+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Revolionario
    Visitante

    Padrão Interligar Cidades Varias Torres..Longas Distancias...

    Ola amigos estou aqui com um projeto ambicioso d+, eh o seguinte: Varias pessoas de cidades visinhas vem entrando em contato com a minha empresa pra levar a fantastica internet via radio pra cidade delas entao eu estou fazendo um projeto da seguinte forma: vale salientar q eu ja tenho provedor de internet a radio a 6 meses gracas a deus nunca tive problema...

    Situacao atual:

    Cidade MATRIZ { LINK TELEMAR 2mb<---cross--->SERVIDOR LINUX SLACK 10<----cross------>AP1"SENAO"<-----infra----->clientes
    }

    Situacao Futura:

    Cidade MATRIZ torre1{ LINK TELEMAR 2mb ROTEADOR<---cross--->eth0 SERVIDOR1 LINUX SLACK 10 eth1<----cross------>LAN AP1"SENAO" WLAN<-----infra----->clientes.
    SERVIDOR1 LINUX SLACK 10 eth2<-----cross------>LAN AP2 WLAN<--bridge--14km--}.

    Cidade FILIAL 01 torre2{ --bridge-14km--> WLAN AP3 LAN<---cabo normal rede------>hub 8 ports<---cabo normal----->LAN AP4 WLAN<-----infra----->clientes.
    hub 8 ports<-----cabo normal------>LAN AP5 WLAN <---bridge 15 km--}

    Cidade FILIAL 02 torre3{ --bridge-15km--> WLAN AP6 LAN<---cabo normal rede------>hub 8 ports<---cabo normal----->LAN AP7 WLAN<-----infra----->clientes.
    hub 8 ports<-----cabo normal------>LAN AP8 WLAN <---bridge 10 km--}

    Cidade FILIAL 03 torre4{ --bridge-10km--> WLAN AP9 LAN<---cabo normal rede------>hub 8 ports<---cabo normal----->LAN AP10 WLAN<-----infra----->clientes}.

    Bem gente esse ai eh o meu projeto..... entao la vai minha duvidas..... tipo:

    1 - cada torre dessa em cada cidade eu tenho q abrir uma empresa pra cada torre????

    2 - Licenca da anatel como eh nesse caso cada torre???? cada radio????? se for o esquema de franquia pra ratear o valor da linceca anatel como eh por torre por radio?????? o meu franquiador ele me dar uma lincenca so pra todas as torres???? ou tem q ser 1 pra cada torre?????? ou 1 pra cada radio???????

    3 - Pelas distancias eu vejo a galera aqui recomendar os aps SENAO eu uso ele pra clientes aqui como AP principal. e ate agora estou sem dor de cabeca com 45 clientes....pelas distancia quais aps seriam ideiais e quais antenas marcas e modelos..... as minhas torres sao postes de 14 mts fabricados sobre encomenda e pelo gps as altitudes dao legal e ta tudo com visada....

    4 - Outra o ap tem q ser do tipo q no modo bridge tem repassar os mac e os ips pra o meu servidor central na cidade matriz pq eu vendo internet aqui pro trafego consumido e tem o firewall q amarra mac x ip.. ouvi dizer q tem alguns aps q nao repassam os mac ai fura o meu controle....

    Bem por enquanto eh so...... quem poder ajudar eu serei eternamente grato.......

  2. #2

    Padrão Interligar Cidades Varias Torres..Longas Distancias...

    vc não precisa de abrir uma empresa para cada cidade.

    quanto a questão da licença isso vai depender muito da franquia ou parceria que vc fizer com a empresa que tem a licança SCM, teóricamente todas bases tem que serem homologadas na Anatel.

    para fazer links pto-a-pto vc pode usar samsung... eles dão conta e são melhores que o senao. esses rádio da senao foram uma grande febre qdo lançados, devido aos seus 200mW, mas na pratica a gente sente que eles não são tudo isso, sem contar que são permitidos com atenas de até 12,5dbi,,,,,, mais que isso está fora das normas da anatel.

    se vc não quer ter dor de cabeça aconselho usar AP-2000, esses sim são equipamentos robustos e aguentam o tranco.

  3. #3
    revolionario
    Visitante

    Padrão Interligar Cidades Varias Torres..Longas Distancias...

    Os aps Sansung sem Amplificador consegue jogar sinal ate 15 km sem probremas?????????

    Sobre os esquema q eu montei se vcs notaram as torres sao repetidoras e ao mesmo tempo torre de distribuicao de sinal em cada cidade e isso os 3 radio em cada torre sao interligado atraves de um hub so???? isso tudo da certo????? tipo.....e os macs tem se repassados ate o servidor central os aps senao ou sansung dao certo????? pra repasse de mac com ip?????? dos clientes......

  4. #4

    Padrão Interligar Cidades Varias Torres..Longas Distancias...

    os samsung repassam os macs sim.

    até 15km vc pode ir tranquilo que os samsung fazem ponto-a-ponto.

  5. #5
    marcosfs
    Visitante

    Padrão Interligar Cidades Varias Torres..Longas Distancias...

    Eu uso um senao como AP e um ovislink como client.
    Realmente no servidor chega o MAC do ovislink e não da placa de meu computador.
    Qual a solução para chegar o MAC de meu computador.

  6. #6

    Padrão Interligar Cidades Varias Torres..Longas Distancias...

    Citação Postado originalmente por marcosfs
    Eu uso um senao como AP e um ovislink como client.
    Realmente no servidor chega o MAC do ovislink e não da placa de meu computador.
    Qual a solução para chegar o MAC de meu computador.
    naum conheco esse ovspqp... mas... ele eh uma bridge?? se for, tem q chegar o dele mesmo... caso naum chegue, veja se tem algum MAC Clonning nele, ou algo do tipo..

    qq coisa, posta ae o modelo dele, q posso tentar ver no manual dele, se tem algo do tipo...

    no wet, eu sei q vc pode escolher se o MAC q aparece eh o do wet ou da placa.. nesse ae eu jah naum sei...

    []'s

  7. #7

    Padrão Interligar Cidades Varias Torres..Longas Distancias...

    acho q o ovislink não repassa os mac.

    eu tenho 2 instalados em clientes e no meu server aparece sempre o mac dos radios e não da placa de rede.
    ...enfim, não é uma bridge pura

    (não sei se da pra mexer em outras condifgurações e repassar o mac..... assim ta funcionando bem e nunca mexi)

  8. #8
    Visitante

    Padrão Interligar Cidades Varias Torres..Longas Distancias...

    Rapaz eu uso aqui o SENAO pra AP em modo infra e ele me repassa os masc e o IP dos clientes sim pra modo de controle no firewall tipo ip X MAC amarrando so q no seu caso em modo bridge eu nao seu pois no caso vai ser 2 aps so pra enlace exclusivo. ai eu nao sem talves em modo infra os 2 der certo!!!!! ou em modo adhoc sei nao!!!! se alguem poder ajudar.........