+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Educpd
    Visitante

    Padrão Samba Migração !!!! Help !!!!

    Amigos,

    Trabalho com Slack ja migrei algumas coisas p/ linux, e estou começando no Samba agora.
    Vou explicar minha rede hoje para ver se os amigos pode me sugerir um melhor caminho.
    Hoje tenho um Windows 2000Server com AD sendo meu PDC. e um Servidor
    Novell sendo meu servidor de arquivos.
    Meu Servidor AD alem de autenticar e controlar as permissoes dos usuarios tenho as famosas diretivas que as vezes são uteis.
    No meu servidor Novell funciona beleza até hoje não vi melhor servidor de arquivos para administrar.
    Algumas caracteristicas do Novell, posso ter os usuarios em varios grupos e dar permissões nos grupos e individual p/ cada um usuario e ele junta as permissões do usuario com os grupos que ele é membro.,isso é muito util.
    A minha intenção de migrar o Novell é por causa do protocolo IPX e o client que é pesado e minhas estações não são tão rápidas e as licenças que são caras, de resto não tenho na a reclamar.

    Minha idéia era migrar meu servidor Novell para Linux, mas não sei se ele tem todas as facilidades abaixo:
    1 - tem uma ferramente de administração que agiliza muito. e no Linux???
    2 - Tenho um aplicativo feito em Clipper que fica nesse servidor Novell e roda em estações Win98/XP/2000, no Linux eu teria alguma dificuldade !!!???

    Tb quero migrar meu Windows 2000 Server para Linux como PDC nem vou falar porque mas, agora a dificuldades:
    1 - é migrar meus usuarios e senhas ja existentes !!!! ???
    2 - tem as diretivas que tb não sei se tem no Linux.???
    3 - Tenho outro servidor Windows de aplicação que através do meu AD controlo as permissões dele tb, não sei se o Linux tem como controlar ???

    Desculpe se não fui muito claro, é que nesse assunto sou meio leigo !!!!

    Aguardo a ajuda de todos !!!

    Edu

  2. #2
    karfax
    Visitante

    Padrão Samba Migração !!!! Help !!!!

    Na minha modesta opinião:

    Migração de rede não é assunto para leigos.
    Extermine o leigo que existe em voce, leia de cabo a rabo o Manual do samba 3.0, faça seus testes com uma rede pequena, dedicada, e só então depois implemente sua migração.
    Sua firma não pode parar, e um deslize num caso desses, pode custar caro.

    Sds,

  3. #3
    marcelo_villatore
    Visitante

    Padrão Samba Migração !!!! Help !!!!

    Olá, concordo com o que foi dito sobre um estudo aprofundado sobre o samba, o Linux tem muitas vantagens e vc pode fazer o que quiser nele, mas desde que saiba o que está faznedo, qto a migação total, só seria possível usar os usuários do w2k como servidor de autenticação mesmo, mas nestes casos eu sugiro que vc faça a coisa toda nova mesmo, e o aplicativo logicamente vai rodar da mesma forma que roda hoje, espero que vc tenha sucesso

  4. #4
    Visitante

    Padrão Samba Migração !!!! Help !!!!

    Eh possivel importar os usuarios do AD para um dominio samba?

  5. #5
    karfax
    Visitante

    Padrão Samba Migração !!!! Help !!!!

    Tem um recurso chamado "vampire" que faz isso no samba 3.0.

    Sds,

  6. #6

    Padrão Samba Migração !!!! Help !!!!

    Olha, Samba é um assunto que é complicado, porque você pode fazer milhares de coisas com ele. Ele é realmente muito amplo.

    Atualmente, não é fácil migrar nada. Tudo é difícil e trabalhoso, mas são coisas que você pode deixar mais tranquilo, que se não mexer, dificilmente vai travar.

    O que eu posso adiantar para você é que você vai ter que estudar bastante Samba, vai ter que utilizar Winbind... e se você tiver um estagiário na sua empresa e tiver que fazer alguma migração de senhas que o Samba não faça normalmente, ele vai ser útil para isso (acredite, jogar o trabalho sujo para o estagiário é muito bom).

    E lembre-se que nem toda migração válida migra 100% do parque de máquinas... mesmo que você diminua custos e troque alguns softwares por softwares não-proprietários, já vai ser uma grande vantagem para a sua empresa, mas tudo que eu vi que você quer fazer dá pra fazer.


    Abraços!

  7. #7
    Educpd
    Visitante

    Padrão Samba Migração !!!! Help !!!!

    Bom,

    Então vou colocar a mão na massa e estudar, vou criar um servidor de testes e começar a implementar minhas necessidades, !!!
    Tem como exportar meus usuarios e senhas do Windows 2000 AD !?!??


    Edu

  8. #8

    Padrão Samba Migração !!!! Help !!!!

    Citação Postado originalmente por Educpd
    Bom,

    Então vou colocar a mão na massa e estudar, vou criar um servidor de testes e começar a implementar minhas necessidades, !!!
    Tem como exportar meus usuarios e senhas do Windows 2000 AD !?!??


    Edu
    o vampire do smb3 faz isso

    []'s