+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Visitante

    Padrão dividir a rede de acordo com MAC usando DHCP

    Oi

    Bem, eu tenho que fazer uma aplicação para uma rede, esta rede é bem velha, tipo, não possui dispositivos gerenciaveis nada, é uma rede em barramento unico e eles utilizam servidor DHCP para atribuir IP as maquinas. A minha aplicação precisa conhecer os IPs de todos computadores dessa rede, mas de forma dividida, por exemplo, os IPs da sala 1, da sala 2 etc, mas como é DHCP estes IPs mudam e um IP que estiver na sala 1 hoje, pode estar na sala 2 amanha. Eles não querem usar IP fixo porque dizem que da muito trabalho na manutenção.

    Eu nunca mexi com DHCP ou administração de redes, gosto mais de programação, e como não tenho uma rede para ficar testando, eu tenho tipo que acertar de primeira quando tiver a chance de mexer. Eu tava pensando em apartir dos endercos MACs de uma sala, setar um endereço IP dentro de uma faixa especifica, por exemplo:

    Sala1:
    MAC 11 IP 1-20
    MAC 12 IP 1-20
    MAC 13 IP 1-20
    ...
    Sala2:
    MAC 21 IP 21-40
    MAC 22 IP 21-40
    MAC 23 IP 21-40

    e assim por diante para todas maquinas, ai pelo menos vou saber que a sala 1 tem IPs entre 1-20 (isso que preciso), agora o computador 1 da sala 1 não interessa se tem o IP 1 ou o IP 19.

    Eu estive olhando alguns topicos sobre DHCP, entendi alguns deles, pelo que vi, da para no DHCP setar um ip fixo para uma maquina de acordo com o MAC dela. Meio assim certo?

    #host micro1 {
    # hardware ethernet 00:00:00:00:00:00;
    # fixed-address 10.0.0.10;
    #}

    A maquina com mac 00:00:00:00:00:00 ganha sempre o IP 10.0.0.10.
    O que eu precisava era de algo como:

    #host micro1 {
    # hardware ethernet 00:00:00:00:00:00;
    # fixed-address 10.0.0.10-10.0.0.20;
    #}


    Da para fazer??


    Obrigado

  2. #2

    Padrão dividir a rede de acordo com MAC usando DHCP

    Não sei se entendi direito mas acho que da forma como você está proponda a solução não é muito legal, pois você está setando uma faixa de ip's para um mac, e os outros que estão na sala? O melhor seria você setar ip's por mac, ou seja, casa mac vai estar relacionado a um ip, conforme você mesmo identificou na sua pergunta. Pode ocorrer apenas um problema quando tiver algum mudança de placa de rede, pois nesse caso terá que reconfigurar o dhcp.


    Itagildo Garbazza

  3. #3
    Visitante

    Padrão dividir a rede de acordo com MAC usando DHCP

    entao, mas isso seria IP fixo para as maquinas, e isso eles não querem fazer =/

    O que eu queria era que uma maquina de uma sala recebesse então sempre o IP dentro de uma faixa de IPs.... por exemplo, IPs 1-20 serao sempre dados para os computadores da sala 1

  4. #4
    Aquini
    Visitante

    Padrão dividir a rede de acordo com MAC usando DHCP

    Isso definitivamente não seria IP fixo nas máquinas... inclusive se este pessoal estudar um pouco o dhcp, vai perceber que as máquinas (desde que não se esgote a range liberada) acabam ficando sempre com o mesmo endereço...

    A melhor solução, se vc não quer ter de fixar as configurações de rede em cada host msa necessita que hosts específicos recebam sembre o mesmo endereço IP, é utilizar o lease baseado no MAC address mesmo!

    T+

  5. #5
    gmlinux
    Visitante

    Padrão dividir a rede de acordo com MAC usando DHCP

    IMHO, quando eles tiverem que trocar de placa de rede (manutenção), você vai dar mais trabalho na manutenção deles... (editar novamente o dhcpd.conf) e acho que é exatamente o que eles não querem.

    Experimenta usar sua aplicação com nome, não IP, depois configura DDNS, assim, quando uma máquina "subir", ela vai receber um ip, no entanto, qualquer que seja este ip, ele ficará vinculado ao nome que a máquina passar ao servidor de dhcp, pois o servidor de dhcp pode atualizar o DNS com esta informação, mantendo a sincronia.

  6. #6
    D4rk_Sl4ck
    Visitante

    Padrão dividir a rede de acordo com MAC usando DHCP

    Rapaz, o melhor a fazer eh usar DDNS, como disse o gmlinux ...

    outra coisa, se vc for fazer uma aplicação que apenas determinados ip`s possam acessar, se vc for setar esses ip de acordo com o mac vc pode ter uma falha de segurança, uma vez que tanto máquinas WinXp e Linux podem mudar o MAC via software. tipo, como vc está pensando em: tal faixa pra sala 1, outra faixa pra sala 2, sua segurança vai pro espaço.

    entaum se vc quer fazer essa divisaum por este artifício, pense em mudar de estratégia.

  7. #7
    gmlinux
    Visitante

    Padrão dividir a rede de acordo com MAC usando DHCP

    Só completando informação, os win9x podem mudar o mac também, se o objetivo é segurança, é furado, inclusive o próprio DDNS é complicado, assim, como já é notório em segurança, usar ip e mac para autenticar serviços é de fácil exploit.

  8. #8
    Visitante

    Padrão dividir a rede de acordo com MAC usando DHCP

    desculpa a demora por responder....

    obrigado pela dica... pelo que entendi então a melhor solução é eu usar o nome da maquina mesmo?

    e aquini, eu sei que dhcp seta geralmente o mesmo ip para as maquinas, mas caso fiquem muito tempo sem ligar, o ip expira e ele seta outro, ai ja era para mim....



    mas mesmo assim obrigado pelas dicas, vou dar uma pesquisada