+ Responder ao Tópico



  1. #1
    marcfee
    Visitante

    Padrão Solução para DNS Dinamico

    Como vai galera,

    Alguém aqui conhece alguma solução para montar um servidor de DNS Dinamico, pois tenho alguns clientes que possuem cameras ip's e possuem conexões ADSL ou Cable com Ip dinamico.
    Eu sei que existe alguns serviços na Net para fazer isso, mas eu gostaria mesmo e de conhecer uma solução para implementar este serviço na minha rede.
    Eu já tenho dois Bind 9.x.x rodando na minha DMZ o que eu teria que fazer para utiliza-los para este fim.

    Se alguém souber da algo por favor postem aqui.

  2. #2

    Padrão Solução para DNS Dinamico

    Bom, uma opção para IP's dinâmicos são serviços do tipo no-ip.com, mas isso não tem nada a ver com o teu DNS, o que vai ser utilizado é o DNS deles.


    Mas explica melhor o que tu quer fazer que fica melhor.


    Abraços!

  3. #3
    marcfee
    Visitante

    Padrão Solução para DNS Dinamico

    No caso eu não quero usar estes serviços e sim criar um serviço semelhante ao no-ip para resolção de nomes dos meu clientes que tem essas cameras de segurança.

    Estou garimpando na Net e encontrei um tal de DDNS já ouviram falar dele?

  4. #4
    marcfee
    Visitante

    Padrão Solução para DNS Dinamico

    Para vcs entenderem melhor.

    Eu tenho dois servidores DNS com IP fixo, e quero usalos para disponibilizar para os meus clientes que tem conexões ADSL com ip dinamico o serviço de DDNS através do meu server.

  5. #5
    gmlinux
    Visitante

    Padrão Solução para DNS Dinamico

    Citação Postado originalmente por marcfee
    No caso eu não quero usar estes serviços e sim criar um serviço semelhante ao no-ip para resolção de nomes dos meu clientes que tem essas cameras de segurança.

    Estou garimpando na Net e encontrei um tal de DDNS já ouviram falar dele?
    DDNS é protocolo, não aplicação, o bind e o dhcp deste site http://www.isc.org/ suportam DDNS.
    A solução microsoft também suporta.
    O problema é o seguinte, quando o cliente dhcp requisita o ip, ele envia um identificador extra (o bootp só envia o MAC adress), seu nome, o servidor dhcp entrega o ip ao cliente e usa o nome que o cliente passou para registra-lo no DNS, assim mantendo sincronizado a informação de nome e endereço.

    Acredito que a solução para o seu caso, seja algo como a do xstefanox, se você próprio vai implementa-lo, o DDNS não será capaz de ajuda-lo a menos que seja o provedor de acesso..

  6. #6
    Visitante

    Padrão Solução para DNS Dinamico

    Eu sei que DNS é um protocolo.

    O que eu estou querendo fazer é montar um serviço semelhante ao no-ip, mas com software livre, onde o cliente instala um programa no seu servidor que esta sempre atualizando os registro das zonas toda vez que muda o ip dele.

  7. #7
    marcfee
    Visitante

    Padrão Solução para DNS Dinamico

    DDNS é protocolo, não aplicação, o bind e o dhcp deste site http://www.isc.org/ suportam DDNS.
    A solução microsoft também suporta.
    O problema é o seguinte, quando o cliente dhcp requisita o ip, ele envia um identificador extra (o bootp só envia o MAC adress), seu nome, o servidor dhcp entrega o ip ao cliente e usa o nome que o cliente passou para registra-lo no DNS, assim mantendo sincronizado a informação de nome e endereço.

    Acredito que a solução para o seu caso, seja algo como a do xstefanox, se você próprio vai implementa-lo, o DDNS não será capaz de ajuda-lo a menos que seja o provedor de acesso..
    O que eu quis dizer é se alguém conhece um projeto chamado DDNSD que possui um daemon servidor e um cliente para esta finalidade, porém não encontrei documentação sobre este projeto.

    Link para o projeto:

    http://www.bzerk.org/projects/ddns

  8. #8
    Super_Diaulas
    Visitante

    Padrão Solução para DNS Dinamico

    interessante...estou postando apenas para receber por e-mail avisos que foi postado respostas....para ficar observando o tópico

  9. #9
    Aquini
    Visitante

    Padrão Solução para DNS Dinamico

    adicione as entradas para os IPs dos seus clientes em um arquivo de zona mantido nos seus servidores...

    para atualizar automaticamente, crie um script cgi-bin(é o mais fácil) e disponibilize para os clientes atualizarem automaticamente o IP...

    Vc vai ter que programar...

  10. #10
    marcfee
    Visitante

    Padrão Solução para DNS Dinamico

    Foi o que eu imaginei.

    Mas eu estou me aprofundando no assunto e descobri que tem como atualizar as zonas do meu servidor DNS Bind através de chaves TSIG e de um programa chamado nsupdate, com este existe a possibilidade de automatizar estas atualizações.
    Eu entendi também que tem como criar um script que verifica se o ip mudou e automaticamente aciona o nsupdate para propagar o novo endereço de IP nas zonas a qual eu lhe deleguei acesso.
    Agora o que temos que saber é se tem a possibilidade e utilizar o mecanismo do nsupdate em plataformas da Microsoft e *NIX, se alguém quiser participar do desenvolvimento deste ambiente é só se manifestar. Eu estou trabalhando para isto e durante o progresso deste trabalho estarei postando aqui.

    Se alguém tiver mais detalhes postem aqui para enriquecer o nosso conhecimento.

    Liberdade de expressão.
    Software Livre é o que liga.

    Tecnologia local para o progresso de nossos profissionais.

  11. #11
    Aquini
    Visitante

    Padrão Solução para DNS Dinamico

    Saiu um artigo interessante na Linux Magazine de setembro

    dá uma olhada em http://www.linuxmagazine.com.br/issu...ando_pares.pdf

    Achei interessante sua idéia de desenvolvimento, me disponho a ajudar se for preciso...