Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1
    dbvilar
    Visitante

    Padrão Conectiva Linux.

    Olá, pessoal! Estou pensando em adquirir o Conectiva Linux 10. Gostaria de saber a opinião de alguém que já possui essa versão instalada.

    Obrigado a todos que opinarem.

  2. #2
    garupeiro
    Visitante

    Padrão Conectiva Linux.

    o boot dele e bem rapido foi a unica coisa q achei melhor do q no meu fedora 2

  3. #3
    Visitante

    Padrão Conectiva Linux.

    Detesto Conectiva. Pegue algo que dê pra mexer em qualquer coisa sem depender daquelas m.... como linuxconf.

    Sds.

  4. #4

    Padrão Conectiva

    Olha, todo mundo tem opiniões diferentes, sou usuário do Slackware, mas tenho um servidor conectiva rodando os Serviços http, dns, pop3, smtp, etc. A dois anos e nunca precisei nem sequer rabotar por causa de algum problema no servidor.

    O Site da Conectiva tem um suporte muito bom pra auxiliar os usuários e é muito fácil para usuários novos, mas o problema é que as facilidades como linuxconf (que facilita realmente as configurações) me deixava preguiçoso para aprender o funcionamento do programa como deveria ser. Por isso fui pro Slackware me obriga a entender bem do sistema em linha de comando.


    Quanto o funcionamento e facilidades para Window X muito bom (Excelente como Desktop), mas o Fedora a meu ver é mais fácil ainda.

    Ou o aprovo para novos iniciantes e curiosos pelo sistema de pacotes em RMP. Pois é sempre bom conhecer outras distribuições, mas adote uma única para estudos.

  5. #5

    Padrão Conectiva Linux.

    Cara..para você que é iniciante, você vai se adaptar legal no conectiva 10..eu instalei aqui na minha empresa e meu patrão amou..só o filho dele que não.
    ehehehe
    você pode optar também pelo fedora como o amigo disse acima ou pelo MANDRAKE LINUX..falow..t+

  6. #6
    Visitante

    Padrão Conectiva Linux.

    Agora no CL10 usa-se webmin e não mais o linuxconf.
    Acesso funcional pela web além de muitos outros recursos. Show de bola!!!

    Se quiseres podes baixar o live cd onde dá pra teres uma noção de como é o CL10.

    []s

  7. #7

    Padrão Conectiva Linux.

    Po trocaram o linuxconf pelo webmin?? Tpo na real que webmin é pela internet que vc pode configurar em qq lugar, mas em termos de configuração o linuxconf era bem melhor que o webmin(digo era pq a ultima vez que usei CL foi na versao 8.0).

    Tpo mas volltando ao assunto de qual distro usar eu recomendo pra iniciantes SuSE, ela é sempre esquecida pelo pessoal do forum mas acho que pra começo é bem legal pois tem o YAST que é uma bela mão na roda, mas não da tudo pronto, pois tem bastante coisas pra vc mudar e tals dentro de cada modulo de configuração.

    Pois entao eu recomendo o SuSE.

    Falows

  8. #8

    Padrão Conectiva Linux.

    Citação Postado originalmente por ruyneto
    Po trocaram o linuxconf pelo webmin?? Tpo na real que webmin é pela internet que vc pode configurar em qq lugar, mas em termos de configuração o linuxconf era bem melhor que o webmin(digo era pq a ultima vez que usei CL foi na versao 8.0).

    Tpo mas volltando ao assunto de qual distro usar eu recomendo pra iniciantes SuSE, ela é sempre esquecida pelo pessoal do forum mas acho que pra começo é bem legal pois tem o YAST que é uma bela mão na roda, mas não da tudo pronto, pois tem bastante coisas pra vc mudar e tals dentro de cada modulo de configuração.

    Pois entao eu recomendo o SuSE.

    Falows
    Linux conf nunca foi bom nem mesmo no COnectiva 8 o webmin sempre superou o linuxconf , na minha opinião o linux conf é apior ferramenta que eu ja vi ...


    Instala o Debian ai amigo que vc não vai se arrrenpende .

  9. #9

    Padrão Conectiva Linux.

    Smvda, como vc disse na sua opnião o linuxconf é a pior ferramenta que vc ja viu, mas quando eu estava começando com linux me ajudou bastante, e na versão 8 configurei o que precisava mais basico por la, o resto fui de linha de comando, quando pra iniciante recomendar o Debian ae eu discordo, primeiro pra quem nunca teve contato com o linux pode ser algo muito desgastante e acabar com a vontade do cara de iniciar no mundo linux, se ele ja for um pouco experiente e como pareçe quer comprar alguma distro sugiro rpa ele SuSE, ou conectiva mesmo. SuSE pq eu acho que em pouco tempo vai superar o fedora e outras e se tornar a distribuição comercial dos linux e conectiva pelo suporte que quando começei prescisei bastante e sempre fui mto bem atendido. E quando ele se sentir mais confiante ou quiser pode passar pra outras distros como Slack ou Debian.

