+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Backup de imagem usando Linux

    galera quero fazer um backup de imagem clonando um HD windos para um arquivo em linux e quando necessario um restore, que ferramenta tem deisponivel no linux para esta operação de BACKUP FISICO ou seja na hora de restaurar ele apaga tudo no windows e sobrepoem o restoure

  2. #2
    slice
    Visitante

    Padrão Backup de imagem usando Linux

    dd

  3. #3

    Padrão Backup de imagem usando Linux

    Citação Postado originalmente por slice
    dd
    e um programa isto?

  4. #4

    Padrão Backup de imagem usando Linux

    Cara acho que o g4u resolve seu problema ele faz um backup de imagem de um hd inteiro ou partiçao pra um servidor de ftp e recupera do mesmo modo se quiser mais informações vai em http://www.feyrer.de/g4u/

    e da uma olhada falows

  5. #5
    slice
    Visitante

    Padrão Backup de imagem usando Linux

    Citação Postado originalmente por Pirigoso
    Citação Postado originalmente por slice
    dd
    e um programa isto?
    é um comando...

    dd if=/dev/hda of=/dev/hdb
    #Copia a imagem bit a bit do hda pro hdb

    dd if=/dev/hda of=/mnt/hdb/server_install.img
    #Copia a imagem bit a bit do hda pro arquivo /mnt/hdb/server_install.img

    dd if=/mnt/hdb/servef_install.img of=/dev/hda
    #Copia a imagem gerada para o hda

    #Mais informações man dd

    Isto é excelente para vc fazer logo após instalar e configurar sua maquina, depois vc faz somente o backup dos arquivos de configuração e arquivos em geral...

    Se precisar, basta restaurar a instalação, fazer um upgrade nos programas instalados e jogar seus arquivos nos respectivos lugares...

    []'s

    Slice

  6. #6
    caio_sl
    Visitante

    Padrão IMAGEm

    Procura por PARTIMAGE....

    isso resolverá seus problemas...

    consigo várias aplicações com isso...

    até mesmo uma aplicação para ele que bolei... Um servidor de backups e restores de HDS de máquinas windows atráves da rede..usando imagens.

  7. #7

    Padrão Backup de imagem usando Linux

    Caio tem como explicar sua solução com o partimage de backup de hds windows em rede??

    Falows

  8. #8
    mathias
    Visitante

    Padrão Backup de imagem usando Linux

    O dd e partimage necessitam que a partição de destino tenha o mesmo sistema de arquivos e tamanho da partição de origem, Uma bom programa que não tem essas limitações é o dar:

    http://dar.linux.free.fr/

    (tem tutorial na página)

    Apesar da sintaxe parecer meio chata tem um monde de funcionalidades,
    tem inclusive uma interface gráfica, o "kdar" , mas não cheguei a testar...

  9. #9
    slice
    Visitante

    Padrão Backup de imagem usando Linux

    com o dd não tem frescura não...

    ele clona os discos ou partições, incluindo o sistema de arquivos...

    vc consegue pegar um hd com win, cheio de vírus e tranqueiras, e simplesmente jogar uma nova imagem por cima dele que a instalação volta à 0... igualzinho o que contém a imagem...

    Ele sobrescreve tudo, sistema de arquivos, mbr, etc,etc,etc...

    a cópia é feita bit-a-bit...

    []´s

    Slice

  10. #10

    Padrão Backup de imagem usando Linux

    Citação Postado originalmente por slice
    com o dd não tem frescura não...

    ele clona os discos ou partições, incluindo o sistema de arquivos...

    vc consegue pegar um hd com win, cheio de vírus e tranqueiras, e simplesmente jogar uma nova imagem por cima dele que a instalação volta à 0... igualzinho o que contém a imagem...

    Ele sobrescreve tudo, sistema de arquivos, mbr, etc,etc,etc...

    a cópia é feita bit-a-bit...

    []´s

    Slice
    perfeito , mas eu tenho um HD de 40 com WIN e outro de 40 que vai ter o linux instalado para fazer o backup,

    a pergunta tem como compactar a imagem de 40 para caber no outro HD junto o linux instalado ou seja a imagem vai ocupar 40GB ou so o tamnha usado pelo systema Windows?

  11. #11
    slice
    Visitante

    Padrão Backup de imagem usando Linux

    se vc fizer a imagem de uma partição, o tamanho será o da partição...

    se vc fizer a imagem de varios arquivos de uma partição, o tamanho será o dos arquivos juntos...

    mas vc tem a opção de compactar tudo isso...

    a vantagem de vc fazer a imagem das partições inteiras, é que vc restaura tudo com um único comando e backup por arquivos vc tem que restaurar um por um...

