+ Responder ao Tópico



  1. #1
    felco
    Visitante

    Padrão Porque FreeBSD?

    Iae galera, utilizo o Gentoo como distro linux eh nao tenho problemas, eh bem estavel e de facil atualizacao e otimizacao. Muito bom.
    Minha pergunta veio por conta de certa vez no datacenter da Diveo do Brasil eu estar conversando com um sysadmin que me disse que "para segurança BSD, para filtro Linux"
    So que ele não me disse o porque, ao envez disso ele disse "Testa o FreeBSD, eh vc mesmo vai descobrir"
    Mas eu nunca efetivamente instalei o FreeBSD, talvez por falta de tempo, talvez por falta de saco.
    Gostaria da opniao de voces, pontos forte, pontos fraco, seguranca, enfim Porque FreeBSD?

    felco

  2. #2

    Padrão Porque FreeBSD?

    bom em termos de segurança mesmo eh melhor o OpenBSD e não o FreeBSD, pra resumir o papo o open usa criptografia ateh num ls .............
    a proganda deles é "uma unica falha de seguranca remota em 8 anos"

  3. #3
    gmlinux
    Visitante

    Padrão Porque FreeBSD?

    Citação Postado originalmente por 1c3_m4n
    bom em termos de segurança mesmo eh melhor o OpenBSD e não o FreeBSD, pra resumir o papo o open usa criptografia ateh num ls .............
    a proganda deles é "uma unica falha de seguranca remota em 8 anos"
    na instalação default, ,mais se olhar, eles não habilitam nada nela...

  4. #4

    Padrão Porque FreeBSD?

    sim , out of the box.


    eles se responsabilizam pelas aplicacoes dele, agora se voce instalar outra aplicacao a responsabilidade eh sua. O que voce quer? culpa o time do OpenBSD por uma falha no Apache ?

    entrentanto BSD eh bem mais "arrumadinho" que Linux, afinal ele eh um Unix, tem outras "prioridades".

  5. #5
    gmlinux
    Visitante

    Padrão Porque FreeBSD?

    O OpenBSD é tão unix quanto o Linux:
    The OpenBSD project produces a FREE, multi-platform 4.4BSD-based UNIX-like operating system.

    tirado de http://www.openbsd.org/

    Para ser Unix, tem que pagar por uma certificação de conformidade com os padrões Unix, o que os SO livres não fazem, é claro.

    O que diferencia ele da maioria das distros Linux, é a aplicação mais rígida de uma prática de segurança, que o Debian também aplica, amadurecimento dos softwares antes de serem colocados na distro stable, mais o OpenBSD parece ser ainda mais criterioso que o Debian.

    Mais se considerarmos apenas o kernel, afinal o Linux é apenas o kernel, o Linux possui mais funcionalidades que o do OpenBSD, mais as funcionalidades do OpenBSD relacionadas a criptografia são mais avançadas.

    Olha um texto interessante:
    http://www.planetalinux.com.ar/print-61.html
    que dá uma idéia legal

  6. #6
    felco
    Visitante

    Padrão Porque FreeBSD?

    Muito bom o texto em espanhol, agora eu entendi... vou fazer uma instalacao do OpenBSD e testarei.

    felco

  7. #7
    etherlink
    Visitante

    Padrão FreeBSD

    Acho que vcs se preticipatam quando falan que e propaganda que openbsd e questao de seguranca e so olhar aas ultimas noticias de falha de segurnca do openbsd nao sao 8 anos..agora vou te falar uma coisa pf do openbsd e baseado no codigo do ipfw do FreeBSD outra coisa em termo de estabilidade na segurancao nunca vi o FreeBSD perde a linha isso e uma mera baboseira que acha isso.


    Alessandro de Souza
    Administrador de Sistema e Rede

  8. #8

    Padrão Porque FreeBSD?

    Cara olha oq eu falei falha de segurança REMOTA nos ultimos 8 anos, eles se responsabilizam pela instalação default e pelos pacotes disponibilizados se alguem instala outra coisa as chances de ter furo eh mto maior, eh soh entrar no site q lah na pagina principal o q eu acabai de falar.

    Qto a funcionalidade do BSD cara ta totalmente compativel com o Linux, eu tava usando ele como desktop aki, soh fiquei com preguiça de instalar o som, pq o resto fui mais fácil ateh do q o linux. A unica coisa q euacho q ainda falta nele qto a sistema de arquivos eh suporte para os tipos journaling, ele não consegue acessar partições do tipo reiserfs

  9. #9
    gmlinux
    Visitante

    Padrão Porque FreeBSD?

    Sei não, se vc tentar instalar ele em uma máquina muito moderna, ele já apita no hardware, o que é normal, já que os grandes fabricantes apoiam o linux (quando apoiam ), lembra quando a ibm vendia server homologado para windows, linux e freebsd? ultimamente, windows e linux, sem freebsd, openbsd então...

  10. #10

    Padrão Porque FreeBSD?

    eh isso eh verdade, os equipamentos mto novos tem esse problema

  11. #11
    etherlink
    Visitante

    Padrão Diferencas

    Vcs querem sabe qual o melhor para seguranca entra nesta pagina aki e leian
    http://www4.fugspbr.org/lista/html/F.../msg00057.html

  12. #12
    fricardo
    Visitante

    Padrão Re: Diferencas

    Gostei deste texto. De fato o FreeBSD eh um excelente S.O.. Leia o texto quem não quer ficar limitado só ao Linux, mas quer conhecer opções pra quando precisar, usar a coisa certa no lugar certo.

    fricardo

    Citação Postado originalmente por etherlink
    Vcs querem sabe qual o melhor para seguranca entra nesta pagina aki e leian
    http://www4.fugspbr.org/lista/html/F.../msg00057.html