Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico

1. Mano brão vc vai d ter de escrever seu próprio script conforme suas regras ou melhor bases..... dá para vc pegar o começo do script do nosso amigo ai e escrever o resto conforme você quer... quanto ao log tem sim!
    vê ai ce vc concegue fazer o script rodar c naum posta ai como está sua estrutura.... blz que dai vou tentar te ajudar.
    falows

Citação Postado originalmente por Danilo_Montagna
    vc sabe se existe como fazer essa checagem ?

de repente gravar um log a palavra "Link OFF" e fazer ele ler esse log por esas linha antes de executar o comando ? se estiver LINK OFF no arquivo de log.. ele nao faz nada.. caso contrario.. se o ping responder .. ele adiciona a rota novamente ... e loga no arquivo "Link ON" .. e depois como o ping ira responder.. ele vai checar se existe a palavra "LINK ON" dentro do logfile.. se tiver.. ele nao faz nada..

vc tem ideia de como faz isso no shell script ?

2. bom nao se esqueca de que alterar seu load balance voce deve (deve nao, é quase que obrigatorio) voce limpar o cache de rotas, pois senao ele continuara roteando os pacotes pelo link invalido (isso é uma grave falha do iproute2), o comando "ip flush cache" resolve o seu problema, se nao me falha a memoria (faz um certo tempinho q eu nao faco loadbalance com iproute2), assim ele vai aprender as novas rotas pelo "novo" link.

vale a pena lembrar tambem que existe um patch para corrigir esse problema do iproute2 nao se preocupar com o estado do link. procure por ele. talvez seja melhor do que fazer um script e teste-o, e veja se funciona.

outra solução é monitorar a conexao com o "mon" e fazer um script para na hora q ele tomar a decisão executar o mesmo ajeitando seus links, bom, essa é uma solução mais complexa, entretanto mais robusta do que um simples script, pois conta com logs, alertas de email, etc etc.

Nao to desmerecendo o script, mais dependendo do que voce for fazer o script vai ficar maior e mais complexo, caso voce queira monitrar outro servico, terá que fazer outro script, ja com o mon isso fica um pouco mais facil, já que ele foi feito para monitoração, basta adptar ele ao seu caso, mas como um "workaround" va com o script que eh muito, mas muito mais facil, mas lembre-se que essa solução pode falar, e deixar seu link em estado incosistente, mesmo que pode 3 minutos, ou o tempo de intervalo do seu cron + a execucao do script, se voce se der o luxo de ficar esse tempo todo "offline", sem problemas.

3. eu tive pensnado... para ficar mais facil da para fazer dois scripts... pois vc vai colocar tipo o script1 no crontab dai ele ta ali rodando..... quando flahar ele limpa as regras cria as suas , troca o nome dele no cron para o nome do script2 e chama o script2, que por sua vez fai fazer o inverso......

O que vc acha... pelo que tive analisando da realmente para fazer tudo isso com esse fragmento do script de cima![/code]

4. Boa lembrada.... eu uso os scripts pois não tenho problemas quanto ao tempo.... mas é uma boa escolha
    Citação Postado originalmente por mistymst
    Nao to desmerecendo o script, mais dependendo do que voce for fazer o script vai ficar maior e mais complexo, caso voce queira monitrar outro servico, terá que fazer outro script, ja com o mon isso fica um pouco mais facil, já que ele foi feito para monitoração, basta adptar ele ao seu caso, mas como um "workaround" va com o script que eh muito, mas muito mais facil, mas lembre-se que essa solução pode falar, e deixar seu link em estado incosistente, mesmo que pode 3 minutos, ou o tempo de intervalo do seu cron + a execucao do script, se voce se der o luxo de ficar esse tempo todo "offline", sem problemas.

Danilo_Montagna
    galera.. ja consegui .. valew... uma pessoa se ofereceu para fazer o script para mim.. e como meu negocio é infra e nao shell script... eu so tenho a agradecer a todos..

mistymst,

O flush de cache de rotas.. ja esta no script que cria o balanceamento.. e tb vai estar no script de monitoracao dos links.. e sera executado sempre que houver mudanca no estado de qualquer rota.. mais obrigado por avisar mesmo assim...

Tópicos Similares

1. Como criar um shell script para monitoramento de log(url)
    Por nozey no fórum Linguagens de Programação
    Respostas: 7
    Último Post: 30-10-2005, 20:12
  2. Dialog e shell - script para back-up
    Por Germano_Silva no fórum Linguagens de Programação
    Respostas: 1
    Último Post: 14-09-2004, 12:06
  3. shell script para levantar o protocolo IPX
    Por noir no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 4
    Último Post: 10-08-2004, 10:51
  4. shell script para editar tags mp3