+ Responder ao Tópico



  1. #1
    mardonio
    Visitante

    Padrão VPN / NAT

    Tenho um servidor CL9 instalado compartilhando um conexão com à internet utilizando IPTABLES (IP MASQUERADE/NAT). Todas as estações navegam e recebem os seus repectivos e-mails certinho. Mas existem 4(quatro) estações que fazem um conexão externa via VPN a uma rede externa, só que ao tentarem se conectar a conexão é rejeitada (simplesmente não conecta com o servidor). O que devo fazer para resolver este problema? Estou utilzando um regra muito simples conforme descrevo logoo abaixo:

    Regra utilizada para compartilhar a internet em /etc/rc.d/rc.local.

    modprobe iptable_nat
    iptables –t nat -A POSTROUTING –o eth0 –j MASQUERADE
    echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward

    Fico muito agradecido ao colega que puder me ajudar,

    Mardônio

  2. #2
    Danilo_Montagna
    Visitante

    Padrão VPN / NAT

    essa VPN que vc quer conectar é PPTP ou IPSEC?

  3. #3
    Visitante

    Padrão VPN / NAT

    Citação Postado originalmente por Danilo_Montagna
    essa VPN que vc quer conectar é PPTP ou IPSEC?
    é PPTP!

  4. #4
    Danilo_Montagna
    Visitante

    Padrão VPN / NAT

    como esta sua politica da chain FORWARD no iptables ?

  5. #5
    mardonio
    Visitante

    Padrão VPN / NAT

    Citação Postado originalmente por Danilo_Montagna
    como esta sua politica da chain FORWARD no iptables ?
    FORWARD!

  6. #6
    mardonio
    Visitante

    Padrão VPN / NAT

    ...

  7. #7
    Danilo_Montagna
    Visitante

    Padrão VPN / NAT

    estou no aguardo da sua politica de forward... vc ainda nao respondeu.. como estao as regras dessa chain..

  8. #8
    Visitante

    Padrão VPN / NAT

    Citação Postado originalmente por Danilo_Montagna
    estou no aguardo da sua politica de forward... vc ainda nao respondeu.. como estao as regras dessa chain..
    Só tenho isto definido:

    modprobe iptable_nat
    iptables –t nat -A POSTROUTING –o eth0 –j MASQUERADE
    echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward

    Estou compartilhando a internet de forma bem simples, poís pretendo encrementar o resto só depoís que resolver o problema com a VPN.

  9. #9
    Danilo_Montagna
    Visitante

    Padrão VPN / NAT

    bom.. se é so isso que vc tem.. a VPN deveria estar funcionando.. pois estamos pre-supondo que seu FORWARD esteja todo em ACCEPT..

    tente carregar esses modulos.. e veja o que acontece..

    modprobe ip_conntrack
    modprobe iptable_nat
    modprobe ip_tables

  10. #10
    Visitante

    Padrão VPN / NAT

    Citação Postado originalmente por Danilo_Montagna
    bom.. se é so isso que vc tem.. a VPN deveria estar funcionando.. pois estamos pre-supondo que seu FORWARD esteja todo em ACCEPT..

    tente carregar esses modulos.. e veja o que acontece..

    modprobe ip_conntrack
    modprobe iptable_nat
    modprobe ip_tables
    Não necessitei carregar estes modulos. Apenas liberei a porta 23 do TCP para INPUT/FORWARD/OUTPUT e deu certo. Só que um novo problema surgiu. Apenas um estação da rede conecta com a rede externa, mesmo que a estação que estava conectada anteriormente desconecte. Tipo a que conectou pela primeira vez após o boot do servidor é que fica conectando quantas vezes quizer, já as outra estções não. Que deve estar acontecendo? como faço todas se conectarem simutaneamente.

  11. #11
    Danilo_Montagna
    Visitante

    Padrão VPN / NAT

    acredito que seja interessante vc detalhar melhor o que realmente vc esta querendo conectar.. pois liberar a porta 23 (telnet) nao faz muito sentido o fato de nao conectar uma VPN por causa disso..

  12. #12
    mardonio
    Visitante

    Padrão VPN / NAT

    Citação Postado originalmente por Danilo_Montagna
    acredito que seja interessante vc detalhar melhor o que realmente vc esta querendo conectar.. pois liberar a porta 23 (telnet) nao faz muito sentido o fato de nao conectar uma VPN por causa disso..
    Danilo, dá uma olhada no inicio do topico que eu descrevo todo o meu problema. Concorde com vc que pelo fato de liberar a porta 23 a coisa tenha funcionado é sem sentido, mas funcionou (+/-)!
    Se possível me dê uma ajudar mais objetiva, até baseada em alguma experiencia sua vivida anteriormente.

    Grato,

    Mardônio

  13. #13
    felco
    Visitante

    Padrão VPN / NAT

    Sabe oq vc faz....
    vai no seu servidor linux eh digita
    # tcpdump host ip_da_maquina_que_vai_conectar_na_vpn -n > /root/dumpvpn

    ai se vai na maquina do ip acima eh tenta conectar na vpn, entao depois de nao ter funcionado vc volta la no linux eh primeiro da um ctrl+c depois vc abre o arquivo /root/dumpvpn eh ve tudo oq aconteceu focar seu estudo no ip referente ao servidor vpn... basicamente eh isso
    apartir do tcpdump vc pode detectar diversos problemas de conectividade, aprenda, use eo mais importante resolva vc mesmo!

  14. #14
    Visitante

    Padrão VPN / NAT

    Citação Postado originalmente por felco
    Sabe oq vc faz....
    vai no seu servidor linux eh digita
    # tcpdump host ip_da_maquina_que_vai_conectar_na_vpn -n > /root/dumpvpn

    ai se vai na maquina do ip acima eh tenta conectar na vpn, entao depois de nao ter funcionado vc volta la no linux eh primeiro da um ctrl+c depois vc abre o arquivo /root/dumpvpn eh ve tudo oq aconteceu focar seu estudo no ip referente ao servidor vpn... basicamente eh isso
    apartir do tcpdump vc pode detectar diversos problemas de conectividade, aprenda, use eo mais importante resolva vc mesmo!
    Olá felco, tudo bem?

    Vou tentar fazer o q vc me recomendeu. Espero que dê certo! O meu problema maior e que eu nunca fiz nada com VPN, a unica coisa que tinha feito até então era usar.

    Quero te fazer uma pergunta: Será que se eu instalasse um servidor VNP não seria melhor?

    Grato,

    Mardônio

  15. #15
    mardonio
    Visitante

    Padrão VPN / NAT

    Olá Felco,

    Tentei utilizar o "tcpdump" mas o mesmo não existe no CL9. O que faço agora?

    Mardônio

  16. #16
    felco
    Visitante

    Padrão VPN / NAT

    com certeza tem esse pacote em alguns dos cds do conectiva eh uma ferramenta muito, muito utilizada

  17. #17
    mardonio
    Visitante

    Padrão VPN / NAT

    Citação Postado originalmente por felco
    com certeza tem esse pacote em alguns dos cds do conectiva eh uma ferramenta muito, muito utilizada
    Qual será o nome do pacote?

    Mardônio