+ Responder ao Tópico



  1. #1
    whinston
    Visitante

    Padrão velocidade de acesso ide

    Amigos, estou com 3 HDs Seagate Barracuda ATA de 120Gb 7.200RPM, mesmo modelo e marca, etc..
    Estou com 2 na IDE primário (master e slave) e outro na IDE secundária (master). Copiei 7Gb entre o master e slave na IDE primária e levou 3min. Gozado que sempre ouvi que era bom separar os HDs em IDE separadas para aumentar a performance e aqui esta justamente o contrário! Em IDE separadas, pra copiar apenas 700mb levou mais de 6min.
    Os HDs estão em perfeitos estado, são novos e já inverti eles pra ver se podia ser algum problema de hard, mas o caso se repetiu.
    Estou achando que a IDE2 da MB está com pau, mesmo a MB sendo uma ASUS novinha. O que acham?

  2. #2

    Padrão velocidade de acesso ide

    faça o seguinte teste...com o mesmo HD em cada uma das duas IDE, rode o comando "hdparm -tT /dev/hdX" ...

    ele lhe mostrará alguns dados de desempenho do HD ...dae vc compara o resultado q vc obteve na IDE1 e IDE2 ... como é o mesmo HD vc poderá saber se as IDEs tem desempenho diferente....


    vc tb pode usar o hdparm para "turbinar" seus hds...

  3. #3
    whinston
    Visitante

    Padrão valeu

    kra, muito obrigado pela dica

    "hdparm -tT /dev/hdX"

    posso usar um cd recovery com linux pra fz isto em particoes ntfs ou num rola?

  4. #4

    Padrão velocidade de acesso ide

    nunca tentei fazer isto, mas acredito que ele não dependa do sistema de arquivos para realizar os testes...

    apesar que um bom sistema de arquivos faz toda a diferença..... eu gosto bastante do raiserfs.....

    http://www.linuxtemple.com/index.php...sk=view&id=479

  5. #5
    whinston
    Visitante

    Padrão desempenho dos sistemas

    Vc chego a ver a LinuxMagazineBR nr. 2, que trouxe uma análise de vários tipos de sistemas de arquivos?
    Pelo que eu entendi o EXT2 é mais rápido que o EXT3 em leitura e escrita, mas é menos seguro em caso de recuperação de dados. Agora tem um sistema da SUN e outro da IBM que são phoda com ph! O RaiserFS 3 tb foi muito bem cotado.

  6. #6

    Padrão velocidade de acesso ide

    nem cheguei ver a edição nº 2 .... =( tenho somente a 3 aqui... não achei a 1 nem a 2 aonde eu compro...

    bom, olhando os benchmarks o ext3 leva um "coro" do RaiserFS, XFS e JFS.....para máqunas de têm um grande I/O, e necessitam uma boa segurança e velocidade no sistema de arquivos eles são ideais...

    espero que a futura versão do ext melhore mais....

  7. #7
    whinston
    Visitante

    Padrão dd

    só não migrei ainda pro reiser pq eu utilizo o ghost pra tirar copias de bkp dos servidores e em kso de pau soh dou 1 restore e o programa suporta apenas ext.
    o reiser posso usar a tecnica do dd pra "espelhar" o sistema num unico arquivo de bkp?
    por incrivel que pareca, estou no interiooooooooor de SP e consegui achar a linux magazine nas bancas, para minha grata surpresa.

  8. #8
    whinston
    Visitante

    Padrão tempos

    obtive o seguinte:

    cache = 432MB/s
    disk = 52.49Mb/s

    eh mais ou menos isto? ta lento? ta rapido?

    abs

  9. #9
    charadaa
    Visitante

    Padrão velocidade de acesso ide

    Voce pode estar com um problema de cabo, verifique se o cabo da segunda ide é o mesmo da primeira, existem cabos que limitam sua ide a ATA 66 ou 33, verifique isso