Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Espelhamento de HD

    Pessoal tem uma maquina com RH9 rodando redoanda.
    A ideia e o seguinte:
    Comprei duas gavetas de HD e mais um HD.
    O segundi HD coloqui como master na IDE2.
    A ideia e fazer um espelhamento e quando der pau no HD e so trocar as gavetas e tudo funciona novamente.
    Já tenetei o dd, mais primeiro eu tenho que criar as 3 pasrtições que o RH cria ( /swap, /boot e /), como criar elas?? o Fdisk não tem opção de /swap.
    Alguem tem outra ideia de espelhamanto?
    Andei lendo o Raid mais pelo que eu entendi tem que fazer ele na instalação, e eu naõ posso fazer a maquina toda de novo.
    Grato

  2. #2

    Padrão Espelhamento de HD

    Cara acho que pra vc o melhor eh usar o rsync.

    falows

  3. #3

    Padrão Espelhamento de HD

    Dei uma lida no artigo
    http://www.vivaolinux.com.br/artigos...php?codigo=338

    Mas esse nao e o meu caso, pois os 2 hd esta na mesma maquina, e tenho que criar e copias as partições no HD b do mesmo geito que esta no HD A

  4. #4

    Padrão Espelhamento de HD

    Na Linux Magazine desse mes mostra que se pode usar o rsync tb localmente, se quiser tb existe o mondo, nunca usei mas pode testar. www.mondorescue.org eu uso o dd, mas como nao conseguiiu existem essas opções que eu sei. se quiser por ultimo pode tentar um tar.

    falows

  5. #5

    Padrão Espelhamento de HD

    Mais como cria o /swap?? com o mesmo tamnaho dou /swap do outra hd??

  6. #6

    Padrão Espelhamento de HD

    Acho que vc não me entenderam.
    Tenho HD A com linux instalado e configurado, coloquei o HD B zerado na mesma maquina e quero fazer um clone de tudo (partiçoes e SO), como faço isso?

  7. #7
    dctalk
    Visitante

    Padrão Espelhamento de HD

    dd if=/dev/hda of=/dev/hdb bs=1024

  8. #8

    Padrão Espelhamento de HD

    Cara antes de fazer uma clonagem eu sempre faço uma base no hd novo so com as partições e uma isntalação minima, mas talvez a dica do amigo ae funcione.

    falows

  9. #9
    Visitante
    Visitante

    Padrão Espelhamento de HD

    o que é rsync

  10. #10

    Padrão Espelhamento de HD

    Cara estou fazendo o dd desde as 08:50 h, demora assim mesmo??

  11. #11

    Padrão Espelhamento de HD

    Citação Postado originalmente por Visitante
    o que é rsync
    rsync eh um programa para sincronização de arquivos remotamente ou localmente, ele so pega o que foi modificado ou atualizado e o resto ele despreza.

    falows

  12. #12

    Padrão Espelhamento de HD

    Citação Postado originalmente por flon
    Cara estou fazendo o dd desde as 08:50 h, demora assim mesmo??
    Qual o tamanho do seu hd??

  13. #13

    Padrão Espelhamento de HD

    bem, essas coisas n costumam dar mto resulado.. a dica do "dd" é boa para discos pequenos
    Procure no google "Linux RAID1"
    de certo que vai econtrar alguma solução
    Um abraço[]

  14. #14

    Padrão Espelhamento de HD

    Cara mas tem como fazer Raid 1 sem refazer o sistema pra isso?? pois se tiver tb to afim.

    falows

  15. #15

    Padrão Espelhamento de HD

    Citação Postado originalmente por ruyneto
    Cara mas tem como fazer Raid 1 sem refazer o sistema pra isso?? pois se tiver tb to afim.

    falows
    cara... tenta fazer o DD e deopis rodar o rsync que tb deve dar...

  16. #16

  17. #17

    Padrão Espelhamento de HD

    Cara entao pode ser pq ele ta criando as partições pq faço espelhamento com dd em hds de 80gb e leve no mixmo 3 horas.

    falows

  18. #18

    Padrão Espelhamento de HD

    se for do teu interesse vc pode (pelo menos por enquanto) agendar o crontab para executar o DD durante horários ociosos da máquina (de madrugada por exemplo)

  19. #19
    whinston
    Visitante

    Padrão raid 1

    eu ja fiz raid1 e pergunto:
    - ele avisa, tipo por email, se um hd der pau?

    qto ao dd, nao precisa particionar ou formatar e nem depende do tipo de partição.. ele trabalha em baixo nivel e espelha tudo, sem distinção de raça, credo ou classe econômica (rsrsr)

  20. #20
    cyberniro
    Visitante

    Padrão com o dd funciona muito bem

    Ai galera, li este topico e erá exatamente o que eu precisava, olha o que eu precisava:
    Tenho um hd como sda e outro como sdb ambos scsi, precisava criar uma copia fiel de cada hd para casos de desastre, utilizei o dd e ele fez a copia fielmente do HDs, incluindo o / ; /swap e outros tipos de partiçõs, o motivo para isso funcionar e simples como já foi citado a baixo, ele copia desde a trilha 0 até a ultima trilha do hd, a unica regra necessaria e: o hd para onde esta indo os dados tem que ser maior ou igual ao hd de onde esta vindo os dados.

    o como usado foi: dd if=/dev/hda of=/dev/hdb bs=1024

    agradeço, ao amigos pela grande ajuda...


    roni tiago