+ Responder ao Tópico



  1. #1
    danielfernandes
    Visitante

    Padrão Squid autenticar suários pela senha do sistema

    Olá a todos...

    Esta é minha primeira postagem neste fórum, e como iniciante, a minha dúvida parece ser muito simples, menos pra mim.

    Já li vários artigos sobre autenticação do squid e todos falam sobre autenticar os usuários utilizando o arquivo NCSA_AUTH e um arquivo de senhas. Até consegui fazer desta maneira.

    Só que como tenho uma máquina onde os usuários estão cadastrados no próprio linnux, e as senhas estão sincronizadas com o samba, gostaria de saber se existe um meio de fazer o squid autenticar os usuários pelas senhas do próprio sistema, assim o mesmo par usuário/senha serviria para autenticar os usuários no linux, no samba, no servidor de e-mails e no proxy. Assim quando se alterar uma senha no linux, tudo mais seria alterado.

    De já agradeço qualquer ajuda ou mesmo informação sobre documentação onde possa encontrar algo sobre este assunto.

    Antes que eu me esqueça, estou usando o conectiva 10.

    Daniel Fernandes

  2. #2

    Padrão Re: Squid autenticar suários pela senha do sistema

    Você está utilizando o modulo ncsa_auth!

    Faz o seguinte teste.... lá aonde vc coloca o endereço do arquivo de senhas do squid... aponte para
    Código :
    \etc\passwd
    que é o arquivo de senhas do linux!!!!
    veja ai e poste para a gente vê blz



    Citação Postado originalmente por danielfernandes
    Olá a todos...

    Esta é minha primeira postagem neste fórum, e como iniciante, a minha dúvida parece ser muito simples, menos pra mim.

    Já li vários artigos sobre autenticação do squid e todos falam sobre autenticar os usuários utilizando o arquivo NCSA_AUTH e um arquivo de senhas. Até consegui fazer desta maneira.

    Só que como tenho uma máquina onde os usuários estão cadastrados no próprio linnux, e as senhas estão sincronizadas com o samba, gostaria de saber se existe um meio de fazer o squid autenticar os usuários pelas senhas do próprio sistema, assim o mesmo par usuário/senha serviria para autenticar os usuários no linux, no samba, no servidor de e-mails e no proxy. Assim quando se alterar uma senha no linux, tudo mais seria alterado.

    De já agradeço qualquer ajuda ou mesmo informação sobre documentação onde possa encontrar algo sobre este assunto.

    Antes que eu me esqueça, estou usando o conectiva 10.

    Daniel Fernandes

  3. #3
    danielfernandes
    Visitante

    Padrão Re: Squid autenticar suários pela senha do sistema

    Spectrum, sou muito grato pela sua atenção em ter respondido minha dúvida, mas a dica não deu certo. Já havia até testado...

    Em todas as documentações que li não encontrei nenhuma resposta a minha pergunta e nenhuma solução direta, mas consegui encontrar uma solução alternativa que usa o arquivo smb_auth para autenticar o usuário contra o servidor Samba que está rodando na mesma máquina onde o Squid roda. Como as senhas do Samba são sincronizadas com as senhas do sistema então a alteração da senha do sistema acarreta a alteração da senha do samba que finalmente é a mesma do proxy.

    Sendo assim uma mesma senha é utilizada para o logon na rede, o acesso SSH para uso do sistema de gestão, o envio e recebimento de e-mails e o acesso a conteúdos de internet.

    Também agradeço aos que leram este tópico, mesmo sem responder.

    Daniel Fernandes

    Citação Postado originalmente por spectrum
    Você está utilizando o modulo ncsa_auth!

    Faz o seguinte teste.... lá aonde vc coloca o endereço do arquivo de senhas do squid... aponte para
    Código :
    \etc\passwd
    que é o arquivo de senhas do linux!!!!
    veja ai e poste para a gente vê blz



    Citação Postado originalmente por danielfernandes
    Olá a todos...

    Esta é minha primeira postagem neste fórum, e como iniciante, a minha dúvida parece ser muito simples, menos pra mim.

    Já li vários artigos sobre autenticação do squid e todos falam sobre autenticar os usuários utilizando o arquivo NCSA_AUTH e um arquivo de senhas. Até consegui fazer desta maneira.

    Só que como tenho uma máquina onde os usuários estão cadastrados no próprio linnux, e as senhas estão sincronizadas com o samba, gostaria de saber se existe um meio de fazer o squid autenticar os usuários pelas senhas do próprio sistema, assim o mesmo par usuário/senha serviria para autenticar os usuários no linux, no samba, no servidor de e-mails e no proxy. Assim quando se alterar uma senha no linux, tudo mais seria alterado.

    De já agradeço qualquer ajuda ou mesmo informação sobre documentação onde possa encontrar algo sobre este assunto.

    Antes que eu me esqueça, estou usando o conectiva 10.

    Daniel Fernandes

  4. #4
    Danilo_Montagna
    Visitante

    Padrão Squid autenticar suários pela senha do sistema

    authenticate_program /usr/bin/smb_auth -W NETWORK -U 192.168.0.2

    NETWORK = nome do seu dominio samba
    192.168.0.2 = servidor onde roda o samba

    []'s