+ Responder ao Tópico



  1. #1
    danillorios
    Visitante

    Padrão squid com 1 placa de rede

    amigos,

    estou compartilhando a internet com uma placa de rede.

    será que em funcao disto preciso mudar algo na configuração do squid?

    agradeco as dicas...

  2. #2
    karfax
    Visitante

    Padrão squid com 1 placa de rede

    Como voce configurou, como um alias? - meu, abra mais a mão, sua instalação vai ficar muito melhor....

    Sds,

  3. #3
    danillorios
    Visitante

    Padrão squid com 1 placa de rede

    rsrsr...

    vou abrir mais a mao amigao... eheheh é que pensei que poderia ficar melhor assim... ligado direto no hub... mas entao vou fazer como esta falando...

    sendo assim, só gostaria de adquirir este conhecimento...

    é melhor usar duas entao???

    de qq forma, veja como fiz...

    ifconfig eth0:1 192.168.0.1/24

    e ai compartilhei a conexao da seguinte forma

    iptables -t nat -A POSTROUTING -p tcp -s 192.168.0.0/24 -j MASQUERADE

    amigao, lembre-se que sou iniciante... e qq dica que queira dar sera uma grande ajuda...

    so para esclarecer um pouco mais do pq fiz esta pergunta sobre o squid e uma unica placa de rede, é o seguinte...

    tentei usar esta linha:
    iptables -t nat -A PREROUTING -i eth0 -p tcp --dport 80 -j REDIRECT --to-port 3128

    para ver se rolava o squid... mas ai o cliente nao navega nem ferrando...

    o squid iniciou normalmente... a unica duvida que tenho se o squid ta rolando 100% é que nao to achando o arquivo ncsa_auth (uso o slackware) e nao sei se é isto que ta dando zica... (mas sobre isso to vendo num outro topico com os amigos aqui do fórum).

    se tiver alguma dica agradeco muito... pois estou estudando e lendo um montao de artigos, mas nao to conseguido achar nada sobre o slackware e o squid e este caso do ncsa_auth...

    valeu.

  4. #4

    Padrão squid com 1 placa de rede

    Você pode rodar sim o Squid com uma placa de rede. É normal e você não tem que alterar absolutamente nada no seu squid.conf, mas daí você vai ter que ligar o seu roteador ou modem em um HUB para depois distribuir para o micro que vai ser servidor e para depois você ligar os outros computadores. Não é exatamente a topologia mais indicada... pelo fato de não ser totalmente segura, dependendo da configuração do roteador.

    Mas caso você esteja utilizando na sua casa, recomendo mais uma regrinha de NAT... e caso você adicione mais de uma placa de rede, você vai ter que adicionar rotas na máquina servidor.


    Abraços!

  5. #5
    karfax
    Visitante

    Padrão squid com 1 placa de rede

    Desculpe eu te contradizer, Stefano, mas um gateway rodando nat e proxy com apenas uma placa de rede não é exatamente o que se chama de instalação comum. Mesmo com uma netmask diferente para os dois segmentos de rede: modem e rede interna. :?:

    Sds,

  6. #6

    Padrão squid com 1 placa de rede

    Citação Postado originalmente por karfax
    Desculpe eu te contradizer, Stefano, mas um gateway rodando nat e proxy com apenas uma placa de rede não é exatamente o que se chama de instalação comum. Mesmo com uma netmask diferente para os dois segmentos de rede: modem e rede interna. :?:

    Sds,
    É, não é o mais comum a se fazer, realmente. Mas também não deixa de ser incomum...

  7. #7
    whinston
    Visitante

    Padrão outra placa

    nossa veio, num faz isto na tua rede.. compra um realtek de R$ 20 e separa a rede.. instala um IDS (snort), coloca umas regras básicas de fw.. não compromete a segurança por pouca coisa

  8. #8
    danillorios
    Visitante

    Padrão squid com 1 placa de rede

    opa...

    agora falamos de sguranca...

    ai sim...

    entao existem bons motivos para separar?!?!?!

  9. #9
    danillorios
    Visitante

    Padrão squid com 1 placa de rede

    alguem sabe algum tutorial para instalar as duas placas de rede no slackware e compartilhar a internet?

    comprei mais uma.. .ehehehhe

  10. #10
    danillorios
    Visitante

    Padrão squid com 1 placa de rede

    oi