+ Responder ao Tópico



  1. #1
    buribai
    Visitante

    Padrão Servidor Web/Mail emcima de ADSL Empresa, somente 1 IP

    Olá pessoal,

    estou com uma dúvida meio que básica, só que bastante crucial. Instalei um servidor linux Slackware 10 aqui na empresa e nele irão rodar os seguintes serviços:

    * Apache - servidor web
    * DNS - Bind
    * Postfix - webmail
    * Firewall - Iptables
    * Squid

    Começei configurando o firewall, até ai tudo blz, já está tudo configurado ok, depois configurei o apache com ssl, tbem está ok. Inclusive qdo digito em algum browser no servidor http://localhost, já aparece a pagina aqui da empresa.
    Até ai tudo blz!!!
    Minha dúvida é o seguinte, tenho que levantar todos aqueles serviços em cima de um plano ADLS empresas de 800 k, ou seja, só tenho 1 IP fixo.
    Como vou fazer??
    Alguem pode me ajudar ou me indicar um tutorial ???

    Tenho dúvidas em relação à topologia da rede. Por exemplo, o modem é um alcatel speed touch, e o ip dele é 192.168.0.254. Então vou ter que levantar uma das placas de rede do servidor, ou seja, a interface externa nessa faixa de ip ?? Ou vou ter que levantar essa placa eth externa já com o ip válido 200.XXX.XXX.X ???? Como vou dar a meu servidor web um ip fixo ???

    Já tenho um servidor web rodando em cima de um frame relay que tem uma faixa de ips válidos. Só queria transferir esses serviços para o ADSL empresa pois geraria uma economia grande aqui para empresa.
    Depois que eu alterar, vou ter que entrar em contato com algum orgão, como por exemplo a FAPESP ou www.registro.br ?????


    Desculpa a falta de conhecimento nesse assunto e
    Desde já muito agradecido, um abraço a todos.

  2. #2

    Padrão Servidor Web/Mail emcima de ADSL Empresa, somente 1 IP

    Ola...

    Você não precisa de um IP fixo no seu servidor da empresa. Conecta o modem na placa de rede do seu server e basta fazer um redirecionamento das portas do modem para o server com ip falso. Agora se desejas um ip verdadeiro no server, deixa o modem modo bridge e faz uma autenticação usando ppoe o Linux..

    Nesta URL tem um passo a passo de como fazer..., mas aconselho a 1° opção...

    http://www.abusar.org/

    t+

  3. #3

    Padrão Servidor Web/Mail emcima de ADSL Empresa, somente 1 IP

    A FAPESP e o registro.br é a mesma coisa pois a fapesp que contrala os registro no brasil, então no registro.br vc vai ter de mudar povavelmente pois seu ip vai mudar e vai ter de por ele no resgistro, como master e vai ter de achar um slave, falows

  4. #4
    buribai
    Visitante

    Padrão Servidor Web/Mail emcima de ADSL Empresa, somente 1 IP

    Olá amigos, muito obrigado pelas respostas.

    Mas fiquei com uma dúvida agora ???

    Qual o motivo de se implementar a autenticação PPPoe ???

  5. #5

    Padrão Servidor Web/Mail emcima de ADSL Empresa, somente 1 IP

    Ola...

    Através da autenticação pelo Linux vc terá o IP-Válido no Linux e não necessitara redirecionamento através do modem.

    [];

  6. #6
    karfax
    Visitante

    Padrão Servidor Web/Mail emcima de ADSL Empresa, somente 1 IP

    Sinto muito te informar, mas pra voce ter um site rodando ssl vc tem que ter um ip dedicado só pra isso. ADSL neste caso específico, não vai adiantar muito. A solução seria contratar ssl de terceiro, e colocar a rede da empresa em adsl.

    Como já sou muito velho, esta informação pode estar desatualizada. Até que provem ao contrario...

    Sds,

  7. #7

    Padrão Servidor Web/Mail emcima de ADSL Empresa, somente 1 IP

    Citação Postado originalmente por karfax
    Sinto muito te informar, mas pra voce ter um site rodando ssl vc tem que ter um ip dedicado só pra isso. ADSL neste caso específico, não vai adiantar muito. A solução seria contratar ssl de terceiro, e colocar a rede da empresa em adsl.

    Como já sou muito velho, esta informação pode estar desatualizada. Até que provem ao contrario...

