+ Responder ao Tópico



  1. #1
    cokidi
    Visitante

    Padrão Sistema de backup para restaurar rapidamente

    Tenho um servidor de terminais com 4 estacoes fazendo boot remoto atravez dele, gostaria de montar uma rotina de backup desse servidor para em caso de falhas de hardware no servidor eu possa assim que resolver o problema de hardware eu possa restaurar todo o sistema para coloca-lo em producao rapidamente sem ter que configurar tudo de novo.

    Como posso fazer isso?

  2. #2
    slice
    Visitante

    Padrão Sistema de backup para restaurar rapidamente

    lhe aconselho fazer uma imagem da instalação do servidor (ou cliente) com a instalação e configuração básica e posteriormente o backup dos arquivos que forem gerados pelos users...

    criando a imagem:

    dd if=/dev/hdx of=/mnt/images/web_server_apache.img

    restaurando a imagem:

    dd if=/mnt/images/web_server_apache.img of=/dev/hdx

    if=arquivo, partição ou disco que será lido (objeto do seu backup)
    of=onde será gravado o arquivo lido pelo flag if=/dev...

    para fazer o backup dos arquivos, use o tar...

    tar -czvf /mnt/backup/home.tar.gz /home/*

    ou seja, vc va criar o arquivo /mnt/backup/home.tar.gz que conterá todos os dados do diretório /home, recursivamente...

    para extrair os arquivos que forem compactados, tar -zxvf /mnt/backup/home.tar.gz

    flw!

    Slice

  3. #3
    cokidi
    Visitante

    Padrão Sistema de backup para restaurar rapidamente

    Fiz o backup usando o comando tar como indicado mas o arquivo home.tar.gz ficou somente com 2 GB e a particao da qual fiz o backup possui cerca de 15 GB de dados, o q pode ter saido errado?

    Outra coisa, este backup deve ser feito pelo root ou pode ser qualquer usuario?

  4. #4
    cokidi
    Visitante

    Padrão Sistema de backup para restaurar rapidamente

    O arquivo ter ficado com 2 GB pode estar relacionado com alguma limitacao do Kernel com relacao a arquivos maiores que 2 GB

  5. #5

    Padrão eai

    Ou sou de Palmeira!!! Blz .... conhece a familia SCHNELL ou Hellmann, Cokidi??????????

    Buenas notche!!!
    Olha aqui!
    https://under-linux.org/modules.php?...icle&artid=275

    Quem sabe pode te ajudar, eu criei um tipo parecido de backup, usei o pensamento proposto nesse artigo acima citado!!
    Isso ficou bem simples hoje eu trabalho com 7 redes no brasil inteiro com mais ou menos uns 20 servers, Tenho um unico server que abriga uma undade backup para cada servidor!
    No meu caso deu certo a "metodologia utilizada acima"
    Falows

    Citação Postado originalmente por cokidi
    O arquivo ter ficado com 2 GB pode estar relacionado com alguma limitacao do Kernel com relacao a arquivos maiores que 2 GB

  6. #6

    Padrão Sistema de backup para restaurar rapidamente

    eai blz.... sou de Palmeira!
    da uma olhada aqui
    https://under-linux.org/modules.php?...icle&artid=275
    eu usei esse artigo como ponto de partida para meu sistema de backup!!!!

    Citação Postado originalmente por cokidi
    O arquivo ter ficado com 2 GB pode estar relacionado com alguma limitacao do Kernel com relacao a arquivos maiores que 2 GB

  7. #7
    gmlinux
    Visitante

    Padrão Sistema de backup para restaurar rapidamente