+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Rede Wireless

    Pessoal, meu esquema é o seguinte:

    Tenho um adsl instalado no escritório, preciso redistribuir esse acesso pra mais cinco pontos da cidade. Como o escritório fica em um lugar baixo, pensei em mandar o sinal por wireless até o prédio da empresa, que é um pouco mais alto, tem 2 andares.

    Pensei no seguinte:

    Colocar um servidor linux fazendo NAT e com uma placa wireless DWL-520+ ligada á uma antena Yagi 12 DBI (já tenho) pra mandar o sinal até o prédio.

    (O prédio fica a 300m do escritório com visada perfeita)

    No topo do prédio colocar uma antena de grade Zirok 24dbi recebendo o sinal, ligada ao AP que estaria dentro da caixa hermética e também com uma OMNI ligada a este AP. Os outros pontos conectariam nessa OMNI.

    Gostaria de saber do pessoal se esse meu esquema está certo, o que recomendam mudar, e principalmente que AP usar. Pois pelo visto preciso de um que tenha saída pra duas antenas (OMNI retramsmitindo e DIRECIONAL de Grade recebendo o sinal) e também que trabalhe em dois modos diferentes (acho que precisaria ter 2 cartões, certo??) um trabalhando em AD-HOC com o servidor que ficaria no escritório e outro servindo como Acess Point para os clientes.

    O que me sugerem, lembrando que meu orçamento pra esse esquema é extremamente limitado.


    O último ponto que deve acessar a rede, fica há no máximo 3km do prédio da empresa, e a antena OMNI deve ficar há mais ou menos uns 20m de altura.

  2. #2

    Padrão Rede Wireless

    em cima do prédio vc precisará de 2 rádios, um q recebe ligado a um cabo cross em outro q transmite.

    vc pode colocar essa placa DWL-520 comunicando-se com um DWL-900+ e outro DWL-900+ ligado a uma omini de 8dbi.

    essa seria uma solução simples e funcional.

  3. #3
    spider
    Visitante

    Padrão Rede Wireless

    Olá.. tudo bem? É o seguinte, se vc quer compartilhar esse link com 5 clientes, nem precisa de comprar dois AP`s, basta um AP, eu tenho um esquema simples e que esta funcionando muito bem.

    1- tenho 1 maquina linux servidor com uma placa de rede ethernet (cabo azul), e uma wireless, com IP: 10.10.10.1 (certo!)
    2- Essa placa 10.10.10.1 esta ligada ao AP SWL-2300P, no modo de Infraestutura (cliente).
    3- Os outros usuarios, tambem apontam para o AP (q tem uma omni), como modo infra, (certo!). Com IP`s 10.10.10.x. ;-)
    4- Ao configurar os usuarios, uso como "gateway" o IP da minha maquina LINUX, nao o AP msmo... (lembrando q ele deve ter IP Atribuido e único). Com o DNS normal q vc utiliza.

    Pronto!!! Nao precisa de 2 AP`s, nem complicação.

    Lembrando de fazer um firewall, no server para evitar acessos indevidos na rede, e controle por MAC.. ;-)

    Qualquer dúvida posta aeee!!!!

  4. #4
    doidoht
    Visitante

    Padrão Rede Wireless

    Citação Postado originalmente por spider
    Olá.. tudo bem? É o seguinte, se vc quer compartilhar esse link com 5 clientes, nem precisa de comprar dois AP`s, basta um AP, eu tenho um esquema simples e que esta funcionando muito bem.

    1- tenho 1 maquina linux servidor com uma placa de rede ethernet (cabo azul), e uma wireless, com IP: 10.10.10.1 (certo!)
    2- Essa placa 10.10.10.1 esta ligada ao AP SWL-2300P, no modo de Infraestutura (cliente).
    3- Os outros usuarios, tambem apontam para o AP (q tem uma omni), como modo infra, (certo!). Com IP`s 10.10.10.x. ;-)
    4- Ao configurar os usuarios, uso como "gateway" o IP da minha maquina LINUX, nao o AP msmo... (lembrando q ele deve ter IP Atribuido e único). Com o DNS normal q vc utiliza.

    Pronto!!! Nao precisa de 2 AP`s, nem complicação.

