+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão HD Slave

    Gostaria de saber se tem como eu colocar um hd slave no linux e com este poder aumentar o tamanho da minha partiçao / e /home que estão no 1º HD


    blz

  2. #2
    whinston
    Visitante

    Padrão volume

    vc quer tipo extender num unico volume?
    eu axo isto meio perigoso.. se der algum pau num dos hds, ja elvis

  3. #3
    gmlinux
    Visitante

    Padrão Re: HD Slave

    Citação Postado originalmente por rdsat
    Gostaria de saber se tem como eu colocar um hd slave no linux e com este poder aumentar o tamanho da minha partiçao / e /home que estão no 1º HD


    blz
    Se as partições já existem aumenta-las para dentro de outro hd, não será possível, no entanto, pode-se, por exemplo, pegar um diretório, mover seu conteúdo para uma partição do novo hd, em seguida montar esta partição naquele diretório, isto vai liberar espaço na partição inicial.
    Lembre-se de ser cuidadoso na escolha do diretório que vai fazer isto, alguns diretórios devem ter seus conteúdos integrados a partição / incondicionalmente, por exemplo, o /lib, /bin e o /sbin.

  4. #4

    Padrão Re: HD Slave

    Citação Postado originalmente por rdsat
    Gostaria de saber se tem como eu colocar um hd slave no linux e com este poder aumentar o tamanho da minha partiçao / e /home que estão no 1º HD


    blz
    Cara so da de fazer se as partiçoes foram feitas usando LVM, se nao tem de copiar seu /home pra uma partiçao no outro hd, alterar o ponto de montagem no fstab e reiniciar, ae eh so apaga ro home original que aumenta o espaço do / ( se estiver na mesma partiçao do /home)

    falows

  5. #5
    gmlinux
    Visitante

    Padrão HD Slave

    Mesmo com LVM pode não ser possível extender, pois o processo envolve a extensão do volume e depois do sistema de arquivos, nem todos os sistemas de arquivos são extensíveis, e alguns casos pode ocorrer de se alcançar o limite de tamanho do file-system.
    Não é o caso do nosso colega aqui, mais se algum dia for propor compra de HD a cliente para expandir um volume, lembrem-se disto.

  6. #6

    Padrão HD Slave

    Citação Postado originalmente por gmlinux
    Mesmo com LVM pode não ser possível extender, pois o processo envolve a extensão do volume e depois do sistema de arquivos, nem todos os sistemas de arquivos são extensíveis, e alguns casos pode ocorrer de se alcançar o limite de tamanho do file-system.
    Não é o caso do nosso colega aqui, mais se algum dia for propor compra de HD a cliente para expandir um volume, lembrem-se disto.
    Eh Gmlinux, tinha me esquecido dessa parte, mals ae.

    falows

  7. #7
    Super_Diaulas
    Visitante

    Padrão HD Slave

    acho que não dá
    pq mesmo com lvm para vc poder aumentar partição tem que estar com ela desmontada.......aí fica díficil

  8. #8
    Super_Diaulas
    Visitante

    Padrão HD Slave

    acho que não dá
    pq mesmo com lvm para vc poder aumentar partição tem que estar com ela desmontada.......aí fica díficil,
    q vc pode fazer é botar links, tipo alguns usuários para o outro hd

    se o var estiver tb na mesmo do / tu pode botar os e-mails no outro hd
    aumentyar mesmo num dá (acho) mas tem outras soluçoes