Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Matuzalem_
    Visitante

    Padrão Enlace 30KM

    Pessoal, preciso fazer um enlace a 30KM, alguem tem alguma experiencia sobre?? a empresa não pode gastar muito dinheiro, tem que ser algo indoor mesmo alguem pode me sugerir Radio e Antena??valeu

  2. #2
    haas
    Visitante

    Padrão Enlace 30KM

    Radio: Senao de 200mW
    Antena: Andrew (acho q é assim q se escreve)

    Cuidado com obstáculos, o fresnel para essa distância é grande! Veja também se não tem muita interferência e que os canais estejam loge de outros utilizados. Prefira os canais mais baixos, tipo 1,2,3.

    Outra coisa legal é utilizar polarização vertical na antena.


    Boa sorte!

  3. #3

    Padrão Enlace 30KM

    só uma duvida de amador em wireless ?? como altero a polarização de vertical para horizontal ou vice versa ??

  4. #4
    lss
    Visitante

    Padrão Enlace 30KM

    A polarização se dá pelo alimentador(dipolo da antena).

  5. #5
    Gibao
    Visitante

    Padrão Enlace 30Km

    Uma vez eu fiz um enlace de 44Km com ap1000 COr e ROR, mas o máximo que consegui foi 256Kb, há e antena de 26,5dBi da TSM em parabola fechada.

    Hoje tento manter meus enlaces em no máximo 30Km e tb estou procurando um rádio legal, mas qual ? senao 200mW ou swl3300 ??

  6. #6
    pdrbast
    Visitante

    Padrão Enlace 30KM

    o senao de 200mW como vc disse tem 200mW já o swl3300 tem apenas 70mW o q diz q o radio senao é melhor!!!
    isso nos novos swl3300 pois eles vem com cartão da senao embutido!!!
    só q este cartão como eu já disse é de 70mW

  7. #7

    Padrão Enlace 30KM

    O problema é q. os radios senao senao, por terem 200mW, pelas normas da Anatel só podem ter antenas de no máximo 12,5dBi...
    30 KM, voce fecha tranquilo com 2 SWL-3300 + 2 antenas de 900mm da TSM, o problema é o troughpoot q. ela vai te dar...numa distancia dessa acho q. vc. consegue entre 1mbps a 3mbps... se voce tiver um pko mais de grana, procure soulucoes em 5.8ghz.

    [ ]'s
    Rodrigo

  8. #8

    Padrão enlace

    fiz um com 20 km facil facil com dois aps 3300 da sansung só que as antenas foram hyperlink de rade 24 dbi fuciona noraml sem perdas.

  9. #9
    gviana
    Visitante

    Padrão Enlace 30Km

    Aprendi na pratica que nem sempre maior potencia nem sempre No caso resolve o problema, aumenta a sensibilidade ao ruído e diminui a janela entre o sinal/ruido degradando o enlace, quando fiz o de 44Km com AP1000 o enlace estava com 7dB de janela com o ruído estavel, se não me engano estava com -87dB de sinal e -101dB de ruído.

    No caso da sansung ela possui implementação interna para MAC por portas se ETHERNET ou Wireless evitando transmissões desnecessárias e broadcast.

    Por exemplo cai na besteria de tentar um enlace com um par de dlink dwl2000ap e depois tentei com um par de dwl2100ap, do tipo

    (ap1) <-- 28Km --> (ap2)<cabo ethernet>(ap3) <-- 28Km --> (ap4)

    Ficou horrivel elas não tem controle nenhum , oque entra na porta ETHERNET vai para o Wireless e não tem como medir sinal. Fiz o alinhamento com uma AP1000 da Lucent primeiro e notebook na outra ponta, depois de alinhado as antenas coloquei as dlink para testar, resultado uma joça - muito ruim -. Até para AP de curta distancia não serve, e cliente tb não ( ainda não descobri utilização para elas )

    Na Lucent AP1000 podemos controlar Protocolos e Roteamento melhorando pra caramba a performance.

    Ainda não usei a SENAO, estou estudando os manuais para não comprar errado de novo. E pelo que li ela tb não tem controle sobre o trafego , e vi em outra parte do forum um comentário de que elas travam direto, minha repetidora fica num local de dificil acesso, se a SENAO travar tó frito são duas horas até lá.

    Pelo que estou lendo nos manuais e em outros forum a swl3300apda tem um gerenciamento muito superior possuindo gerenciamento inteligente sobre a tabela MAC associando qual endereço esta em qual porta e evitando trafego desnecessário.

    Se alguem tiver experiencia melhor com estes equipamentos estou aberto ( no bom sentido ) a conselhos e a dicas de onde posso encontrar mais material para estudar.

    Um abraço a todos.

    GiBao

  10. #10
    gviana
    Visitante

    Padrão Enlace 30KM

    Pô esqueci de falar da Freq. de 5.8 Ghz que o Rodrigo sugeriu , pelo que aprendi quanto maior a frequencia com a mesma potência diminui a distancia possivel dos enlaces, de cabeça não me lembro da formula, vou procurar amanhã a empresa e postar aqui.

    tenho isto no forum tb que o máximo que conseguiram com 5.8 foi 12Km com antena de 27dBi.

