+ Responder ao Tópico



  1. #1
    raul_bsd
    Visitante

    Padrão 4 S'OS Duvidas

    Uma dúvida galera ?

    Preciso colocar 4 s.o no meu pc , qual a melhor forma de fazer isso, possuo um hd de 40 GB

    Se eu criar no meu hd as seguintes partiçoes nessa ordem

    /dev/hda1 - /boot (linux)
    /dev/hda2 - C: (windows XP)
    /dev/hda3 - Partição Extendida (slackware)
    /dev/hda4 - Partição Extendida (freebsd)
    /dev/hda5 - / (redhat)
    /dev/hda6 - swap

    Eu consigo do jeito q está aki , isso funciona , e boot loader (lilo) coloco na MBR ???

    Grato pela atenção d todos!

  2. #2
    raul_bsd
    Visitante

    Padrão 4 S'OS Duvidas

    Alguem manja c/ fazer isso ??

  3. #3
    Arkanoid
    Visitante

    Padrão 4 S'OS Duvidas

    Não sei se o freebsd aceita ser colocado numa partição estendida; mas se não aceitar vc troca ele com a de swap, colocando o swap numa partição estendida, que funciona tranqüilo.

    Outra coisa: na sua listagem vc colocou 4 partições primárias e 2 estendidas, só que se vc criar partições estendidas, perde-se uma primária - é dentro dela que vão as estendidas, sacou?

    Sugestão:
    /dev/hda1 - /boot (linux)
    /dev/hda2 - C: (windows XP)
    /dev/hda3 - freebsd
    /dev/hda5 - (estendida) slackware
    /dev/hda6 - (estendida) redhat
    /dev/hda7 - (estendida) swap

    (note que o número de uma part. estendidas começa em 5.)

    Eu pessoalmente colocaria mais uma partição para ser o /home , assim poderia usar os mesmos arquivos de usuário tanto no redhat como no slack (no freebsd tb?)

    Ah, mais uma coisa: se vc nunca instalou bsd, atente para o fato de que ele possui um sistema de partições próprio: na verdade ele pega a partição que vc criou pra ele e cria 'sub-partições' que ele chama de outro nome (slices, se bem me lembro). Não sei se ele pode ser configurado para usar a partição swap do linux para ele, se não for, vc terá que criar uma 'sub-partição' de swap pra ele dentro do espaço da partição q vc deu a ele.

    Particione o disco com um linux primeiro (pelo menos a partição /boot) e instale o win primeiro, depois vá instalando os outros. No bsd é opcional a instalação do carregador de boot na mbr; no seu caso imagino q vc irá preferir usar o LILO ou o GRUB de uma das duas dristos linux.

  4. #4
    raul_bsd
    Visitante

    Padrão vlw

    valeu cara pela dica , mas acho q o free so funciona se for extendida , c/ vc mesmo disse q eh (slice) cria particoes logicas dentro de uma extendida mas frmza...valeu pelo auxilio , vou colocar os 3 linux em extendida ...vlw mesmo!!!

  5. #5
    Arkanoid
    Visitante

    Padrão 4 S'OS Duvidas

    Jóia, mas veja bem: o BSD não cria partições lógicas dentro da estendida; ele cria um esquema próprio de divisão dentro da partição q vc der pra ele. "Do lado de fora", isto é, olhando de outro SO, vc verá apenas uma partição.

    Não tenho muita experiência com BSD, mas instalei um este ano duas vezes para testes, em uma partição primária, não precisou ser estendida; e "olhando" de outro SO (Linux) com o fdisk, só aparecia uma partição (mesmo eu tendo criado vários slices: /home, /var, etc.).

  6. #6
    raul_bsd
    Visitante

    Padrão Eh claro

    É que o freebsd funciona da seguinte maneira dentro de uma partição ele crias as outras :

    O FreeBSD precisa de uma das 4 entradas na tabela de partições no disco rígido de seu PC. Esta partição primária é chamada de um `slice' na terminologia FreeBSD. Ele então usa o programa disklabel para construir até 8 partições nesta partição primária. Estas partições lógicas são chamadas de `partições' na terminologia FreeBSD.

  7. #7
    Arkanoid
    Visitante

    Padrão 4 S'OS Duvidas

    saquei. mas, sendo assim, não precisa ser estendida...
    manda bala 8)

  8. #8
    raul_bsd
    Visitante

    Padrão Ultima duvida!

    Uma dúvida!
    tipo desse jeito q vc passou:

    /dev/hda1 - /boot (linux)
    /dev/hda2 - C: (windows XP)
    /dev/hda3 - freebsd
    /dev/hda5 - (estendida) slackware
    /dev/hda6 - (estendida) redhat
    /dev/hda7 - (estendida) swap

    Não entendi uma coisa o q acontece c/ a particão /dev/hda4 -> tipo eu sei q as partições extendidas começam na 5 conforme citado mas o q devo fazer após criar a part 3 ????

