+ Responder ao Tópico



  1. #1
    nafre
    Visitante

    Padrão GENTOO Opinião

    O usuario pascal me mandou a seguinte MP

    Você é usuário do Gentoo né? To pensando em experimentar ele... (atualmente uso o Debian) sera que você nao poderia me dar alguma informação sobre a sua experiencia com o Gentoo ? Qualidades? Defeitos ? Caracteristicas ? etc...
    Resolvir compartilhar a resposta com o forum:

    Hehehe. + um user gentoo!

    Bom Pascal,

    A experiencia que eu tenho com o gentoo é fantastica. Alem de ser uma distro super pratica, torna-se extremamente modelada com o sistema de portage estilo ao do freebsd, nele por default tudo tem que ser compilado até o kernel. Muita gente acha a instalação dificil, mas como vc ja é usuario linux , terá familiaridade com camandos e applicacoes, basta da uma passada no site www.gentoobr.org , site da comunidade GEntoo-br quel la tem um tutorial how-to da instalacao e muitas coisas. Alem do mais a comunidade "brasileira" não é muito grande, mas conta com gente super capacitada, basta passar no http://forum.gentoo.org e passa em Portuguese Support para verificar o nivel de conhecimento da galera.
    A distro é relativamente nova, o pessoal é super commpetente no desenvolvimento não deixando nada escapar, sempre inovando possue um excelente portal para a comunidade ( www.gentoo.org ). Possui suporte a todo tipo de hardware.

    "Retirado do www.GEntooBR.org :
    O Gentoo Linux (www.gentoo.org) uma distribuição Linux que tem como atributos principais o enfoque na rapidez e flexibilidade. Do ponto de vista do usuário pode ser encarada como um "esqueleto" de uma distribuição Linux, fornecendo as ferramentas básicas para que o sistema fique de acordo com os gostos do usuário (e principalmente este fato, aliado com o enfoque na otimização dos pacotes, foi um fator decisivo na escolha do Gentoo Linux como minha distribuição).
    O Gentoo implementa um sistema de gerenciamento de pacotes chamado "Portage". O Portage foi inteiramente baseado no "Ports" dos *BSDs. O portage implementa, entre outras funcionalidades: gerenciamento de dependências, falsas intalações, desinstalações seguras, perfis de sistema, gerenciamento de arquivos de configuração, etc.
    O Gentoo Linux atualmente encontra-se na versão 2004.1, e como base para sua instalação provê diversos pacotes extremamente atuais, entre os quais podemos citar: gcc 3.3.2, glibc 2.3.2, kernel 2.4.21 (ou 2.6.5). Depois de instalado e configurado o Gentoo, encontram-se a disposição pacotes como Gnome 2.4 e 2.6, KDE 3.2, XFree 4.3, X.Org, etc."

    Fica aquii minha impressao. Qualquer coisa estou a ordem espero que me retorna para dizer como foi as suas experiencias.

    Grato.

  2. #2
    nafre
    Visitante

    Padrão GENTOO Opinião

    Queria pedir desculpas pelos erros ortograficos, realmente escrevir este texto correndo.

    Abracos

  3. #3

    Padrão GENTOO Opinião

    Cara vc que usuário gentoo pode me explicar pq sempre tem aviso sobre brecha de segurança nele?? Eh devido ao portage, pq tem uma gama muito grande de atualizações??Ou é pq o sistema tem brechas mesmo??

    Pois me pareçe muito interessante mas uma coisa que me desestimula é o fato te der no minimo 2 security advisorys da secunia sobre o Gentoo por dia.

    Vlw ae

    PS:Tem um sistema que avisa sobre essas falhas de segurança e ja instala as atualizações ( como YOU ou mesmo tpo apt-get que é so da um upgrade) ou tem de ir de pacote em pacote atualizando??

  4. #4
    nafre
    Visitante

    Padrão GENTOO Opinião

    desconheco o fato de brechas de segurança no sistma o que pode haver são atualizações. Pois como o Sistema está em pleno desenvolvimento é claro que vai haver senpre modificacoes. Mas, para aqueles que desejam usar uma versão estavel existe sim ma versão estavel que esta sendo bastante usada por servidores e pessoas iniciantes que.

    Quanto as atualizacoes existe sim ferramentas front-end para manager de atualizações. é bom ressaltar que no Gentoo vc so instala o que quiser e que tudo e otimizado para o seu processador na hora da compilcao.

    se desejar conhecer mais opinioes sobre o gentoo ( http://forum.gentoo.org )

  5. #5
    mathias
    Visitante

    Padrão Gentoo Opinião

    Ola, já trabalhei com RH, Mandrake, Slack e atualmente uso Gentoo ...

    É a distro mais customizável e estável detre elas, apesar de dar um pouco mais de trabalho inicial na instalacão (mas a documentaćão no site é bem compreensível e extensiva), o sistema de portage facilita, e muito, a atualizacão e instalacão de novos pacotes. Por ser toda compilada (existe tb versão com pacotes pré compilados), e a compilacão otimizada para a arquitetura da máquina em que será usada, acaba por obter comparativamente um desempenho melhor.
    Não é a melhor distro para comecar, mas se vc já tem um conhecimento básico em linux e sabe quais são os seus dispositivos de hardware (ou conhece alguém que já instalou gentoo e está disposto a dar uma mãozinha), é provável que vc tenha poucos problemas na instalacão.
    Qto a seguranca, existe, inclusive um sistema de "mascaramento de pacotes", que avisa de pacotes possívelmente inseguros, exigindo que o usuário force a instalacão (por conta e risco).
    Onde trabalho, temos um aglomerado rodando gentoo, e para se ter uma idéia, a administracao se tornou mais simples do que usar distros voltadas para clusters (como click, baseado em mandrake, e Rocks baseado em RH).
    Das pessoas que conheco e usam gentoo não conheco nenhuma que nao tenha tido nenhum problema, ou instalacão, ou de configuracão, mas nenhuma delas trocou o gentoo por nenhuma outra distro.

  6. #6
    nafre
    Visitante

    Padrão GENTOO Opinião

    que bom saber que não estou sozinho no forum para descrever o gentoo e ver que o topico ajudou ao forum adquirir mais um user o mathias.

    vlw. conheco pouca gente que usa o gentoo como servidor, a maior parte das pessoas que conheco usam como desktop, mas vcs sabem como funciona desktop de nerd, nem se fala o que tem!