+ Responder ao Tópico



  1. #1
    pinguim121
    Visitante

    Padrão quota

    ola amigos..

    estou com um problema em meu server to tentando definir as quota já coloquei os dados da particao no fstab
    /dev/hdb5 /home/users ext3 defaults,usrquota,grpquota 1 1

    reiniciei o sistema criei os arquivos de quota na raiz da particao dei chmod 600 mas quando rodo o comando quotacheck -avug ele me da o seguinte erro.

    quotacheck: WARNING - Quotafile /home/users/quota.user was probably truncated. Can't save quota settings...
    quotacheck: WARNING - Quotafile /home/users/quota.group was probably truncated. Can't save quota settings...
    quotacheck: Cannot remount filesystem mounted on /homeusers read-only so counted values might not be right.
    Please stop all programs writing to filesystem or use -m flag to force checking.

    Alguem poderia me ajudar?

  2. #2
    belvio
    Visitante

    Padrão quota

    primeiro e preciso saber se o kernel foi compilado com suporte a quotas, outra vc esta executando com qual usuario, se nao me engano deve ser com o root

  3. #3
    nafre
    Visitante

    Padrão quota

    Voce tem que iniciar o recurso quota durante a inicializacao.

    Coloque este script no seu arquivo de configuracao de inicialização:

    Código :
    #verificando quota
    if [ -x /usr/sbin/quotacheck ]
    then
    echo "Verificando quotas. Pode demorar alguns segundos..."
    /usr/sbin/quotacheck -avug
    echo " Done."
    fi
    if [ -x /usr/sbin/quotaon ]
    then
    echo "Iniciando...."
    /usr/sbin/quotaon -avug
    fi

    Isso vai ativar o sistema de quota. É importante verificar se seus scripts de shutdown possuem a habilidade de desativar a Quota. Procure nos scripts de runlevels 0 (halt), 1 (administrative state), 6 (shutdown) para ver se possuem alguma referência ao binário quotaoff. Caso não haja, temos um exemplo:

    Código :
    #Desligando quota
    if [ -x /usr/sbin/quotaoff ]
    then
    echo "Turnando off quota.."
    /usr/sbin/quotaoff -a
    fi

  4. #4

    Padrão quota

    Dá uma olhada se os arquivos aquota.user e aquota.group estão com permissões 600...


    Abraços.