+ Responder ao Tópico



  1. #1
    guardian_metal
    Visitante

    Padrão Montar Rede Wireless

    É o seguinte..

    Sou totalmente novato em redes sem fio (wireless). Aqui na empresa tenho um servidor Linux Fedora Core 2 que é o PDC da rede windows. Além disso também hospeda a intranet no apache com mysql e php. Ele também é Proxy e Firewall. Tudo isso é feito com placas de rede 10/100 Mbps dos mais diversos fabricantes. Imaginem a zona de fios.

    To querendo trocar as placas de rede 10/100 por placas de rede wireless. Gostaria de saber como fazer isso, que tipo de placas usar e se o procedimento para montar uma rede nesse esquema é o mesmo de redes com fio. Quais as placas que o Fedora Core 2 tem suporte e por ae vai.

    Valeu.

  2. #2

    Padrão Montar Rede Wireless

    Eu montei uma rede wireless em um escritório que ocupa um prédio de 6 andares. Eles possuem uma topologia semelhante. O acesso a internet é via cabo, ligado a um servidor linux com duas placas de rede. uma para o cabo e outra para a rede interna. No linux possui um firewall, proxy, e servidor DNS, PDC.
    Usei equipamentos da Dlink, da série Air Plus XtremeG, que chega a 108Mb
    Router DI-624 (iamos utilizad adsl)
    Acess Point DWL-2100AP
    Placas PCI DWL-G520
    Placas PCMCIA DWL-G650
    Em cada andar coloquei um acess point , todos ligados por fio a um Switch 100 Mb. O servidor, liguei ao Switch para garantir performance.

    Essa foi a topologia que me deu um melhor desempenho.
    Acessa o site www.dlink.com que lá possui bastante informações sobre os produtos.

  3. #3

    Padrão Montar Rede Wireless

    Sobre as placas que funcionam no linux, dá uma olhada em https://under-linux.org/wireless.html

  4. #4
    guardian_metal
    Visitante

    Padrão Montar Rede Wireless

    Deixa ver se entendi..

    O Acess Point DWL-2100AP é o equivalente a um hub/switch?

    Qualquer Acces Point equivale a um hub/switch?

    A Placas PCI DWL-G520 seria o equivalente as minha placas de rede 10/100?

  5. #5

    Padrão Montar Rede Wireless

    exatamente!!!

  6. #6
    guardian_metal
    Visitante

    Padrão Montar Rede Wireless

    fred_m fiquei com uma dúvida mesmo vendo no site do d-link.

    Com o router DI-624 posso receber minha net via cabo (uso speedy) e transmitir ela via wi-fi?

    Ve se esta certo:

    1. O Router DI-624 receberia a net via cabo;
    2. Eu "ligaria" o Router DI-624 no server via Placa PCI DWL-G520;
    3. Uma outra Placa PCI DWL-G520 instalada no servidor seria "ligada" ao Acess Point DWL-2100AP;
    4. O Acess Point DWL-2100AP distribuiria todos os serviços de rede (inclusive internet) para as estações que teria instaladas Placas PCI DWL-G520.

    Essa configuraçãe estaria correta?

    Mesmo fazendo essa configuração (supondo que ela esteja certa), seria ainda assim possível manter a rede com cabos (Placas 10/100 e hubs) juntando com o Wi-Fi?

  7. #7

    Padrão Montar Rede Wireless

    o WI-fi funciona como um HUB, ou seja quando uma estação está transmitindo, a rede a aguarda. Logo, não recomendo que os equipamentos core sejam interligados vi wi-fi, pois constantemente a rede ficará ocupada por eles em função do tráfego que eles geram.

    Logo o correto seria o seguinte:

    Server ---------- Di-624 ----> Link ADSL (Cabo não é compatível)
    |
    Swicth (100Mb)
    |
    |------------------- AP 2100 ----)) ((--------Estações (DWL-G520 / G650)

    E aí vc liga quantos AP forem necessários ao switch. No meu caso, eu coloquei um para cada andar.
    As estações que por ventura sejam fast ehternet são conectadas diretamente ao switch

  8. #8
    guardian_metal
    Visitante

    Padrão Montar Rede Wireless

    Entendi a configuração.. Existe algum Router D-Link que eu poderia receber o ADSL via cabo de rede mesmo?

  9. #9
    guardian_metal
    Visitante

    Padrão Montar Rede Wireless

    O D-Link DI-624 rev. C aceita conexões de ADSL.

    http://www.dlink.com/products/resour...&rid=967&sec=1

  10. #10
    Visitante

    Padrão Montar Rede Wireless

    Pessoal,

    Vou pegar um carona nesse topico.....eu nao trabalho diretamente com wireless mas no escritorio q trabalho o gerente me pediu para testar um roteador dlink di-624+ o coloquei pra testes so na minha maquina e aconteceu dele travar 3 vezes durante o expediente.....simplesmente ficava sem conexao....nao respondia interno nem externo, tinha q cortar a alimentação eletrica por uns instantes e dpois voltava a funcionar.....alguem ja teve esse problema???

    Obrigado

  11. #11
    guardian_metal
    Visitante

    Padrão Montar Rede Wireless

    Aqui tenho um D-Link DI-704P e ele trava umas duas vezes ao dia mas ja faz uns 4 anos que temos ele aqui. Por isso vamos trocá-lo e aproveitar o bonde e tentar investir em wireless.

  12. #12
    Db00m
    Visitante

    Padrão Montar Rede Wireless

    olha, ja vi um DI 624+, recebendo net por cabo e transmitindo pra notebook via wireless, dentro de uma casa, e via rede pra outro pc, espetado direto nele, e nao travam nao... tanto o note, quanto o pc, funcionam net belezinha... o que da pau de vez em quando é a adsl (hehehe) meu esquema ta assim:

    adsl ---- Hub ---- DI624+ --- pc e notebook

    "the faith is not lost"

  13. #13

    Padrão Montar Rede Wireless

    Citação Postado originalmente por Anonymous
    Pessoal,

    Vou pegar um carona nesse topico.....eu nao trabalho diretamente com wireless mas no escritorio q trabalho o gerente me pediu para testar um roteador dlink di-624+ o coloquei pra testes so na minha maquina e aconteceu dele travar 3 vezes durante o expediente.....simplesmente ficava sem conexao....nao respondia interno nem externo, tinha q cortar a alimentação eletrica por uns instantes e dpois voltava a funcionar.....alguem ja teve esse problema???

    Obrigado
    Na rede que montei tmb aconteçe isso, vou consultar o Suporte da Dlink para ver o que ocorre.

  14. #14
    castro99
    Visitante

    Padrão DI 624 ligado a um servidor dhcp linux

    Olá

    Sou novato, por isso já peço desculpas ...

    Quero ter uma wireless network em casa. Tenho um PC linux conectado a internet via adsl-velox . Este PC tem 2 nics (1 para o ADSL e o outro para uma rede interna).

    Gostaria de conectar o wireless router no NIC da rede interna e não no modem adsl. O NIC interno é controlado pelo linux (servidor dhcp). Dá para fazer?

    Obrigado

    Ed: