+ Responder ao Tópico



  1. #1
    mardonio
    Visitante

    Padrão Variavel de ambiente

    Gostaria de criar uma variavel de ambiente com o valor do IP da estação, quando esta logasse em um dominio SAMBA. Tem como? Alguem pode me ajuda?

    Grato,

    Mardônio

    [email protected]

  2. #2
    garupeiro
    Visitante

    Padrão Variavel de ambiente

    não entendi sua pergunta!!!!! ops:

  3. #3
    Visitante

    Padrão Variavel de ambiente

    Vamos supor que o IP da estação fosse 192.169.0.10 e quando a mesma logasse no dominio SAMBA, a estação criasse uma variavel ambiente tipo:

    set ip_station = 192.168.0.10

  4. #4

    Padrão Variavel de ambiente

    O que você quer fazer exatamente com isso? Assim a gente pode apontar o meio mais fácil...

  5. #5
    Visitante

    Padrão Variavel de ambiente

    Tenho um aplicativo (ADMISTRATIVO) que quando em execução captura esta variavel para controles internos do mesmo?

    Grato,

    Mardônio

  6. #6
    mardonio
    Visitante

    Padrão Variavel de ambiente

    ...

  7. #7
    karfax
    Visitante

    Padrão Variavel de ambiente

    No teu autoexec.bat (ou logon script) vc pode colocar:

    set HOST=MAQ1
    echo %HOST%

    É bom colocar em teu arquivo hosts uma entrada com o nome da maquina e o ip dela, o resto entra pela função gethostbyname.

    Sds,

  8. #8
    mardonio
    Visitante

    Padrão Variavel de ambiente

    Olá Karfax,

    Desculpe a minha ignorancia, mas não entendí o que você quiz me passar. Será que você poderia detalhar melhor o seu exemplo?

    Grato,

    Mardônio

  9. #9
    karfax
    Visitante

    Padrão Variavel de ambiente

    Vai depender muito do teu nivel de intimidade com o SAMBA.
    Consulte logon scripts na documentação. No meu server, eu capturo o lugar onde devem residir os scripts de logon do usuário com:
    testparam | grep netlogon

    Voce pode usar muitas variáveis built-in do samba como %U ou %L para passar parâmetros por usuário e por máquina.

    Voce pode usar o comando acima (talvéz no linux substituindo o caracter % por $ , tem que testar).
    Isso vai armazenar na sessão a variável hostname=maq1, que pode ser capturada mais tarde pelo teu programa. Toda resolução de nomes no linux acessa a função gethostbyname e gethostbyaddress.
    Isso faz parte das funções resolver no linux. Isto é usado todas as vezes que voce pinga num nome da máquina, por exemplo, para resolver nomes por ip e ip por nomes.

    Boa sorte.


    Sds,

  10. #10
    mardonio
    Visitante

    Padrão Variavel de ambiente

    Criei um script muito simples conforme abaixo:

    Set Station = 000000000001
    Net Use F:\\SERVER\HOME\SHARE

    Após a estação ter logado verifico que o mapeamento é ciado e a variável não. Por que?

  11. #11
    Visitante

    Padrão Variavel de ambiente

    Seria talvez indicado usar:
    set %COMPUTERNAME%=000000000001
    (A varialvel COMPUTERNAME aparece no prompt do Windows 2kServer quando a gente digita o comando "set").
    Voce pode verificar isso depois usando:
    echo %COMPUTERNAME%
    Boa sorte.

    Sds,

  12. #12
    mardonio
    Visitante

    Padrão Variavel de ambiente

    OK! E as estações com Window 98? O que faço?

    Grato,