    Falows

  10. #10

    Padrão Conectiva Linux.

    Citação Postado originalmente por ruyneto
    Smvda, como vc disse na sua opnião o linuxconf é a pior ferramenta que vc ja viu, mas quando eu estava começando com linux me ajudou bastante, e na versão 8 configurei o que precisava mais basico por la, o resto fui de linha de comando, quando pra iniciante recomendar o Debian ae eu discordo, primeiro pra quem nunca teve contato com o linux pode ser algo muito desgastante e acabar com a vontade do cara de iniciar no mundo linux, se ele ja for um pouco experiente e como pareçe quer comprar alguma distro sugiro rpa ele SuSE, ou conectiva mesmo. SuSE pq eu acho que em pouco tempo vai superar o fedora e outras e se tornar a distribuição comercial dos linux e conectiva pelo suporte que quando começei prescisei bastante e sempre fui mto bem atendido. E quando ele se sentir mais confiante ou quiser pode passar pra outras distros como Slack ou Debian.

    Falows
    Eu sempre me baseio para falar ou responder neste forum na minha esperiencia de vida, eu começei a mexer com debian quanto a dificuldade concordo com vc o debian é bem dificil mas o debian é o sistema que eu mais conheço e gosto então isso é muito por gosto ele acho que deve pegar umas 5 distribuiçoes instalar e começar a mexer a que ele mais gostar deve ir a diante, quanto ao Suse eu concordo com vc .. eu achava que ele iria toma o lugar do redhat e conectiiva entre outros para desktop no começo deste ano ..ainda ,,, mas vai levar mais tempo até esta distribuição se difundir melhor ... quanto a conectiva eles tem um bom suporte mas o produto deles não é muito bom ...

  11. #11

    Padrão Conectiva Linux.

    Citação Postado originalmente por smvda
    Eu sempre me baseio para falar ou responder neste forum na minha esperiencia de vida, eu começei a mexer com debian quanto a dificuldade concordo com vc o debian é bem dificil mas o debian é o sistema que eu mais conheço e gosto então isso é muito por gosto ele acho que deve pegar umas 5 distribuiçoes instalar e começar a mexer a que ele mais gostar deve ir a diante, quanto ao Suse eu concordo com vc .. eu achava que ele iria toma o lugar do redhat e conectiiva entre outros para desktop no começo deste ano ..ainda ,,, mas vai levar mais tempo até esta distribuição se difundir melhor ... quanto a conectiva eles tem um bom suporte mas o produto deles não é muito bom ...
    Com certeza cara todos nos baseamos em experiencia própria, por exemplo eu acho o webmin confuso em algumas parte de configuraçao, coisa que já é mais simple no linuxconf, mas tudo vai de gosto, quanto a testar umas 5 distribuiçoes tb concordo, mas já que le quer comprar uma, pelo menos foi o que ele deixou a entender, sugiro SuSE ou o conectiva mesmo, os motivos ja citei, fora isso ele pode pegar na internet o Debian, Slack e Fedora, e ver qual ele prefere, quanto ao conectiva ser meio ruinzinho, não sei atualmente como esta, mas quando começei achava ele bem bom pra aprender (isso foi na versao 4.0) e o suporte deles foi show, entao se ele tiver começando e quiser um suporte pra solucionar as duvidas recomendo o conectiva(se bem que hj nao sei se o suporte é o mesmo).

    Falows

  12. #12
    gmlinux
    Visitante

    Padrão Conectiva Linux.

    Fui instrutor de conectiva por 4 anos e posso afirmar uma coisa, é tão boa ou ruim quanto qualquer outra
    Se o pessoal der uma olhada nos keymaps us-acentos e br_abnt2, de qualquer distro, vão ver a mão da conectiva, o port do apt para rpm, conectiva, o developer do windowmaker trabalhou na conectiva (ou trabalha ainda ?), assim, se tirarmos o preconceito pelo fato de ser nacional ...

    Minha única ressalva é que grandes fabricantes e desenvolvedores costumam fazer homologação de apenas certas distros, assim, quando se precisa de suporte, ,recomendo ter a distro homologada.

    Atualmente minha paixão é SuSE...

    E para variar aquela máxima: a melhor distro é a que domina....

