+ Responder ao Tópico



  1. #1
    ClaudioMGA
    Visitante

    Padrão Squid com dois links internet

    Ola pessoal

    Tenho uma maquina ligada no link 1 que é um link internet ADSL direto de 256. Recentemente contratei junto a GVT um outro link ADSL de 1024, sendo que preendo utilizar este link para paginas e portas altas (acima de 1023).
    O meu problema é que somente tenho uma maquina para fazer o proxy (squid) e roteamento, e fica inviavel colocar duas maqunas.
    Tratar as portas altas parece-me que é possivel, mas como fazer para que o squid saia somente pelo link B (1024)?? sendo que minha rota default esta no link A (256)????
    resumindo a historia toda, tenho duas saidas internet, sendo que minha rota padrao é o link A mas quero que o SQUID saia pela link B.

    Agradeco a atencao

    Claudio Jr

  2. #2
    Danilo_Montagna
    Visitante

    Padrão Squid com dois links internet

    vc tera que usar o iptables em conjunto com o IPROUTE2

    cria uma rota avancada para tudo o que sae na porta 80 e 443 sair pelo gateway B via iproute2.. e via iptables vc faz a marcaçao de pacotes via a tabea mangle para a saida dos pacotes nessas portas.. que serao tratadas pela rota dinamica adicionada ao kernel via iproute2.

    []'s

  3. #3
    whinston
    Visitante

    Padrão exemplo

    danilo, vc poderia dar um exemplo dos comandos?

  4. #4
    Danilo_Montagna
    Visitante

    Padrão Squid com dois links internet

    é dificl passar os comandos.. pois isso muda de ambiente para ambiente.. cada caso é um caso..

    eu acredito que se vc der uma estuda do Advanced Routing Linux Howto ficara mais facil de entender..

    http://lartc.org/howto/lartc.rpdb.html

    http://linux-ip.net/html/tools-ip-route.html

    esses links nao é a solucao que vc quer.. é apenas o conceito de police routing do Linux.. usando iproute2.. que na minha opiniao.. todos que querem mexer com iproute2.. deveriam estudar antes de tentar meter a mao na massa sem saber o que esta fazendo..