    Outdoor ainda não testei mas indoor até parede de tijolo baiano que o 2,4 passa bem esta atrapalhando no 5.8, então desisti de usar.

    [] 's

    GiBao

  11. #11
    Matuzalem_
    Visitante

    Padrão Enlace 30KM...

    Pessoal, estou realmente no rabo do fuguete (se é que ele tem), não cheguei ainda a concluisao do rádio que devo usar, quanto isso a diretoria me pressiona nao tenho equipamentos para fazer teste de sinal, quando comprar vai ser esse e pronto.. se nao funcionar.. :X minha cabeça vai pro INfern...

  12. #12
    gviana
    Visitante

    Padrão Enlace 30Km

    Matusalem , eu sei oque não funciona pois já testei que é a dlinkdwl2000 ou dwl2100, estou para comprar 2 SENAO e testar na semana que vem se puder esperar te mando o resultado.

    GiBao

  13. #13
    Matuzalem_
    Visitante

    Padrão Enlace..

    Valeu Gibão! fico grato, caso nao tenha feito a compra, sua ajuda vai ser MUITO BEM VINDA, cara, se puder.. deixa seu MSN ou ICQ ae.. trocar uma idéia!! ABRAÇOS!!!

  14. #14

    Padrão Enlace 30KM

    Citação Postado originalmente por lss
    A polarização se dá pelo alimentador(dipolo da antena).
    Ae agora é que vc me confundio de vez .. o que seria este alinhamento dipolo ??? como mudo a polarização ??

    perdão mas em wireless sou leigo !!!!!!!!!

  15. #15
    gviana
    Visitante

    Padrão Enlace 30 Km

    Polarização se muda de forma diferente dependendo do tipo e fabricante da antena, mas é facil.

    Exemplo na TSM montase a antena e o elemento irradiante tb chamado "Feather" acho que é assim que se escreve vem marcado com o "H" para horizontal e o "V" para vertical.

    No caso das antenas de grade tipo Zirok, Seitel Hyperlink e etc, montasse a antena e para horizontal deixasse com a grade com as treliças para cima e para Horizontal virasse a antena inteira.

    As antenas seguem com manual de montagem, é muito fácil.

    As documentações que tenho, inclusive um de explicações sobre enlace que explica Polarização , angulos e etc... eu considero muito bom estão no link abaixo:

    http://www.tsm.com.br/downloads/tsm_tutor1.pdf


    GiBao[/img]

  16. #16

    Padrão Enlace 30KM

    Caro Gibao..

    Posso te afirmar na pratica, pois, tenho alguns enlaces fechados em 5.8GHz, e funcionam muito bem, cmo exemplo posso te citar apenas 2...
    um de 32Km -> Antena 32dBi TSM -> link fechado a -48dB -> Passante 18mbps
    um de 21Km -> Antena 29dBi Hyperlink -> fechado a -55dB -> mesmos 18mbps

    agora tem alguns enlaces em antenas ommins que realmente abaixa a distancia, para voce ter uma ideia tenho enlace a 500metros numa ommini de 12dBi -> com antena de 22dBi da Hyperlink fechado a -65dB... portanto vale muito antenas tipo direcional-direcional nesse caso... MSSSS uma coisa posso te afirmar.. é voce colocar para funcionar e esquecer que ele existe, nunca param e nao tao problema.

    [ ]'s
    Rodrigo

  17. #17

    Padrão Enlace 30KM

    Colega, que radio 5,8 vc ta usando ? os mp11a ?

  18. #18
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: Enlace 30KM...

    Citação Postado originalmente por Matuzalem_
    Pessoal, estou realmente no rabo do fuguete (se é que ele tem), não cheguei ainda a concluisao do rádio que devo usar, quanto isso a diretoria me pressiona nao tenho equipamentos para fazer teste de sinal, quando comprar vai ser esse e pronto.. se nao funcionar.. :X minha cabeça vai pro INfern...
    se quer ver o troco funcionar... wilan vip-124
    informacoes www.wilan.com e compras www.cernet.com.br

  19. #19

    Padrão Enlace 30KM

    Sim.. MP11a.

    [ ]'s
    Rodrigo

  20. #20
    Neerlan_Amorim
    Visitante

    Padrão Enlace 30KM

    use freq 5.8... pra isso vc pode usar o Tsunami mp11a
    compre a base BSU e um client SU... assim se vc resolver colocar mais um ponto, basta comprar mais um SU
    com esse equipamento vc pode chegar a 70km tranquilo sem amplificador e com throughput alto.

    Ahh!!! cuidado com o fresnel... quanto maior a distancia dos pontos, maior a curvatura da terra... pra isso vc vai precisar de torres altas pra livrar o fresnel.... cuidado tb com obtaculos


    Neerlan Amorim
    BVNET - Wireless Internet Provider