+ Responder ao Tópico



  1. #1
    SandroAN
    Visitante

    Padrão Quero ser Linux!!! Por favor me ajudem!!!

    Caros colegas,

    sou mais um discípulo do bill querendo deixá-lo, mas tenho algumas dúvidas que ainda não me deixaram mudar de vez. Peço, portanto, opinião e orientação de vocês para estes pontos:

    1. Prentendo instalar o Conectiva Linux 10, inclusive já fiz o download dos 3 cds. Meu micro é um notebook Itautec Infoway Cel500, 192Mb Ram.

    2. Tenho um drive combo externo CDRW/DVD da Iomega, terá algum problema?

    3. Tenho uma multifuncional Lexmark X75 e também um joystick tipo manche da Genius. Tudo funcionará bem?

    4. Gosto muito do meu Flight Simulator 2000, dá pra continuar jogando no Linux?

    5. Uso muito o MS Access, inclusive desenvolvi nele um programa de controle de minha biblioteca pessoal, como ficará no Linux? O Conectiva vem com o Conectiva Office, que para o Word/Excel sem problemas, mas e para o PowerPoint e o Access?

    6. Uso muito meu Palm T3, instalando vários programas, sincronizando textos e planilhas do Office com o DocumentsToGo, e também a parceria Smartlist-Access... continuarei usando isso sem problemas?

    Bom, de cabeça, acho que são estas minha dúvidas, quando tiver mais eu digo, mas penso que sanadas estas eu já estarei pronto a formatar meu micro....

    Aguardo seus comentários,

    Abraços,

    Sandro & Karina.

  2. #2
    SandroAN
    Visitante

    Padrão Quero ser Linux!!! Por favor me ajudem!!!

    Em tempo:

    Como é um notebook, tudo é via USB, que no XP funciona perfeitamente (engraçado não tive problemas de travamento com ele neste note).

    A impressora usa USB, o mouse também, a conexão com o Palm idem.

    O joystick é MIDI, porém, como o note não tem, comprei um conversor MIDI->USB da Leadership que funciona muito bem.

    Aliás, acho que estou precisando é comprar um hub usb... é meio chatinho ficar tira-um-põe-outro.

  3. #3

    Padrão Quero ser Linux!!! Por favor me ajudem!!!

    Eu ai tudo bem....

    Vc esta tomando um sabia decisão, mas nao é necessario ser totalmente radical, vc pode continuar com windows em sua maquina.

    Quanto a distro q vc vai usar, eu nao recomento muito o CL... tente utilizar o SUSE Persona 9.1 (1 cd apenas), ou o Kurumin (1 CD), ou o Mandrake 10. Eu particularmente prefiro o SUSE, para desks e notes, e o Debian, Slackware e o Red Hat Enterprise para servers.

    Para vc continuar com o windows, utilize um programa cahando partition magic para fazer um resize da sua particao, mas faca um backup antes, é sempre bom garantir . Ai basta vc instalar o linux e o grub, mas nao se preocupe a instalacao vai te perguntar sobre o grub. Desta forma vc pode utilizar 2 sistemas operacionais em sua maquina. Legal nao?

    Os seus perifericos todos devem funcionar sim, nas distros que eu citei acima, so nao tenho certeza quanto ao cdrw/dvd, mas acho que vai funcionar. As distros acima vem com o openoffice que conseguem importar arquivos da microsoft sim, acho que vc nao tera problemas nao.

    Como vc é um novo user de linux eu te recomendo o SUSE 9.1 Personal que é uma distro bastante simples de configurar (mais facil que o mandrake) e bastante leve e com uma cara bem bonitinha :P. vc pode pegar no ftp da unicamp: ftp://ftp.unicamp.br/pub/suse/i386/9...rsonal-x86.iso

    Espero ter ajudado..

    [] Dotta :twisted:

  4. #4

    Padrão Quero ser Linux!!! Por favor me ajudem!!!

    não sei quanto ao jogo, pois vc terá que emular ele com o cedega, mas para um usuario iniciante isso e dificil.... o msaccess pode esquecer..... o resto funcionara normal....powerpoint funcoinará perfeitamente no conectiva office(conectiva office nada mais é do que o open office com outro nome)

    tanto o Suse quanto o conectiva 10 irão rodar muito bem...por questão de patriotismo eu uaria o conectiva ehuaue... :roll:

  5. #5
    slice
    Visitante

    Padrão Quero ser Linux!!! Por favor me ajudem!!!

    para ver se o linux reconhece teu hardware legalzinho, experimente bootar ele com o kurumin ou o knoppix, que rodam diretamente do cd e tem um sistema de reconhecimento de hardware bem avançado...

    []'s

    Slice

  6. #6

    Padrão Quero ser Linux!!! Por favor me ajudem!!!

    Cara, pra você que ta começando agora, seria interessante dar um tour pelo Kurumin até se adaptar um pouco ao S.O. Quanto aos drivers, não se preocupe, como já foi dito anteriormente o Kurumin detecta com facilidade os drivers.

    Abraço.

  7. #7
    Visitante

    Padrão Quero ser Linux!!! Por favor me ajudem!!!

    Maluco,
    Se vc está indeciso faça como eu fiz:
    Use dual boot por um tempo até se convencer que tudo que vc usa
    em win, vc encontra em linux e, se não encontrar agora não vai demorar muito...

    Bienvenido!!!

