+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Leleko
    Visitante

    Padrão VPN ou InterLAN da BrasilTelecom?

    Olá pessoal,

    Hoje temos aqui uma VPN ligando duas filiais com a matriz. Na matriz, temos uma ADSL Empresarial de 800Kbps, e nas Filiais ADSL Res. 300 Kbps.

    Precisamos aumentar a performance da VPN. Eu estava pensando em colocar um IP Dedicado de 256 kbps na matriz, já que o ip dedicado garante banda, e aumentar a ADSL das filiais para 600kbps (não garante). Com isso acho que iria aumentar o velocidade de transmissão, já que temos uma aplicação com Banco PostgreSQL na matriz que é acessado pelas filiais.

    Entrei em contato com a BrasilTelecom e eles nos propuseram a fazer uma InterLAN, onde as informações não são trafegadas pela internet, mas sim em um canal privado, consequentemnete mais rápido.

    O que vocês acham? Alguem que já tenha passado por situação semelhante ou queira ajudar pode trocar experiências comigo?? Esse InterLAN é realmente melhor para esse tipo de situação?

    Muito obrigado...
    Leandro - [email protected]

  2. #2

    Padrão VPN ou InterLAN da BrasilTelecom?

    a interlan eh bacana.. o prob eh o preco...

    a tua ideia d circuito ip na matriz eh valida sim... pq eh nela q tem q estar a maior banda...

    deixa as filiais com um bom adsl e prontu....

    pq o interlan eh mto caro... e naum existe melhor custoXbeneficio do q uma vpn baseada em adsl... mesmo q a matriz seja circuito IP....

    []'s

  3. #3
    karfax
    Visitante

    Padrão VPN ou InterLAN da BrasilTelecom?

    Não engoli essa. À não ser que a BrasilTelecom tenha um serviço de adsl que não passa pela Internet...
    Se não for link dedicado nas duas pontas (se é que esse canal dedicado sem passar pela internet existe...) vai ter que entrar de qualquer modo na rede na hora de alcançar os clientes VPN que estão no ADSL.

    Claro que um link dedicado tem uma disponibilidade garantida por contrato, etc, mas para os clientes a garantia de integridade e segurança dos dados vai depender do conjunto de protocolos+aplicativos que a operadora usa pra implantar a VPN deles.

    Sds,

  4. #4
    Visitante

    Padrão VPN ou InterLAN da BrasilTelecom?

    interlan provavelmente deve ser um frame relay com 2 modens discando para eles mesmos

  5. #5

    Padrão VPN ou InterLAN da BrasilTelecom?

    Citação Postado originalmente por karfax
    À não ser que a BrasilTelecom tenha um serviço de adsl que não passa pela Internet...
    a nao ser naum....

    eles tem... mas soh funciona na rede da BrT... e naum eh ADSL...

    soh naum sei se eh FR ou PPP

    []'s

  6. #6
    karfax
    Visitante

    Padrão VPN ou InterLAN da BrasilTelecom?

    É por isso que eu desconfiei: na outra ponta - clientes - roda adsl...
    Ou a rede é toda dedicada ou usa a infraestrutura pública (internet).
    Uma solução mixta dentro desse "escopo" é (pra não dizer completamente inútil por que tem mais disponibilidade no servidor) dinheiro gasto inutilmente.

    Sds,

  7. #7

    Padrão VPN ou InterLAN da BrasilTelecom?

    kra.. pelo q eu entendi do q o kra falou

    a BRT ia fornecer a rede inteira, sem adsl entende?? soh o InterLAN...

    pq naum te como o InterLAN funcionar metade num meio, e metade no outro, entende?

    eh tdo a rede da BrT, mas o meio deve ser FR ou PPP da vida...

    []'s

  8. #8
    karfax
    Visitante

    Padrão VPN ou InterLAN da BrasilTelecom?

    OK, agora entendi.

    Sds,

  9. #9
    turboadsl
    Visitante

    Padrão Re: VPN ou InterLAN da BrasilTelecom?

    o serviço interlan que a brasil telecom ofereçe e na verdade uma conexao fisica entres a empresas, é puxado uma linha ("igual a um telefone") do dg da brt ate cada uma das empresas e colocado um roteador em cada ponta, tudo isso roda em cima de uma porta adsl, se vai ser pppoa ou qualquer outro tipo de protocolo vai depender do modelo do dslan