+ Responder ao Tópico



  1. #1
    thade
    Visitante

    Padrão Iptables e iproute2

    Olá pessoal, seguinte:

    na empresa onde trabalho, usávamos um link de internet ipturbo da brasil-telecom, com alguns ips-fixos. Nele está configurado um servidor de e-mail (Sendmail) e iptables e apache, etc, tudo para garantir navegação, e-mail e servidor de páginas na mesma máquina com conectiva linux 10.
    Só que agora, a empresa adquiriu mais um link, um link adsl da própria brasil-telecom.
    Para fazer o link funcionar na mesma máquina, coloquei mais uma placa de rede, a principio ficou tudo ok, pois quando algum link está fora do ar, eu configuro manualmente o acesso ao outro por meio de mudança de rota (por enquanto manualmente).
    O problema, é que quando o link ativo é o adsl, o servidor de e-mail (sendmail) para de funcionar. Só funciona quando o link ativo é o que tem ip-fixo.
    Gostaria de saber o que posso fazer para que independentemente do link que eu estou usando (pressupondo os dois no ar), o e-mail funcione. Se isso seria feito através de iptables, iproute ?

    obs: para me utilizar do link, eu removo a rota padrão e adiciono outra.

  2. #2
    Danilo_Montagna
    Visitante

    Padrão Iptables e iproute2

    vc tem que usar o iproute2

    e criar rotas dinamicas para o link dedicado onde roda o email.. para independente da rota esta ou nao para um link.. o trafego de pacotes flua normal por qualquer link...

    []'s

  3. #3
    Visitante

    Padrão Iptables e iproute2

    Eu até tentei fazer alguns testes, mas não consegui.
    Tenho algumas duvidas, por exemplo, tem que haver algum gateway ou rota padrão definidos ?
    Existe algum roteiro bem básico que me mostre como fazer as rotas com iproute ?
    Se houver, podia postar pra mim o link ou o exemplo ?

    Obrigado.

  4. #4
    Visitante

    Padrão Iptables e iproute2

    nao existe necessidade de se haver rota default no gateway com iproute..

    isso depende da config que final que vc deseja...

    da uma estudada no Linux Advanced Howto.. na parte de IP route..

    http://lartc.org/howto/lartc.rpdb.html

  5. #5
    Danilo_Montagna
    Visitante

    Padrão Iptables e iproute2

    Sorry.. esqueci de logar...

    qualquer duvida é so perguntar.. sobre o post acima..

  6. #6
    thade
    Visitante

    Padrão Iptables e iproute2

    Obrigado, vou estudar esse how-to e qualquer coisa posto novamente.

  7. #7
    thade
    Visitante

    Padrão Iptables e iproute2

    agradeço a ajuda prestada. Depois de muitas tentativas e erros, consegui, seguindo o tutorial indicado. valeu