    Lembrando de fazer um firewall, no server para evitar acessos indevidos na rede, e controle por MAC.. ;-)

    Qualquer dúvida posta aeee!!!!
    Essa solucão do Spider eh a mais usual na internet... porém não eh a mais correta... pq vc tera seu AP fazendo BROADCAST na rede ate achar o gateway... com isso vc tem uma performance mais baixa... visto que, pelo jeito vc quer interligar uma rede da empresa e vai precisar de taxas altas... não somente Kbps como para internet... o esquema que vc vez tá correto....
    Agora vc fazer a DWL 520+ funfa no Debian, aí é outros 500.... no SuSE eu num deu conta não... aí comprei orinoco... eeeee.... batata....

    Qto ao AP... vc tem duas opcões... colocar um AP 2000 da orinoco lá com dois cartões... ou dois SWL 3300 da Samsung... um pra ponto a ponto, e outro pra distribuicão....

    Verifique polarizacão das antenas pra fugir de interferências intevidas... Use WEP e Controle de MAC se preciso pra garantir a seguranca...

    T+

  5. #5

    Padrão Rede Wireless

    Obrigado por todas as respostas, realmente me ajudaram.

    Esclarecendo. Nesse caso, a interligação destes 5 pontos seriam só pra acesso a internet sim, pois são residencias de funcionários, que precisam o acesso para poderem continuar algum trabalho pendente na empresa. Isso já está tudo combinado com eles. O acesso que eles deverão ter é só WEB mesmo.

    Eu quero fazer um bom firewall neste server que ficará no escritório, e ele servirá de gateway da rede, fazendo NAT e tbm proxy com squid. Eu penso em bloquear pacotes NETBeui para um não ficar brincando na máquina do outro e também em usar classes de ip diferentes em cada ponto. Mas pensei no seguinte: O AP irá trabalhar tbm em cada faixa diferente?? Pois quanto ao servidor seria só criar uma interface virtual na placa, mas e no AP como ficaria isso no caso de usar um DWL-900 (pois acho que é o preço mais em conta)..


    Obrigado a todos.

  6. #6

    Padrão Rede Wireless

    Citação Postado originalmente por gustavo_marcon
    Obrigado por todas as respostas, realmente me ajudaram.

    Esclarecendo. Nesse caso, a interligação destes 5 pontos seriam só pra acesso a internet sim, pois são residencias de funcionários, que precisam o acesso para poderem continuar algum trabalho pendente na empresa. Isso já está tudo combinado com eles. O acesso que eles deverão ter é só WEB mesmo.

    Eu quero fazer um bom firewall neste server que ficará no escritório, e ele servirá de gateway da rede, fazendo NAT e tbm proxy com squid. Eu penso em bloquear pacotes NETBeui para um não ficar brincando na máquina do outro e também em usar classes de ip diferentes em cada ponto. Mas pensei no seguinte: O AP irá trabalhar tbm em cada faixa diferente?? Pois quanto ao servidor seria só criar uma interface virtual na placa, mas e no AP como ficaria isso no caso de usar um DWL-900 (pois acho que é o preço mais em conta)..


    Obrigado a todos.

  7. #7

  8. #8

    Padrão Re: Rede Wireless

    kra te sugiro Lucent se vc quiser tudo fincionando perfeitamente...ja testei tudo q tipo de equipamento ;;;mas nada como lucent como AP e orinoco pra cartão(eh insubstituível)....
    além te ter inumeras vantagens..controle de MAC..monitoramento de sinal..coleta de dados via snmp..modo bridge...enfim..eh o melhor..

    Citação Postado originalmente por gustavo_marcon
    Pessoal, meu esquema é o seguinte:

    Tenho um adsl instalado no escritório, preciso redistribuir esse acesso pra mais cinco pontos da cidade. Como o escritório fica em um lugar baixo, pensei em mandar o sinal por wireless até o prédio da empresa, que é um pouco mais alto, tem 2 andares.

    Pensei no seguinte:

    Colocar um servidor linux fazendo NAT e com uma placa wireless DWL-520+ ligada á uma antena Yagi 12 DBI (já tenho) pra mandar o sinal até o prédio.

