+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Centelhador

    Eu nunca comprei xaixa hermetica pronto, eu mesmo faço elas. Faço um buraco para passar o pig tail e conecto na antena. Para ficar um serviço mais limpo estpo penssando em colocar um centelhador para conecitar o pig na antena, o mesmo gicaria com uma parte dentro da caixa (pig) e a outra externa (antena). Mais o caso é aonde que eu poderia aterrar o centelhador?? Posso aterrar nos cabos do para-raio?? e se cair um raio no para raio, a corente nao vai entrar pelo centelhador??
    Aguardo resposta.

  2. #2
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Centelhador

    como eh q vc faz hj? e se cair um raio na antena... onde vai descarregar? o centelhador serve justamente para cortar a corrente no caso de um surto.

  3. #3

    Padrão Centelhador

    Sempre coloco as antenas mais baixas que os para-raios dos predios

  4. #4

    Padrão Centelhador

    Mais a minha pergunta continua: Posso aterrar o centelhador no cabo do para raio?? e qual a espessuara do cabo para fazer esse aterramento??

  5. #5
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Centelhador

    Citação Postado originalmente por flon
    Mais a minha pergunta continua: Posso aterrar o centelhador no cabo do para raio?? e qual a espessuara do cabo para fazer esse aterramento??
    pode aterrar sim... a bitola do cabo tem que ser uma que aguente um surto (normalmente 6mm ou 10mm). Agora NAO SE ESQUEÇA antes sem aterramento que um mau aterramento (vc tem q conhecer as condicoes de aterramento deste para-raios)!

  6. #6

    Padrão Centelhador

    Deixando mias antenas mais baixo que os para raios do predio, eu estou protejido??

  7. #7
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Centelhador

    Citação Postado originalmente por flon
    Deixando mias antenas mais baixo que os para raios do predio, eu estou protejido??
    nao... mas se deixar mais alto o engenheiro eletricista do predio qdo ver vai fazer vc abaixa-las.

  8. #8
    Jesael
    Visitante

    Padrão Centelhador

    não faz a loucura de aterrar o centelhador no cabo de descida do pára-raio. vcs já pensaram que não é a toa que a descida é isolada da torre por aqueles suportes com plástico na ponta?

    O raio deve cair e descer paralelo a torre e dissipar no aterramento, que deve estar perfeito. a torre não pode ser a condutora desta descarga, por motivos óbvios. colocando o terra do centelhador no cabo de descida tu vai estar ligando a torre automaticamente.

    Numa torre estaiada colocada no chão o ideal é descer um fio de aterramento da caixa até o chão, onde está o aterramento. O melhor é até aterrar a torre lá embaixo.

    Num prédio a coisa é bem mais complicada, pois em 90% dos casos o pessoal faz uma proteção, pára-raio, perímetro e descida bem bonitinhos e lá no chão coloca uma hastezinha comum... o bombeiro vai lá, da uma olhadinha sem medir nada e aprova a proteção. Dá pra ficar um pouco tranquilo se for possível aterrar o rádio na ferragem do prédio (estrutura).

    E não, não coloquem a antena mais alta do que o pára-raio.

  9. #9

    Padrão Centelhador

    minhas caixas hermeticas sao totalmente antiinflamavel e nao metal, minha homini e toltalmente isolada na hora de prender na torre ou seja raio nenhum cai na minha antena por nao ter contato com metal totalmente isolado da ap ate o pigtail to comrpando uma filmadora digital se pa vo bater umas fotos e boto pra vcs ver antes de eu substituir minha homini pelas setoriais

  10. #10
    Jesael
    Visitante

    Padrão Centelhador

    não recomendo usar plástico, prefiro aproveitar a blindagem do metal. quanto a sua antena estar eletricamente isolada da torre isso não importa muito, pois se cair um raio ali por perto ainda induz alguma coisa nos seus elementos da omni, e para algum lugar deve ser desviada esta tensão. a propósito, como vc alimenta esses rádios?