+ Responder ao Tópico



  1. #1
    ReiserFS_off
    Visitante

    Padrão 6 Placas de redes no slackware 10.

    Galera, estou montando um servidorzin, que vai servir como um roteador, para a empresa, eu pedi um computador com 5 placas de Redes.

    foi comprada uma placa mae (ASUS A7V8x-x) que possui 6 slots pci e uma rede onboard, e foram compradas 5 placas de redes LG (drive tulip.o)

    Qd fui instalar tudo, desabilitei a onboard da bios, e fui instando o linux normalmente. Carreguei os drives e as interfaces (eth0, eth1, eth2, eth3, eth4) a eth0 ia ficar na LAN as eth (1,2,3) (roteadores cyclades Pr100) e na eth4 um modem adsl.

    Configurei tudo (rotas, ips e etc) e fui testando 1 por 1, primeiro a LAN tava ok, depois a internet (ADSL) tava ok tb. o roteador na eth1 tava OK, o da Eth2 nao pegou troquei para a eth3 e pegou, entao coloquei o outro roteador na eth2 e NAO PEGOU DE JEITO NENHUM

    Entao eu fui testar a placa de rede, inverti a placa 3 com a 2 para ver se era placa ou SLOT, deu o mesmo problema (LOGO VI QUE A PlaCA TAVA OK E O SLOT QUE TAVA SUSPEITO) resolvi colocar a placa no 6 slot (que tava livre) Mesmo problema (Slots PCI estao bom, tou sem suspeito) abilitei a ONBOARD, mesmo problema. No caso soh funcionavam 4 placas de redes, nao tinha como eu fz funcionar 5, eu tenho 2 roteadores rodando slack 8.1 e 9.1 os dois com 4 placas de rede e rodando normal, entao por isso nao sei se ele suporta 5 ou mais.

    Outra coisa que percebi, sempre a placa de rede que nao funciona e que esta com o IRQ compartilhado. Tipo slot pci 1 & 2 tem IRQ 5 compartilhado e slot pci 5 & 6 tem IRQ 11 compartihado, a onboard compartilha IRQ com um pci tb esquci qual (creio que IRQ 9) entao sempre da pau ou no PCI 2 ou no PCI 6 ou na onboard (CASO TENHA UMA PLACA DE REDE no SLOT QUE TEM O MESMO IRQ).

    Tem alguma solucao para isso???

  2. #2
    gmlinux
    Visitante

    Padrão 6 Placas de redes no slackware 10.

    tenta desabilitar outros devices e liberar mais interrupções

  3. #3

    Padrão 6 Placas de redes no slackware 10.

    não teria como diminuir o numero de placas de redes e deixar alguma interface com mais de uma configuração...tipo: eth0:0, eth0:1, eth1:0, eth1:1, et1:2 ...etc....

  4. #4
    ReiserFS
    Visitante

    Padrão 6 Placas de redes no slackware 10.

    Citação Postado originalmente por PiTsA
    não teria como diminuir o numero de placas de redes e deixar alguma interface com mais de uma configuração...tipo: eth0:0, eth0:1, eth1:0, eth1:1, et1:2 ...etc....
    tem eu fiz isso temporariamente, mas eu queria mesmo que pegasse as 5

    tenta desabilitar outros devices e liberar mais interrupções
    isso nao adianta pois e da placa mesmo compartilhar o IRQ dos pcis (1 e 2) e (5 e 6)

  5. #5

    Padrão 6 Placas de redes no slackware 10.

    por que esses roteadores todos e o servidor não vão para um switch?ou hub?

  6. #6
    ReiserFS
    Visitante

    Padrão 6 Placas de redes no slackware 10.

    Citação Postado originalmente por nickstones
    por que esses roteadores todos e o servidor não vão para um switch?ou hub?
    por que nao. O problema nao eh esse para mim, tanto que o problema ja foi resolvido usando 4 placas apenas, mas eu fiquei surpreso em ver que o computador esta limitado a usar somente 4 placas de redes.

    se existe uma forma de colocar mais de 4 placas de redes eu gostaria de que alguem me informasse.

  7. #7
    Nosferatus
    Visitante

    Padrão 6 Placas de redes no slackware 10.

    Habilite o ACPI no linux.

  8. #8

    Padrão 6 Placas de redes no slackware 10.

    O que é ACPI ???

  9. #9
    Super_Diaulas
    Visitante

    Padrão 6 Placas de redes no slackware 10.

    ACPI server para controle de energia.
    Depende da placa-mãe, alguams usam outras não

    é bem comum em notebooks e laptops

  10. #10
    LenTu
    Visitante

    Padrão 6 Placas de redes no slackware 10.


  11. #11
    Visitante

    Padrão 6 Placas de redes no slackware 10.

    o probema esta no numero de IRQs livre.... desabilita as portas serias, paraleas.... e tudo o que possa utilizar IRQ e que nao seja necessario!

    Eu tenho uma maquina com 6 placas de redes na boa!
    Slackware 10 tmb.

  12. #12
    ReiserFS
    Visitante

    Padrão 6 Placas de redes no slackware 10.

    Ja descobri o problema. Eh a placa mãe mesmo:

    Tipo ela compartilha IRQ com alguns slots PCI,

    Slot 1 e 5
    Slot 2 e 6

    Esses ai compartilham IRQ, eu tava lendo um livro sobre redes, e la falava que 2 placas de redes não podem ter o mesmo IRQ.

    Por isso eh bom comprar placas maes com os PCI com IRQ dedicado.

    Sobre o ACPI me falaram tb, que abilitando ele da pra vc usar placa de rede com o mesmo IRQ.

    No caso o treco ja ficou funcionando com 4 mesmo e eu nao vou mexer mais, em todo caso vou estudar mais sobre o assunto e tal.

    Valeu a ajuda ae galera.