    []´s

    Slice

  12. #12

    Padrão Backup de imagem usando Linux

    Citação Postado originalmente por slice
    se vc fizer a imagem de uma partição, o tamanho será o da partição...

    se vc fizer a imagem de varios arquivos de uma partição, o tamanho será o dos arquivos juntos...

    mas vc tem a opção de compactar tudo isso...

    a vantagem de vc fazer a imagem das partições inteiras, é que vc restaura tudo com um único comando e backup por arquivos vc tem que restaurar um por um...

    []´s

    Slice

    Perfeito
    to usando o Linux como Pri Master
    e o Windows em Sec Master

    vo dividir o HD de 40 do Windows em 2 partição de 18GB assim posso fazer um escript de salvar 2 imagem uma do dia e outra do dia anterior usando um simples cp

    vou te mostrar minha ideia


    Boot Menu

    1 Windows Default 10 seg
    2 Backup para o Linux
    3 Fazer Backup em CD
    3 Restaurar Backup do Linux
    4 Restaurar copia de segurança do Backup
    5 Restaurar copia de segurança apartir do cd

    poderia me ajudar a montar a rotina inclusive com cd, mas detalhe como posso gravar direto no CD ou DVD pedindo o proximo cd quando acabar o espaço

  13. #13
    slice
    Visitante

    Padrão Backup de imagem usando Linux

    Até poderia, mas estou meio sem tempo...

    nas férias vou postar algumas coisas legais aqui no fórum...

    enquanto isso dê uma olhada no site do piter punk que lá tem exatamente o que vc quer para gravar os cd's...

    http://www.piterpunk.hpg.com.br

    []'s

    Slice

  14. #14
    Kmos
    Visitante

    Padrão Acronis !?

    Que tal o Acronis True Image !? http://www.acronis.com/homecomputing...cts/trueimage/

    Há versão para Windows e para Linux =)

  15. #15
    mathias
    Visitante

    Padrão Backup de imagem usando Linux

    Insisto em programas do tipo do dar
    http://dar.linux.free.fr/,

    pq se vc tem uma partição de 40GB e usa uns 25 o backup da partição vai gastar menos de 20GB, com certeza (se vc quer fazer backup só do sistema, basta excluir os arquivos q vc não quer e a sua imagem fica menor ainda)
    Supondo que depois de feito o primiro backup vc instalou/configurou mais algumas coisas, basta fazer um backup incremental e salvar só que foi modificado...
    Além disso, se o seu ruindow$ ocupa uma partição de 40GB, usando apenas 5GB e no futuro vc quiser refazer a tabela de partições do HD e reduzir o tamanho da partição do windows(para meno, é claro), não há problemas... Supondo que o seu sistema esteja todo danificado e nem dê boot, basta rodar qq liveCD e uma compilação estatica do dar para recuperar tudo
    e ainda por cima dar é "free of software patents".

    O dd é muito bom, mas creio q o contexto em que ele melhor se encaixa seria para fazer espelhamento entre máquinas iguais (p/ não precisar instalar um mesmo sistema várias vezes)
    já que o que ele faz é precisamente isso.

    Mas se vc tem HD sobrando e nunca vai querer refazer a tabela de partições dele talvez o dd seja a melhor alternativa, já que é um pouco mais rápido e simples de usar (e vc não precisaria das outras funcionalidades)

  16. #16

    Padrão Backup de imagem usando Linux

    Citação Postado originalmente por slice
    Até poderia, mas estou meio sem tempo...

    nas férias vou postar algumas coisas legais aqui no fórum...

    enquanto isso dê uma olhada no site do piter punk que lá tem exatamente o que vc quer para gravar os cd's...

    http://www.piterpunk.hpg.com.br

    []'s

    Slice

    bota o comando do dd para copiar a partição do hd2 para um arquivo de imagem no HD1

    HD2 = Win
    HD1 = Linux em execução com o DD e local de armazenagem

  17. #17

    Padrão Backup de imagem usando Linux

    como posso implementar uma barra de STATUS % para o processo do DD?

  18. #18

    Padrão Backup de imagem usando Linux

    Citação Postado originalmente por slice
    Até poderia, mas estou meio sem tempo...

    nas férias vou postar algumas coisas legais aqui no fórum...

    enquanto isso dê uma olhada no site do piter punk que lá tem exatamente o que vc quer para gravar os cd's...

    http://www.piterpunk.hpg.com.br

    []'s

    Slice
    tudo perfeito, como posso adaptar uma barra de status do backp ou um valor percentual para o processo ja que ele e bem demorado e o pessoal nao achar que travo a maquina poder visualizar o andamento