  9. #9
    Chok1to
    Visitante

    Padrão 4 S'OS Duvidas

    Citação Postado originalmente por smileybyte
    Outra coisa: na sua listagem vc colocou 4 partições primárias e 2 estendidas, só que se vc criar partições estendidas, perde-se uma primária - é dentro dela que vão as estendidas, sacou?
    Como o Smiley disse, o /dev/hda4 é a partição extendida que abriga as partições (unidades) lógicas que vc criar. É comum chamarmos as partições acima de hda5 de extendidas, mas só pode haver uma partição extendida, as demais são unidades lógicas que ficam dentro dela.

    Usando o (argh!) fdisk do Ruindows vc precisa criar uma partição extendida para depois criar as unidades lógicas, mas no Linux ao criar uma partição lógica ele automaticamente cria a partição extendida ou redimensiona caso já exista. 8)

    []s

    Alex

  10. #10
    raul_bsd
    Visitante

    Padrão 4 S'OS Duvidas

    Como o Smiley disse, o /dev/hda4 é a partição extendida que abriga as partições (unidades) lógicas que vc criar. É comum chamarmos as partições acima de hda5 de extendidas, mas só pode haver uma partição extendida, as demais são unidades lógicas que ficam dentro dela.
    ------------------------------------------------------------------------------------
    Tipo,, ve se eh isso ?

    1.)
    Ao criar a partição /dev/hda3 - que eh uma particao primária vem a particao de numero 4 certo , ela irei criar c/ uma particao extendida conforme vc falou certo , porém não deve ser setado na mesma nenhum ponto de montagem certo ??

    2.)
    Depois irei criar a partição /dev/hda5 -> c/ extendida no fdisk do linux após a /dev/hda5 é possivel continuar criando as partiçoes 6,7 ?,,pq já fiz isso e só foi possivel até a /dev/hda5.

    3.)
    Como irei criar as outras partições extendidas após a /dev/hda5, caso o que disse na questão 2 ocorra !

  11. #11
    raul_bsd
    Visitante

    Padrão 4 S'OS Duvidas

    Agradeço se alguém puder detalhar a criação dessas partições !

  12. #12
    jreis
    Visitante

    Padrão 4 S'OS Duvidas

    Citação Postado originalmente por raul_bsd
    Agradeço se alguém puder detalhar a criação dessas partições !
    hda1 = win (lilo boot na mbr)
    hda2 = linux swap
    hda3 = linux (slackware)
    hda4 = linux (red hat)
    hda5 = freebsd

    que tal? creio que assim seu hd irá durar mais.. ja vi casos de multi-sistemas danificarem hd's mal formatados, ou corromperem arquivos.

  13. #13
    raul_bsd
    Visitante

    Padrão 4 S'OS Duvidas

    gostaria de está particionando c/ smile informou ,, só que estou c/ algumas dúvidas ,!!! conforme descrito no post acima. por mim , aguardo uma resposta!

  14. #14
    raul_bsd
    Visitante

    Padrão 4 S'OS Duvidas

    Alguém poderia explicar tipo um passo-a-passo para criar essas partições lógicas ?


    Valeuz!

  15. #15
    raul_bsd
    Visitante

    Padrão 4 S'OS Duvidas

    A partir do momento que crio a partição /dev/hda4 c/ extendida ele irá permitir que eu possa criar as demais partições lógicas eh isso ??? detalhe qual o tamanho q devo criar a partição de número /dev/hda4 ?

  16. #16
    raul_bsd
    Visitante

    Padrão 4 S'OS Duvidas

    Alguém sabe como proceder nesse caso ??

  17. #17
    Chok1to
    Visitante

    Padrão 4 S'OS Duvidas

    Após criar a partição /dev/hda3, crie a próxima partição definindo como partição lógica. Continue criando as outras partições, sempre selecionando "partição Lógica". O limite será o espaço em disco. (Me parece que há um limite de 255 partições lógicas, mas na prática é o que eu disse, pelo menos por enquanto...)

    Qualquer coisa estamos aí...

    []s

    Alex

  18. #18
    raul_bsd
    Visitante

    Padrão 4 S'OS Duvidas

    Cara...vlw

    Mas hj achei um link frmza ,, nele consegui esclarecer minhas unicas dúvidas do que uma particao extendida e logica e lá explica que após criar /dev/hda3 , deve-se criar uma partiçao extendida ocupando o resto do HD dai então começo a criar as partições lógicas dentro da mesma ..

    Amanhã posto o link,,,,

  19. #19
    raul_bsd
    Visitante

    Padrão 4 S'OS Duvidas

    Citação Postado originalmente por raul_bsd
    Cara...vlw

    Mas hj achei um link frmza ,, nele consegui esclarecer minhas unicas dúvidas do que uma particao extendida e logica e lá explica que após criar /dev/hda3 , deve-se criar uma partiçao extendida ocupando o resto do HD dai então começo a criar as partições lógicas dentro da mesma ..

    Amanhã posto o link,,,,

    http://www.linuxbr.org/tutoriais/fdisk.html