Olá Pessoal

trabalho em uma empresa com com mais ou menos 60 computadores a um ano migrei de Netware 4.11 para Linux no servidor, tenho um programa aki em clipper que é de uma empresa terceirizada que não tem muita previsão de mudança para outra plataforma de desenvolvimento.
O problema é o seguinte:
Primeiramente instalei o servidor com samba 3.0.9-1 funcionou legal como PDC com netlogon tudo certo, só que começou a corromper indíces do programa em clipper com frequência, temos tabelas aki de 300 Mb em .dbf!!! e a performace baixou em relação a Novell, depois de estudar sobre o assunto vi que realmente esses sintomas tinham fundamento em relação ao clipper com .dbf e tcp/ip. Pois bem instalei o Mars-nwe pl20, e debulhei o artigo que o sr. escreveu entre outros e parou o corrompimento de índices e a velocidade voltou, mas agora ocorre bloqueios de arquivos no programa, simplesmente quando vários usuários acessam o mesmo arquivo ao mesmo tempo ele bloqueia o arquivo por um tempo e depois vai liberando os usuários aos poucos.
Já fiz de tudo mas não sei oquê ocorre, se pode ser alguma configuração no Mars-nwe ou alguma restrição do mars-nwe devido ao grande número de usuários e tabelas que tenho hoje aki.
Sem mais aquardo uma resposta, obrigado.
Descrisão do servidor:
- Linux Fedora core 2 kernel 2.6.9-1.6_FC2
- mars-nwe 0.99pl20 peguei do cd do conectiva 8
- estações com drdos7.03 e windows 98, Me, 2000 e XP