    (O prédio fica a 300m do escritório com visada perfeita)

    No topo do prédio colocar uma antena de grade Zirok 24dbi recebendo o sinal, ligada ao AP que estaria dentro da caixa hermética e também com uma OMNI ligada a este AP. Os outros pontos conectariam nessa OMNI.

    Gostaria de saber do pessoal se esse meu esquema está certo, o que recomendam mudar, e principalmente que AP usar. Pois pelo visto preciso de um que tenha saída pra duas antenas (OMNI retramsmitindo e DIRECIONAL de Grade recebendo o sinal) e também que trabalhe em dois modos diferentes (acho que precisaria ter 2 cartões, certo??) um trabalhando em AD-HOC com o servidor que ficaria no escritório e outro servindo como Acess Point para os clientes.

    O que me sugerem, lembrando que meu orçamento pra esse esquema é extremamente limitado.


    O último ponto que deve acessar a rede, fica há no máximo 3km do prédio da empresa, e a antena OMNI deve ficar há mais ou menos uns 20m de altura.

  9. #9

    Padrão Rede Wireless

    E sobre isso, alguém tem mais alguma opinião?
    Citação Postado originalmente por gustavo_marcon
    Obrigado por todas as respostas, realmente me ajudaram.

    Esclarecendo. Nesse caso, a interligação destes 5 pontos seriam só pra acesso a internet sim, pois são residencias de funcionários, que precisam o acesso para poderem continuar algum trabalho pendente na empresa. Isso já está tudo combinado com eles. O acesso que eles deverão ter é só WEB mesmo.

    Eu quero fazer um bom firewall neste server que ficará no escritório, e ele servirá de gateway da rede, fazendo NAT e tbm proxy com squid. Eu penso em bloquear pacotes NETBeui para um não ficar brincando na máquina do outro e também em usar classes de ip diferentes em cada ponto. Mas pensei no seguinte: O AP irá trabalhar tbm em cada faixa diferente?? Pois quanto ao servidor seria só criar uma interface virtual na placa, mas e no AP como ficaria isso no caso de usar um DWL-900 (pois acho que é o preço mais em conta)..


    Obrigado a todos.

  10. #10

    Padrão Rede Wireless

    a princípio vc pedio alguma susgestão de equipamentos compatíveis com um orçamento limitado....... então sugeri D-Link.


    Agora o que o amigo citou acima sem dúvidas é uma das melhores opções ..... afinal Lucent é 10. (é um pouco mais caro, mais vale cada real pago).

  11. #11

    Padrão Rede Wireless

    Citação Postado originalmente por ijr
    a princípio vc pedio alguma susgestão de equipamentos compatíveis com um orçamento limitado....... então sugeri D-Link.


    Agora o que o amigo citou acima sem dúvidas é uma das melhores opções ..... afinal Lucent é 10. (é um pouco mais caro, mais vale cada real pago).
    Correto, mas o que eu pedi no segundo tópico era o seguinte:
    Pretendo colocar cada ponto em uma faixa de IP diferente, então pensei como ficaria o AP (DWL-900 mesmo, já que é uma rede beeem pequena), se ele vai aceitar mais de um IP (um para cada classe), pois no server eu criaria uma interface virtual, mas e o AP, vou ter como configurar mais de um IP nele, ou terei que usar a mesma classe de ip em toda a rede?

    Obrigado!

  12. #12
    Visitante

    Padrão Rede Wireless

    nao amigo, entenda uma rede wireless como uma rede cabeada. Compare o AP a um HUB ethernet , então o ap funciona como uma bridge , sendo transparente na rede , assim nao importando sua classe de ips .

  13. #13

    Padrão Rede wireless

    Parceiro,

    Fiz uma rede aqui da seguinte forma, eu utilizei 3 bridges da Ovslink... que tem uma saida de 19 dbi e pode atingir até 22 mbps. Coloquei dois fazendo Ad-hoc e a outra fazendo funçao de ap, tenho 5 clientes pendurados nela extremanente bem, qto as antenas vc pode usar duas setorias pra fazer o ponto a ponto, pode ser ser zirok 24 dbi.. vc funfa um cabo de rede da ovislink que ta recebendo pra que vai fazer funçao de ap... e nessa vc coloca uma antena hyperlink 8 dbi msm... que fica perfeito !!!