+ Responder ao Tópico



  1. #1
    whinston
    Visitante

    Padrão impressora virtual pdf no samba

    Tarcísio Carvalho Espínola ([email protected]) escreve: "Na empresa onde trabalho, usamos o Samba como servidor de arquivos e impressão executado sobre o SUSE Linux. Recentemente fizemos a atualização para a versão 3.0.9 e quando estava analisando os arquivos desta nova versão encontrei um script bastante interessante desenvolvido pelo pessoal da SUSE e distribuído através da licença GPL. Através deste script é possível implementar no servidor de arquivos, no nosso caso um PDC Linux, uma impressora capaz de gerar arquivos PDF para os usuários da rede. O script chama-se smbprngenpdf e está localizado no diretório /usr/bin da distribuição SuSE.

    Veja abaixo como reproduzir esta configuração, e um link para o download do script.

    Continua o Tarcísio: "Para configurar nossa impressora pdf (PDF-Printer), inicialmente precisaremos configurá-la no arquivo smb.conf, não é necessário reiniciar o Samba.

    [PDF-Printer]
    comment = Impressora de Arquivos PDF
    path = /tmp
    printable = Yes
    print command = /usr/bin/smbprngenpdf -J '%J' -c %c -s %s -u '%u' -z %z

    Para quem utiliza outra distribuição, basta copiar o script para um determinado diretório e modificar o caminho do comando listado acima. Testei também com o RedHat e tudo funcionou perfeitamente.

    O segundo passo é a configuração as estações. No Windows, devemos acessar o servidor Samba através do Ambiente de Rede e clicar com o botão direito no ícone da impressora PDF-Printer, que já deve estar acessível, caso não esteja logue-se novamente no PDC. Se estiver trabalhando com o Windows 9x clique em instalar, se for o 2000/XP clique em contectar-se, e siga os procedimentos normais de instalação de uma impressora em rede. Mais a frente será perguntado qual o drive da impressora deve ser instalado, escolha a impressora Apple Color LW 12/660 PS. Podemos utilizar qualquer impressora do tipo PostScript.

    Após a terminada a instalação, basta utilizar esta impressora nas estações para que sejam geradas impressões em arquivos PDF. Por padrão, os arquivos ficarão armazenados na pasta PDF que será criada automaticamente no compartilhamento home do usuário no servidor Linux. O Interessante é que quaisquer aplicações nas estações poderão fazer uso desta impressora."

  2. #2
    whinston
    Visitante

    Padrão fiz e nao funcionou. alguem sabe ?

    fiz e nao funcionou. alguem sabe ?