    Sds,
    Então, com a ADSL Empresarial da Brasil Telecom você tem um ip dedicado..... que é o caso dele..

    t+

  8. #8
    Aquini
    Visitante

    Padrão Servidor Web/Mail emcima de ADSL Empresa, somente 1 IP

    Sem querer estragar o seu "pastel", mas sua idéia não vai dar certo... o ADSL é uma tecnologia especificamente projetada para popularizar a internet de banda larga para residências e pequenos escritórios, ou seja, para casos em que se necessita ou se deseja velocidade para navegar e fazer downloads de dados e informações. Ela não se presta para servir por mais que te digam ao contrário... e no plano empresarial que te fornecem um IP fixo você até vai conseguir gerenciar remotamente seu servidores mas não vai ter um resultado satisfatório se por exemplo, colocar o seu Webmail no link do ADSL.
    A D S L
    Acrônimo de "asymmetric digital subscriber line".

    Linha Digital Assimétrica para Assinante

    ADSL é uma tecnologia que permite transferência digital de dados em alta velocidade por meio de linha telefônica de cobre comum, com pares trançados.

    Baseada em uma linha telefônica especial, esta tecnologia atinge até 9 Mbps no downstream (provedor -> assinante) e até 1 Mbps no upstream (assinante -> provedor) - um desempenho muito superior à média atual, que é de 256 Kbps no downstream e 56 Kbps no upstream.

    O sistema divide sua linha em duas, uma para telefone, e outra para dados.

    E a banda de dados, em duas, uma maior, para Download, e outra menor, para Upload, daí o nome, Assimétrica.
    http://www.tchesoft.com.br/images/bandas_adsl.gif

    Na figura acima você pode observar a divisão das bandas de frequências dentro do cabo, perceba que a faixa destinada à UPSTREAM é bem menor que a DOWNSTREAM

    Portanto use o ADSL para a sua rede Navegar, e deixe o Link IP TURBO com os IP válidos para serviços q a empresa disponibiliza na web...

    T+

  9. #9

    Padrão Servidor Web/Mail emcima de ADSL Empresa, somente 1 IP

    Citação Postado originalmente por Aquini
    Sem querer estragar o seu "pastel", mas sua idéia não vai dar certo... o ADSL é uma tecnologia especificamente projetada para popularizar a internet de banda larga para residências e pequenos escritórios, ou seja, para casos em que se necessita ou se deseja velocidade para navegar e fazer downloads de dados e informações. Ela não se presta para servir por mais que te digam ao contrário... e no plano empresarial que te fornecem um IP fixo você até vai conseguir gerenciar remotamente seu servidores mas não vai ter um resultado satisfatório se por exemplo, colocar o seu Webmail no link do ADSL.
    A D S L
    Acrônimo de "asymmetric digital subscriber line".

    Linha Digital Assimétrica para Assinante

    ADSL é uma tecnologia que permite transferência digital de dados em alta velocidade por meio de linha telefônica de cobre comum, com pares trançados.

    Baseada em uma linha telefônica especial, esta tecnologia atinge até 9 Mbps no downstream (provedor -> assinante) e até 1 Mbps no upstream (assinante -> provedor) - um desempenho muito superior à média atual, que é de 256 Kbps no downstream e 56 Kbps no upstream.

    O sistema divide sua linha em duas, uma para telefone, e outra para dados.

    E a banda de dados, em duas, uma maior, para Download, e outra menor, para Upload, daí o nome, Assimétrica.
    http://www.tchesoft.com.br/images/bandas_adsl.gif

    Na figura acima você pode observar a divisão das bandas de frequências dentro do cabo, perceba que a faixa destinada à UPSTREAM é bem menor que a DOWNSTREAM

    Portanto use o ADSL para a sua rede Navegar, e deixe o Link IP TURBO com os IP válidos para serviços q a empresa disponibiliza na web...

    T+
    Concordo em termos com o amigo, é claro que se você quer implementar um webhost, ou algo genérico, com um UPSTREAM elevado, algo como ADSL mesmo sendo a Empresarial não corresponderia. Mas agora para pequenas e médias empresas que querem administrar poucos domínios e não tenham uma quantidade enorme de acessos é uma solução boa com um custo bem acessível...

  10. #10
    buribai
    Visitante

    Padrão Servidor Web/Mail emcima de ADSL Empresa, somente 1 IP

    Concordo extremamente com o Luiz Junior,

    Meu plano de Frame Relay é um plano antigo de 256 K, ou seja, a taxa de upload e de download seria de 256 K.

    No plano ADSL empresa 800 k, a taxa de download pode chegar até 800 k e a taxa de upload gira em torno de 300 k. Que já é mais rápido que 256k.

    No meu caso, onde é uma média empresa, essa solução além de ser mais barata vai tornar os serviços mais rápidos.

    Abraços

  11. #11
    Aquini
    Visitante

    Padrão Servidor Web/Mail emcima de ADSL Empresa, somente 1 IP

    Companheiro, converse bem com sua operadora, e se esta taxa de upload for verdadeira repasse o telefone do contato, para que todos se beneficiem...

