+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Extremecimento
    Visitante

    Padrão Vale a pena trocar o WINDOWS pelo LINUX?

    Oi Pessoal!

    Gostaria de comentar algo que não tenho visto em forum nenhum, é a respeito da forma como o Governo e as Empresas particulares tem se comportado em relação ao SOFTWARE LIVRE. Tenho lido matérias que dizem que o Ministro da Ciencia e Tecnologia tem se empenhado em implantar o LINUX em todas as repartições publicas, até ai tudo bém, mais o problema é que o proprio governo não tem feito nada pra que isso realmente aconteça, claro que treinar um pessoal para trabalhar com o LINUX é demorado , mais o governo poderia ter feito algo mais imediato, como a criação de programas do proprio governo para rodar no Linux, Por Exemplo: o programa de declaração do imposto de renda, não existe uma versão para o linux, a página da Receita Federal exige que tenhamos o Internet Explorer para podermos utilizar seus recursos ao maximo. Vocês já imaginaram quantos escritórios de contabilidades estão funcionando com programas piratas por que o governo não tem supporte para o LINUX? E não é só o governo não! Empresas particulares também, PROVEDORES, como a AOL empresa que chegou a ter o NETSCAPE como seu navegador padrão, não dá suporte ao LINUX. Caso o seu Usuário tenha o linux intalado terá que recorrer a comunidade para tirar duvida de como instalar. Eu proprio fui vitima da AOL e da Telemar. Tinha uma conexão VELOX com a AOL como servidor. Minha conexão de repente parou quando tentei apelar para o suporte, todas as duas se negaram. Tive de desistir da velox para poder continuar com internet, com um provedor local da minha cidade.
    Por situações como essa gostaria de propor que todos nós enviasemos emails aos nossos DEPUTADOS e SENADORES para presionar o governo a mudar sua atitude, e a boicota as empresas particulares que não tenham suporte ao LINUX, enviando cartas onde você exigiria suporte caso contrario irá procurar outro servidor que faça isso.
    Sei que parece radical demais, mais se não nos movimentarmos então continuaremos a sermos descriminados pelos paises ricos como uma população marginal, formada por CORRUPITOS e PIRATAS CYBERNETICOS.
    Espero poder encontrar pessoas de atitude nesse FORUM. :twisted:

  2. #2

    Padrão Vale a pena trocar o WINDOWS pelo LINUX?

    Caso queira o IRPF para rodar no linux/macos/qnx/darwin/windows/SCO/beos/OS2/etc...

    http://www.receita.fazenda.gov.br/Pe...plataforma.htm

    O problema do software livre em reparticao publica eh complicado, um funcionario concursado por exemplo a pelo menos 10 anos, esta usando windows desde que entrou la.
    Pra que aprender linux? Vai ganhar hora extra? Vai acrescentar oq pra ele? Pra que mudar esse trosso se ele ¨acredita¨ conseguir usar todos os recurso?Nem pra rua ele pode ir.

    Claro que nem todos sao assim, conheco muitos que sao interessados, mas a grande maioria, cria uma certa resistencia a aceitar o novo. Openoffice eh dificil e ruim - claro mudou a forma do botao de salvar, ja nao eh mais no mesmo lugar... e ai vai..

    Acredito que com o passar dos anos a aceitacao ao software livre por diversos motivos - reconhecimento/crescimento da tecnologia/*renovacao da frota de usuario (principalmente)* - sera muito mais acessivel, mas por enquanto, no meu ver eh uma coisa bem complicada...

  3. #3
    gmlinux
    Visitante

    Padrão Vale a pena trocar o WINDOWS pelo LINUX?

    A PRODABEL, aqui em Belo Horizonte, tem feito um trabalho legal, eu mesmo fui instrutor da equipe técnica de campo deles, e tive a oportunidade de ver de perto o empenho de alguns funcionários no projeto SL.

    Confere:
    http://www.libertas.pbh.gov.br/

  4. #4

    Padrão Vale a pena trocar o WINDOWS pelo LINUX?

    A resistência à migração para plataforma open source realmente é difícil. Eu, particulamente conheço algumas instituições aqui em Natal-RN que lutam para fazer a migração, porém acho que deve ser um processo lento para que o impacto seja menor, o que poderia levar, em setores corporativos, algo em torno de 1 a 2 anos, pelo menos a principio.

  5. #5
    alex_fowler
    Visitante

    Padrão Vale a pena trocar o WINDOWS pelo LINUX?

    Acrescentando, aqui na empresa onde trabalho eu tenho um projeto de deixar todos os micros rodando linux, mas infelizmente dependo de muita coisa.