  13. #13
    Aquini
    Visitante

    Padrão Conectiva Linux.

    Citação Postado originalmente por gmlinux
    E para variar aquela máxima: a melhor distro é a que domina....
    Concordo plenamente...

    Tive conectiva desde o MARUMBI (que era chamado de conectiva red hat linux) até o CL 8 atualmente ando com RH e FC2 e embora tenha me "entregado de corpo e alma" aos RH & Cia, nunca achei tão ruim o conectiva... inclusive não entendo o porque de tão duras críticas...

    T+

  14. #14
    dbvilar
    Visitante

    Padrão E os programas?

    Olá pessoal. Agradeço a todos que tentaram me ajudar. Esqueci de dizer que não sou tão iniciante assim e sei me virar um pouco no Linux. Já instalei aqui em casa o Mandrake 9.1, Conectiva 7.0, Technolinux 3.0 - esse é triste -, e claro, como não poderia deixar de ser, o Kuruma. Mas, a minha grande dúvida é...os programas funcionam corretamente? E os jogos? São simples, é verdade, mas tem que funcionar. E o suporte a hardware - vídeo, impressora, dispositivos USB...etc ? Por incrível que pareça, o Kuruma é, até o momento, o que melhor se adaptou ao meu hardware e, como ele provém do Debian, concluo que seria uma ótima opção entre tantas outras. Nessa data - 10/11 - ví umas opiniões sobre o Fedora 3 que dizem estar muito bom. E também, uma versão recente do Debian - que não me recordo qual é. E também, ví uma reportagem internacional sobre o Conectiva 10. Na chamada dizia que ele não era bom somente para os brasileiros. Mas, o problema das versões da Conectiva que instalei, não funcioram como deveriam - havia muitos bugs e muitos programas não funcionavam! Será que resolveram esse tipo de problema?

    Um abraço a todos. Fiquem à vontade para expressarem suas opiniões.

  15. #15

    Padrão Conectiva Linux.

    Bom dbvilar, quanto as distribuiçoes tenho poucas informaçoes pq antdo usando apenas SuSE, Free, entao vou falar do SuSE, para reconhecimento de dispositivos USB, assim que estes foram implementados no kernel nunca tive problemas, inclusive estou com uma camera USB ele reconheçe ele tanto no modo camera digital(como se fosse um hd usb) como no modo webcam. A unica coisa que tive problema ate hj é que ele reconhece meu monitor errado entao tenho que sempre acertar o X durante a instalação pra nao dar pau depois, mas de resto nunca tive problema com suporte de hardware(inclusive ja pega os drivers da nvidia via YAST)

    bom eh isso qq coisa é so perguntar.

    Falows

    PS:tb tenho um impressora USB que funciona numa boa.
    PS2:tb já testei teclado e mouse USB e funcionaram normal tb.

  16. #16

    Padrão Conectiva Linux.

    O 10 tá legal para desktop.

  17. #17
    gmlinux
    Visitante

    Padrão Conectiva Linux.

    A Conectiva parece que passou por algumas reformulações e parece que as últimas versões, sobretudo a 9, não estavam muito caprichadas, dizem que na 10 ela coltou pro rumo, infelizmente não tive oportunidade de confirmar.
    Mais este tipo de coisa acontece, quem não lembra do redhat 7.0...

  18. #18
    gelemeurer
    Visitante

    Padrão Conectiva Linux.

    Pra iniciantes recomendaria Mandrake, Conectiva e Kurumin. Gosto muito do Conectiva 10 e acho que para iniciantes é ideal por haver muito material na internet, bastando com o google achar a resposta para a dúvida. Como servidor tb vai muito bem e depois de mais ambientado o usuario poderia testar outras distro.

    O webmin veio tomar o lugar do linuxconf, mas este continua lá para aqueles que estão mais acostumados. São ferramentas que facilitam a vida mas nada impede de usar um shell e fazer as conf na mão.

    []s

    Gele

  19. #19

    Padrão Red Hat

    Considero o Red Hat melhor que o Conectiva. Fiz um curso de Conectiva, por que ia me certificar e prefiri o Red Hat.
    Mas cada um tem sua opnião(por isso somos free) e respeito a de todos.

  20. #20
    klifton
    Visitante

    Padrão Conectiva Linux.

    Sou instrutor de Linux e sugiro para um inicio no linux sempre pelo conectiva utilizo ele em minhas aulas, instalação facil reconhece hardware numa boa moleza, hoje pra desktop utilizo o mandrake 10.1 mas até 5 meses atras utilizava o conectiva, para quem ker encarar algumas confs e jah tem experiencia utilize o slack.