+ Responder ao Tópico



  1. #1
    andrequiri
    Visitante

    Padrão CBQ - Quem consegue fazer controle de UPLOAD?

    Eu utilizo o cbq jah faz algum tempo nunca me deixou na mão nem me deu trabalho para fazer rodá-lo utilizo o rpm dele no Red Hat 9... Jah fiz várias configurações nos script de configuração de cada cliente mais nunca consegui fazer o upload funcionar, existe algum segredo para faze-lo funcionar?

  2. #2

    Padrão CBQ - Quem consegue fazer controle de UPLOAD?

    Dizem que tem que recompilar o kernel, eu tambem passei pelo mesmo dilema recompilei o kernel e o "escambal" e nda, resolvi com o "bandlimit" ta rodando que e uma blz aqui. esqueci completamente o cbq.

  3. #3

    Padrão CBQ - Quem consegue fazer controle de UPLOAD?

    Tem sim....

    Você conseguirá mudando o RULE do upload para achar os pacotes marcados previamente no firewall usando uma tabela mangle.

    Veja abaixo um arquivo de controle de download (IP do cliente 10.0.10.55):

    ######
    DEVICE=eth1
    RATE=64Kbit
    WEIGHT=6.4Kbit
    RULE=0/0,10.0.10.55
    ######

    O do upload será assim:

    ######
    DEVICE=eth0
    RATE=64Kbit
    WEIGHT=6.4Kbit
    MARK=1055
    ######

    O MARK=1055 é pq eu marco os pacotes de acordo com o IP. 10.0.10.55 eu marco 1055, o final do IP. Mas pode ser qualquer coisa, fiz assim pra facilitar.

    Pra isso funcionar vc tem que marcar o pacote. Crie um arquivo "mangle" no firewall e coloque uma linha por cliente:

    $IPTABLESCMD -t mangle -A PREROUTING -s 10.0.10.55 -d 0/0 -j MARK --set-mark 1055

    Aí funciona beleza.

    Dica: para ver seus qdiscs funcionando, digite "tc -s qdisc list". Você vê todos e os que não estiverem funcionando não terá enviado nenhum byte (provavelmente todos da interface que controla upload). Depois dessa alteração, digite de novo e observe.

    [ ]'s
    Denilson

  4. #4
    Lestat1
    Visitante

    Padrão CBQ - Quem consegue fazer controle de UPLOAD?

    Rapaz, eu nunca tinha feito por esse modo, funfa legal mesmo?
    Vou tentar aqui

    []'s

  5. #5
    andrequiri
    Visitante

    Padrão CBQ - Quem consegue fazer controle de UPLOAD?

    denilson_rocha, no upload eu naum preciso especificar o ip, naum preciso do RULE???

  6. #6

    Padrão CBQ - Quem consegue fazer controle de UPLOAD?

    No RULE não precisa do IP, porque vc se refere à "marca" que vc fez no pacote com o mangle. Essa "marca" já é baseada no IP de cada cliente.

    Funciona perfeito.