    No seu plano empresarial de 800 K, na melhor das hipóteses, você vai conseguir um upstream de 76 K. e isso provavelmente nos dias em que só o servidor esteja navegando, porque se tiver mais um usuário seu navegando, os 76 K serão esmiuçados...

    Se quiser pagar para ver....

    T+

  12. #12

    Padrão Servidor Web/Mail emcima de ADSL Empresa, somente 1 IP

    Citação Postado originalmente por Aquini
    Companheiro, converse bem com sua operadora, e se esta taxa de upload for verdadeira repasse o telefone do contato, para que todos se beneficiem...

    No seu plano empresarial de 800 K, na melhor das hipóteses, você vai conseguir um upstream de 76 K. e isso provavelmente nos dias em que só o servidor esteja navegando, porque se tiver mais um usuário seu navegando, os 76 K serão esmiuçados...

    Se quiser pagar para ver....

    T+
    Sim, é 800 X 300, O plano é ADSL Emprasarial com 1 IP Fixo, sem controle de seções TCP, tudo isto está em contrato, conforme você mesmo pode ler no site da operadora que é a Brasil Telecom. Tenho 3 clientes que utilizam este serviço e realmente eles cumpre o contrato. Como falei, para pequenas ou médias empresas é um ótimo custo/benefício. Voce tambem pode aqiquirir planos 1500 X 300 ou 400 X 200, conforme sua necessidade.

    t+

  13. #13
    buribai
    Visitante

    Padrão Servidor Web/Mail emcima de ADSL Empresa, somente 1 IP

    É isso Bauer,

    Nos planos da Brasil Telecom está até em contrato.

    Inclusive existem sites que te dão o diagnostico das taxa
    upload e download.

    Dê um olhadinha no g8.net

    Abraços

  14. #14

    Padrão Servidor Web/Mail emcima de ADSL Empresa, somente 1 IP

    Só mais um detalhe, deve-se considerar a perca entre 10% a 20%, referente ao ao encapsulamento do protocolo pppoA.... tanto para DOWN como UP.

    [];

  15. #15
    Predalien
    Visitante

    Padrão Servidor Web/Mail emcima de ADSL Empresa, somente 1 IP

    Citação Postado originalmente por buribai
    É isso Bauer,

    Nos planos da Brasil Telecom está até em contrato.

    Inclusive existem sites que te dão o diagnostico das taxa
    upload e download.

    Dê um olhadinha no g8.net

    Abraços

    Não se engane... o contrato prevê ATÉ 300 k

  16. #16
    buribai
    Visitante

    Padrão Servidor Web/Mail emcima de ADSL Empresa, somente 1 IP

    Realmente,

    a taxa de upload e de até 300 K e a de download até 800 K.

  17. #17

    Padrão Servidor Web/Mail emcima de ADSL Empresa, somente 1 IP

    Cara mas o seguinte ja vi muita empresa de pequeno ate medio porte usando serviço adsl e rodando pagina numa boa, inclusive com os usuarios usando internet e tals, o que tem de ser feito é ele analisar se começar a ficar muito ruim ele troca por um IP turbo, mas acho que se não for mto critico o uso do servidor e da banda dele da pra usar numa boa.

    PS: Bloqueia tudo que for kazza emule e coisa do genero

    Falows

  18. #18
    Aquini
    Visitante

    Padrão Servidor Web/Mail emcima de ADSL Empresa, somente 1 IP

    Há mais um ponto a ser observado... no caso de você gerenciar seu próprio domínio, a FAPESP exige q você tenha dois servidores de nome que resolvam o seu domínio corretamente, se você ficar apenas com 1 IP do ADSL como vai montar o outro DNS?
    Se você tem servidores que são acessados via WEB na sua empresa, e ela faz negócios ou necessita de que os serviços WEB estejam disponíveis esqueça esta idéia de colocar os serviços no Link ADSL... deixe ele apenas para navegação.

    T+

  19. #19
    Visitante

    Padrão Servidor Web/Mail emcima de ADSL Empresa, somente 1 IP

    Concordo com o amigo aquini,


    Acho o seguinte, cada caso é um caso.

    No meu caso, o servidor web é uma pagina só pra dizer que tem, pois
    ela é bastante estatica.

    Em relação ao segundo DNS, existem provedores que cobram um valor
    simbolico pra vc cadastrar o DNS secundario neles. No meu caso tenho uma filial que tbem tem 1 ip fixo, daí montei o secundario lá.


    Abraços

  20. #20
    Visitante

    Padrão Servidor Web/Mail emcima de ADSL Empresa, somente 1 IP

    olha todas as vezes que eu usei servicos adsl para servir algo na internet nao ficou bom o adsl responde bem poucas sessoes qndo comeca a enxer mesmo q se tenha uma assinatura de 1mb fica ruim nao sei pq