+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão mkdir

    Pessoal, blz?
    É o seguinte:
    Tenho alguns usuários em um servidor ftp, qdo um usuário se loga ele cai direto em seu diretório home.
    Eu estava querendo fazer o seguinte:
    criar dois diretórios dentro de um home de um determinado usuário, até ai tudo bem. O usuário poderia escrever, ler, executar , fazer o q quiser e bem entender dentro dos diretório porém a unica coisa q ele não teria como fazer é excluir o diretório.

    Resumindo:
    O usuário poder escrever,ler e executar arquivos dentro de um diretório, mas não pode apagar esse diretório.
    Como eu faço isso?

    Valeu...

  2. #2
    Arkanoid
    Visitante

    Padrão mkdir

    Não sei se o q vou falar aqui funciona no FTP (deve funcionar); sei que funciona na linha de comando.

    O problema é q se vc dá permissão de escrita a um arquivo/diretório para um usuário, esse usuário tb pode apagar esse arquivo/diretório.
    Mas, se esse arquivo/diretório foi criado dentro de um diretório com o bit "t" (sticky) setado, só o dono pode apagá-lo, mesmo q o usuário esteja no grupo q tem permissão de escrita.

    Exemplo: digamos que o usuário se chama fulano, e está dentro do grupo fulano.
    Vc quer criar os dois diretórios (dir1 e dir2) dentro do home de fulano, mas ele não pode apagá-los; então entre como root e faça assim:
    Código :
    chmod +t /home/fulano
    mkdir /home/fulano/dir1
    mkdir /home/fulano/dir2
    chmod 0770 /home/fulano/dir1
    chmod 0770 /home/fulano/dir2
    chown root:fulano /home/fulano/dir1
    chown root:fulano /home/fulano/dir2

    O home do usuário vai ficar com as permissões tipo drwxrwx--t (note o t no fim), e dir1 e dir2 vão aparecer como:
    drwxrwx--- 2 root fulano 72 2004-10-21 17:13 dir1

    O usuário fulano não conseguirá apagar nenhum arquivo/diretório em seu home que ele não seja o dono, mesmo que esteja com permissão rwx para o grupo fulano.

  3. #3

    Padrão mkdir

    Bem, era realmente isso q eu estava querendo, porém não esta funcionando. O usuário continua conseguindo apagar o diretório ao qual ele não é o dono.

    Mesmo assim valeu...

    Caso saiba de mais alguma coisa...

  4. #4

    Padrão mkdir

    Funcionou ...
    estava dando um mole aki...rs

    Mais mais uma vez valeu pela dica.