    A parte administrativa da empresa, contabilidade e departamento pessoal principalmente, é obrigado a usar determinados softwares que só são fornecidos para rodarem sobre o windows, tipo .. DIPJ, RAIS, CAGED, e mais outros mais que não me recordo o nome na contabilidade e agora a prefeitura de Sorocaba também utiliza um software para envio de ISS, só fornecido sobre windows também.

    Ainda tenho o problema com o software de gestão da empresa, mas como ele é antigo, em DOS, cheguei a pensar em tentar usar o DOSEMU, mas devido a necessidade de usar os programas que citei acima, não cheguei nem a testar.

    E os softwares de gestão são outros problemas, eu particularmente ainda não conheci nenhum que rodasse sob plataforma linux ...

    Eu acredito que no momento que esses softwares (tanto os do governo), como os softwares de gestão começarem a aparecer para plataforma linux, acredito que o número de micros rodando linux em empresas irá aumentar, deixando de ter uso somente como servidor, como é o meu caso aqui.

    Enfim, capacitação dos funcionários como um colega citou é complicado, a aceitação do novo é geralmente complicada mesmo, aqui eu só troquei o servidor (era um novell 3), e tem usuário (falei usuário !) que quando trava o micro vem me falar que deve ser o servidor novo ... vocês se eu tirar o windows dele ! Mas acho que com paciência (do adm da rede, do suporte principalmente) é possivel capacitar os funcionários.

    [ ]'s
    Alex Fowler

  6. #6
    soulinux
    Visitante

    Padrão sofware livre

    Amigos, primeiramente temos que ter um bom suporte, quero dizer, alguém que tenha amplo conhecimento cada qual em sua área (rede, operacional-suporte,sitemas, etc). Devemos colocar osoftware começando pelas áreas que tiverem maior aceitação. Precisamos mostrar na pratica que temos aplicativos similares ou melhores que utilizamos no windows. Certamente não precisamos ter uma licença de windows num terminal de acesso a internet. Estando bem configurado, o usuário acessará suas páginas prediletas, baixará arquivos para hd, disquetes, etc no formato tanto para windows ou linux.
    Veja, tenho o linux em minha máquina. Só que depende de um ambiente de rede para ter acesso a todos os serviços. Os servidores são Ruindows 2003. Se os administradores de rede não criarem um ambiente para as máquinas linux não temos acesso a todos os serviço. Consigo transferencia de arquivos, acesso a internet utilizando o meu login. Já não consigo imprimir, acesso a alguns serviços na internet, ler email pois autenticação não passa. Poderia utilizar o samba e winbind, pam etc para autenticação no ative diretory. Informo que sou apenas um usuário.
    Devagar, vamos avançando.

  7. #7
    gmlinux
    Visitante

    Padrão Vale a pena trocar o WINDOWS pelo LINUX?

    Uma idéia para "melhorar" a aceitação é, em empresas estruturadas, criar "conta"de gasto com informática, por exemplo, qm quantas empresas aqui a compra de um novo disco para o storage do server é dividido entre os departamentos e em quantas a conta cai para o departamento de informática?
    Assim, imagine que se tenha que migrar para o XP um conjunto de máquinas 9x, justificável a migração por problemas relacionados a falta de atualizações para os bugs, fassa o levantamento do custo das licenças e upgrade de máquinas e apresente na conta dos departamentos na p'roxima reunião, apresente a outra solução, de menor custo, empregada no seu departamento ( de informática ), olhe como os chefes dos outros departamentos olham com outros olhos a situação.

    E com a economia, pode-se treinar o pessoal da informática e contratar um pessoal extra (nem que seja os famosos estagiários).

    Lógico que na prática nem sempre se pinta um quadro desta forma, mais é só para passar uma experiência que tenho com os "chefes" dos outros departamentos...

  8. #8
    ale_jhou
    Visitante

    Padrão Vale a pena trocar o WINDOWS pelo LINUX?

    É muitas empresas hj já estão adotando o Linux, principalmente em servidores, o Governo do Estado de SP já adotou em algumas máquinas, o metro de SP tmb já implantou e até mesmo uma empresa do grupo "MICROSOFT" (hotmail.com) usa um servidor Linux e não Windows, então veja só, c até a Microsoft, que é a produtora do WINDOWS está usando Linux, será que é um sistema confiável, c não fosse eles usariam o próprio Windows não é? Outras grandes empresas estão usando o linux como lojas Americanas, Carrefour, etc, então é pq o sistema é bom e confiável, e c Deus quiser logo vai estar dominando o mercado.

  9. #9
    gmlinux
    Visitante

    Padrão Vale a pena trocar o WINDOWS pelo LINUX?

    acho que o Hotmail usa um dos BSDs... acho que é o FreeBSD, se não me engano.
    Ai amigos dos *BSDs, confirmam esta informação? Afinal não podemos fazer injustiça aos nossos imãos.

    PS. mal posso esperar pelo FreeBSD 5 se tornar maduro...