  8. #8
    Iudstock
    Visitante

    Padrão Migrar para linux

    Maluco,
    Se vc está indeciso faça como eu fiz:
    Use dual boot por um tempo até se convencer,pois tudo que vc usa
    em window$, vc encontra em linux e, se não encontrar agora não vai demorar muito para que seja desenvolvido...

    Bienvenido!!!

  9. #9
    SandroAN
    Visitante

    Padrão Quero ser Linux!!! Por favor me ajudem!!!

    Galera,

    antes de mais nada, obrigado pelo apoio e sugestões.

    Na verdade eu já dei um primeiro passo, só que na empresa:

    Estava tudo indo muito bem no mundo do tio bill, com meu micro servidor rodando XP, matando um virus aqui, outro ali, um reboot acolá...

    Então mudamos para internet via rádio e começaram os problemas... xingamos um bocado a prestadora do serviço, eles até trocaram o rádio, o problema sumia e voltava depois...

    De tanto eles falarem que se eu colocasse linux resolveria, decidi testar a idéia. Como não conhecia este forum ainda, fui no Superdownloads ver o que encontrava e gostei do CL 10. Baixei e estou aprendendo a instalá-lo.

    Já consegui:

    - instalar o danado (usei a básica+servidor samba+postgresql)
    - configurar o acesso à net, incluindo o roteamento via iptables
    - criar os diretórios e compartilhá-los

    Mas ainda falta:

    - fazer com que o micro seja enxergado pelas estações XP através do nome e não apenas pelo IP
    - por para funcionar o postgre

    Bom, tudo isso para justificar o que vou colocar abaixo...

    Como é meu primeiro contato com o Linux, pensei em instalá-lo em casa para, quem sabe, mudar de vez de plataforma.

    Desta forma, eu prefiro tentar pelo CL, apesar do tamanho, pois já estou me entendendo com ele aqui na empresa.

    Ah! Última informação: realmente os caras estavam certos, desde o dia em que instalei o CL e configurei o iptables que não sei o que é problema com internet aqui na empresa.

  10. #10

    Padrão Quero ser Linux!!! Por favor me ajudem!!!

    Ae cara, tá vendo...você já ta mexendo a quanto tempo no LiNuX ??? Já configurou até Iptables, squid é?...tem algum tutorial legal aí ???

  11. #11
    SandroAN
    Visitante

    Padrão Quero ser Linux!!! Por favor me ajudem!!!

    Estou mexendo nele há uns 15 dias.

    Bom, pelo menos instalação eu já quase decorei tudo.. eheheh
    Fiz por volta de 10 formatações/instalações... a cada configuração que eu testava, brigava, e me entendia, era outra reinstalação. É que eu sou meio puritano nisso, quero uma instalação clean, sem ficar tentando isso ou aquilo...

    só configurei o iptables por enquanto, o squid não.

    tutorial.... bem... na verdade meus apoios são os manuais do CL10 que a conectiva fornece online e alguns tutoriais dos sites guiadohardware e agatetepê.

  12. #12
    gmlinux
    Visitante

    Padrão Quero ser Linux!!! Por favor me ajudem!!!

    tldp.org, google, doc do desenvolvedores e fontes, é tudo de que se precisa hehehe

    ha e claro, dos amigos do underlinux!!!!!

  13. #13

    Padrão Quero ser Linux!!! Por favor me ajudem!!!

    SandroAN,

    Cara vc ja tem bastante coisa configurada ai, bem ais do que eu uso nos meus servers... nao acho que vc vai ter muitos problemas mais.

    [] Dotta :twisted:

  14. #14
    SandroAN
    Visitante

    Padrão Quero ser Linux!!! Por favor me ajudem!!!

    Só que agora estou com um probleminha:

    Preciso barrar o acesso em um dos micros, deixando liberado apenas Smtp/Pop, como faço isso? Ouvi sobre o ipchains, mas como é que se mexe com ele?

    Agora... não posso negar que estou me divertindo podendo gerenciar o linux via webmin tanto de outros micros da empresa, quanto de casa.

  15. #15
    SandroAN
    Visitante

    Padrão Quero ser Linux!!! Por favor me ajudem!!!

    Fiz uma rápida pesquisa e acredito que os comandos para fazer o que eu quero através do próprio iptables sejam estes, me corrijam se eu estiver errado:

    iptables -A FORWARD -s 192.168.0.110 -p tcp -j REJECT
    iptables -A FORWARD -s 192.168.0.110 -p tcp --dport 25 -j ACCEPT
    iptables -A FORWARD -s 192.168.0.110 -p tcp --dport 110 -j ACCEPT

    vou lá testar...

  16. #16

    Padrão Quero ser Linux!!! Por favor me ajudem!!!

    sao esta as regras mesmo...

  17. #17
    SandroAN
    Visitante

    Padrão Quero ser Linux!!! Por favor me ajudem!!!

    cara,

    fiz exatamente como coloquei. Bloqueou direitinho, mas não consegui permitir o email (portas 25, 110)... não deu erro nem nada no comando, mas o Outlook não consegue se conectar... Ou seja, parece que os accepts não sobrepuseram o reject.

  18. #18

    Padrão Quero ser Linux!!! Por favor me ajudem!!!

    tenta trocar a regras

    iptables -A FORWARD -s 192.168.0.110 -p tcp -j REJECT
    por

    iptables -P FORWARD REJECT

    []~Dotta :twisted: