+ Responder ao Tópico



  1. #1
    isolopak
    Visitante

    Padrão samba + PDC

    boa tarde, estou iniciando em samba para rede, ja consegui instalar, e configurar o samba para que meus usuarios windows consiguam enchergar as pastas no linux, mas tenho algumas duvidas quanto:

    1) o que e um PDC? ele e uma configuarcao do samba ou um software adicional para ser instalado? o que faz um PDC?

    2) gostaria de saber se existe como fazer com que os usuarios do win98 seja obrigados a logar no samba, se nao logar nao poder entrar na maquina? mais ou menos como era feito na novel


    valew

  2. #2
    dctalk
    Visitante

    Padrão samba + PDC

    PDC é contralador de domínio primário, não é um software. Ss servidores da microsoft faz isso e o Samba também.

    No caso do Samba ele fará como que o Linux seja um controlador de domínios.

    a segunda pergunta:

    Sim. Mais não tem nada a ver com o Samba ou outro servidor.
    Vc pode fazer isso editando o registro do windows

    Não tenho agora em minhas mãos uma máquina Win98 então não posso ver qual o caminho do registro do Win98 vc deverá acrescentar uma DWORD assim;

    Must Be Validated

    setado para 1

    isso deverá ser criado no registro.

  3. #3
    isolopak
    Visitante

    Padrão samba + PDC

    entao todos que usarem a autenticacao no windows na verdade sera autenticado no servidor PDC, e isto?

    3)neste caso tem que fazer alguma configuracao adicional nas estacoes para que elas loguem no PDC?

    3) a regra para o registro do win98 serve tambem para windows2000 e XP?

  4. #4
    dctalk
    Visitante

    Padrão samba + PDC

    Imagine uma rede Windows vc tem Windows 2000 Server com IP 10.3.1.10 e todas estações logando nele, certo ?

    e também uma Windows 2000 Server com IP 10.3.1.11.

    o primeiro servidor vc configurou como PDC e segundo como BDC
    quando o primeiro servidor cair o segundo assume a autentcaççao de usuários pois ele é um BDC, ou seja, ele é um BACKUP.

    Para redução de custos, disponibilidade, eficiência e etc e tal vc substitui um PDC windows 2000 server por um Slackware Linux rodando o SAMBA e ele atuará como PDC, mais para vc ter um BDC com o Samba ( ele não faz isso nativamente até o momento, que eu saiba ... é claro...)
    vc terá que usar scripts rodando com rsync para fazer um BDC. Nesse escript vc terá que copiar a cada 10 minutos via rync os arquivos de configurações e outro pertencentes ao PDC para o BDC. Depois eu te mostro... Ainda estou no trabalho......


    3 = não, só terá que configurar o domínio, assim como é feito na rede windows

    3 = não sei, mias no XP e no 2000 tem usar senha pra autenticar tanto no domínio quanto na máquina local, se o usuário autenticar na máquina localmente ele não entrará na rede.
    essa regra no REGEDIT ( o registro ) faz com que quando o usuário pressionar o CANCELAR ou der um ESC na tela de logon ele não consegurar sair dalí, ficará somente na tela de logon...

  5. #5
    isolopak
    Visitante

    Padrão samba + PDC

    blz, vou ler um tutorial de configuracao do samba como pdc para proceguimos na discusao, ai faco mais pergunas, se puder responder figo grato,

  6. #6
    tomlima
    Visitante

    Padrão samba + PDC

    opa....use esse tutorial para colocar o win98 na rede e evitar q use o win98 sem logar...

    http://www.rnp.br/newsgen/0211/linux_samba_windows.html