+ Responder ao Tópico



  1. #1
    ninho
    Visitante

    Padrão Qual o Hardware ideal para um Linux Rotear??

    Olah povos,


    Eu tenho uma pequena duvida. Eu administro algumas redes onde sempre optei por colocar uma maquina linux como gateway, essa maquina rotea redes reais e redes falsas, mas eu gostaria de saber se existe alguma maneira de mesurar a quantidade de pacotes q uma maquina linux pode rotear:

    PIII 850M

    PIV 3.0G

    Qual a capacidade maxima de cada um desses processadores?

    Antes eu tinha uma rede com mais ou menos 12Mbits de trafego onde o PIII segurava tranquilo, qdo de uns tempos para ca a rede parecia q estava qse se arrastando. Substitui pelo PIV e ateh agora esta tudo normal, mas eu queria me antecipar ao problema, alguem jah passou por isso.

    Hj a rede q trabalha com 95000 pacotes por segundo , o meu hardware tem capacidade para trabalhar ateh qto?

    outra coisa uma maquina multiprocessada apresenta ganhos no roteamento??

  2. #2

    Padrão Qual o Hardware ideal para um Linux Rotear??

    Depende do tipo de pacote que você vai estar trabalhando e do sistema operacional também. Um Kernel Linux suporta pacotes muito melhor do que um Kernel Windows, pelo fato de ter um suporte nativo (ao que eu saiba, o Kernel Windows precisa de Winsock pra trabalhar com TCP/IP).

    Pode ficar tranquilo que esse processador vai aguentar a sua rede por um longo tempo, mas gostaria de ressaltar que a maioria dos roteadores da Cisco trabalham com um processador 486.

    E sim, máquinas multiprocessadas (SMP) trabalham bem melhor.


    Abraços!

  3. #3

    Padrão Qual o Hardware ideal para um Linux Rotear??

    Tu tem certeza disso? ate hoje em alguns Ciscos q eu mechi (tenho 805, 1721 e 1751), todos sao processadores RISC.

    vou te mostrar o show version do 805:

    > show version
    Cisco Internetwork Operating System Software
    IOS (tm) C805 Software (C805-SY6-MW), Version 12.0(7)T, RELEASE SOFTWARE (fc2)
    Copyright (c) 1986-1999 by cisco Systems, Inc.
    Compiled Mon 06-Dec-99 16:58 by phanguye
    Image text-base: 0x0017D000, data-base: 0x006C7000

    ROM: TinyROM version 1.4(1)
    Prosaude_Internet uptime is 2 weeks, 8 hours, 12 minutes
    System returned to ROM by power-on
    System image file is "flash:c805-sy6-mw.120-7.T.bin"

    Cisco C805 (MPC860) processor (revision 0) with 47608K bytes of virtual memory.
    Processor board ID JAD06010B1K
    CPU part number 33

    X.25 software, Version 3.0.0.
    Bridging software.
    1 Ethernet/IEEE 802.3 interface(s)
    1 Serial(sync/async) network interface(s)
    8M bytes of physical memory (DRAM)
    8K bytes of non-volatile configuration memory
    4M bytes of flash on board

    Configuration register is 0x2102
    ate onde eu sei isso me parece um procesador RISC e nao um CISC.

  4. #4

    Padrão Qual o Hardware ideal para um Linux Rotear??

    Isso tudu eh muito relativo... vejamos, de fato um roteador cisco não trabalha com um processador de 486 hehhehe, mas tambem não trabalha com processadores super ultra powers, qual a arquitetura de fato? desconheço... QUanto a um processador PIII 850, em uma maquina com linux bem configurada pode de fato rotear um caminhãoo de hosts...

    Jah a questao do suporte nativo do linux para protocolos de redes e do windows(winsock) a arquitetura usada na implementação eh que difere, essa questão de ser nativo ou não é muitooooo vaga... mas de fato um kernel linux faz miséria se comparado a um windows...

    Jah com relacao a se "antecipar ao problema" ai vai de ti, tu administrando a rede e que vai criando uma noção de qto ela suporta e depois eh soh fazer relações para as tuas futuras redes...