+ Responder ao Tópico



  1. #1
    exync
    Visitante

    Padrão Iniciante em Debian

    Como não consegui instalar o slackware, fui de debian msm. Achei facil de instalar, agora queria umas ajudas para configurar o X e os derivados. Comandos eu tenho uns txt falando sobre.

  2. #2

  3. #3
    exync
    Visitante

    Padrão Iniciante em Debian

    Tive tempo só hoje para voltar dar uma procurada pela net sobre o debian. Axei um txt no google http://www.linorg.cirp.usp.br/Debian...install.pt.txt sobre a instalção do sistema. Estava lendo, e ele diz que o sistema só instala o básco para rodar (cerca de 70mb). Agora, as ferramentas de C, desktop manager,protocolo ppp (para conectar meu speedy) como eu instalo ? Parece que eu vi um comando 'dselect' , ele mostra os programas que não foi instalado ? Também estou com uma dúda em um trecho do arquivo :
    CD 2 Inicializa no tipo `vanilla'.
    CD 3 Inicializa no tipo `compact'.
    CD 4 Inicializa no tipo `idepci'.
    CD 5 Inicializa no tipo `bf2.4'.
    Cada cd é um tipo de instalação ? Não entendi muito bem isso

  4. #4
    exync
    Visitante

    Padrão Iniciante em Debian

    Outra dúvida : não sei se instalei o x11, como faço para saber se instalei ou não ? Pq acho que não instalei o x11 e o bb =/

  5. #5
    exync
    Visitante

    Padrão Iniciante em Debian

    56 visitas uma resposta =(

  6. #6
    exync
    Visitante

    Padrão Iniciante em Debian

    O xserver não está instalado mesmo. Esse xserver vem no cd do Debian ? Ele insala junto ? Ou tem que instalar depois das coisas configuradas ?

  7. #7

    Padrão Iniciante em Debian

    Amigo, roda um tasksel que resolve teu problema... você só escolhe o que você quer que o seu sistema tenha, dselect é ruim pra quem tá começando...


    Abraços!

  8. #8

    Padrão Iniciante em Debian

    Olá!

    O debian é mais simples que você imagina.
    Justamente por trabalha com empacotação e controle de dependências, torna-se uma distribuição fácil na qual as instalações são baseadas em dois comandos: dpkg e apt-get. O dselect é apenas uma interface de seleção de pacotes para o apt-get.

    Para sanar suas dúvidas, você pode digitar man dpkg, man dselect ou man apt, são leituras interessantes e discriminativas.

    Você queria saber se o X estava instalado, sim...? Pois bem, tem várias maneiras de se fazer isso, mas o debian te permite fazer de dois jeitos simples:
    - dpkg -L | grep -i xserver (isso vai listar os pacotes e trazer apenas o sque tenham xserver no nome)
    - você pode acessar o dselect, apertar a / (que é o find), digitar xserver e dar enter... Repita o processo até encontrar o que você quer!


    Instalação e remoção de pacote no debian não tem segredo:
    apt-get install pacote
    apt-get remove pacote
    dpkg -i arquivo.deb
    dpkg --purge arquivo.deb
    dselect install

    pra reconfigurar um pacote já instalado, pode usar o dpkg
    dpkg-reconfigure pacote


    Acho que é isso! Lembre-se de que quando você for usar o apt-get, não deve colocar o nome do arquivo e sim o nome do pacote, por exemplo
    apt-get install apache
    dpkg -i apache_1.3.33-2_i386.deb


    []s! Qualquer coisa, responde aí que estamos aqui para ajudar!

  9. #9
    Bigode
    Visitante

    Padrão Iniciante em Debian

    Aproveitando o tópico do debian, eu tenhu um probrema tb, teve uma parte da instalaçao q começou a puxar milhares de pacotes, ta loko, dai eu desisti, era um monte de pacotes, como faço pra pular essa parte ou nao fazer isso?

    Obs: O install do debian era em portugues e ainda assium me perdi ashusahusauhas, niubaa!