é Athlon XP 1700+ e tenho 256MB de ram.

  20. #60
    whinstonrodrigues
    Visitante

    Padrão o sistema avisa quando 1 disco para ?

    o sistema avisa quando 1 disco para ?