+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Tom Hayden
    Visitante

    Padrão Minha migração para Linux não foi bem sucedida

    Há pouco mais de 2 meses resolvi migrar de vez para o Linux, para isso, deixei instalado apenas o Conectiva em todo o meu HD.
    Estava funcionando muito bem e perfeitamente, mas nas últimas semanas ele começou a dar algumas travadas daquelas q nem ctrl+alt+del resolve.
    Até que teve uma vez que quando reiniciei meu PC, ele apresentou a seguinte mensagem ao invés do menu do grub:

    GRUB Version 0.92-63255cl (640k lower / 261056 K upper memory}

    [MINIMAL. BASH-Like line Editing is supported. For the first word, TAB lists possible comand completion. Anywhere else TAB lists the possible completions of a DEVICE/FILENAME.]

    Depois q dou o TAB aparece isto:

    Possible comands are: Background blocklist boot border cat chainloader cmp color configfile debug display displayapm
    displaymem embed find foreground fstest geometry halt help hide impsprobe initrd install ioprobe nounzip partnew parttype password
    pause read reboot rootnoverify savedefault serial setkey setup shade splashimage terminal testload testube
    unhide uppermem ubeprobe view port

    gostaria de saber como posso resolver este problema sem perder meus documentos que são de fundamental importancia.

    Eu tentei reinstalar mas ele não me dá opção, pelo menos não vi, pra recuperar uma instalação anterior.

    Agradeço aos que puderem me ajudar.

  2. #2

    Padrão Minha migração para Linux não foi bem sucedida

    Vamu lá...

    primeira coisa, vc guardou algum disquete de boot criado na instalação...
    utilize o disquete de boot, ou o proprio cd de instalação do conectiva para dar boot no seu sistema....

    eu não gosto do Grub, meu boot Loader é o Lilo....
    qual versão do Conectiva vc está usando?

  3. #3
    Tom Hayden
    Visitante

    Padrão Minha migração para Linux não foi bem sucedida

    Não guardei nenhum disco de boot
    mas eu tenho o cd de instalação...
    a versão do meu conectiva é a 10.

  4. #4
    Tom Hayden
    Visitante

    Padrão Minha migração para Linux não foi bem sucedida

    Eu não cheguei a reinstalar pq não vi opção pra recuperar a instalação presente, mas eu vi no momento das partições que a /boot não estava lá.
    Será que é por isso que ele não está iniciando?

  5. #5
    Visitante

    Padrão Minha migração para Linux não foi bem sucedida

    Não, o diretório boot pode ficar incluido na partição "/ " (root) sem problemas. Teu erro é no grub, o bootloader grafico dos linux modernos. Não uso, por isso poste uma nova thread - por exemplo - Erro no GRUB, e vá lendo os docs.

    Fui,

  6. #6

    Padrão Minha migração para Linux não foi bem sucedida

    Pessoal em vez de ficarmos criticando um gerenciador de boot ou outro nao ajudamos o cara?? Seguinte vc teria como por outro hd na maquina?? pode ser o de um amigo seu ou um com windows mesmo?? ae botaria esse outro HD e iniciaria por um live cd, ae pelo menos conseguiria salvar seus arquivos importantes, essa eh minha ideia, ah e se recuperar o sistema nao esqueça os backups, se nao conseguir na hora do particionamento cria um /home separado, ae diminui bastante o risco de perder o que eh importante, mas sempre tenha backups.

    falows

  7. #7
    bruosps
    Visitante

    Padrão Minha migração para Linux não foi bem sucedida

    issu ai ... cd live .. é a solução .... faz um backup .... e grava num cd ou em otro hd ...
    e formata o teu ....
    ve se faz o q o ruyneto falo ... cria o /home separado ... issu eh mto bom ....
    ahhh
    e v se dessa fez ... instala o lilio ao invés do grub ...

    flw ...
    bruno

  8. #8

    Padrão Minha migração para Linux não foi bem sucedida

    Antes de fazer qualquer coisa, eu, no seu lugar, daria um boot com o CD de instalação e rodaria o memtest, torcendo para não estar com um pente de memória baleado!

  9. #9
    Tom Hayden
    Visitante

    Padrão Minha migração para Linux não foi bem sucedida

    Muito obrigado a todos pelas soluções,
    só tenho mais uma pergunta:
    O que é o live cd?

    a minha idéia era por o meu hd em uma outra máquina com windows e baixar algum programa para enxergar a partição do linux.

    mas se a solução do live-cd for melhor, farei por ele.

  10. #10

    Padrão Minha migração para Linux não foi bem sucedida

    Um cd-live eh um cd de linux que roda no boot e opera como se vc etivesse com esse linux instalado normalmente... praticamente tudo funciona.

    Com o sistema no ar, vc poderah ter acesso aos discos e arquivos do sistema, tudo como se estivesse com o sistema rodando normalmente.

    Mas um cd de boot jah resolveria, se vc souber como montar a particao do sistema ou somente os discos.. o cd de boot do slackware 9 ou 10 jah dah a dica na tela.. de como montar o sistema.. basta digitar no boot do cd:

    boot: linux root=/dev/hdaX noinitrd ro

    onde hdaX (seria hda (primeiro disco ide) e X o numero da particao onde estava o boot do seu linux.

  11. #11
    Visitante

    Padrão Minha migração para Linux não foi bem sucedida

    sim ... sim ... vc pode dar o boot pelo seu cd de instal ...
    mais ql eh a linha no conectiva ??? UHAUHa
    ainda achu ... mais simples ....
    puxa o Kurumim .... grava o cd ...
    muda o boot da tua maquina pro cd ...
    e pronto ....
    ai vc grava teu bkp nun cd ou se vc quiser colocar otro hd e gravar tb da certo ...

    flw ...
    se precisar posta ai ....
    bruno

  12. #12
    felco
    Visitante

    Padrão Minha migração para Linux não foi bem sucedida

    Eu uso grub, ja usei o lilo eh ja isso acontecer e nem por isso eu disse "Minha migracao nao foi bem sucessedida" ou qualquer coisa do tipo, antes de qualquer coisa eu te recomendo so partir pro Linux quando voce tiver conhecimentos maduros, afinal voce ta substituindo nao um software, mas um OS inteiro o funcionamento muda completamente, certas coisas sao semelhantes mas apenas semelhantes.
    Nao quero ofender seu conhecimento, mas esse problema eh tipo de usuarios inexperientes, provavelmente ou voce apagou o kernel dentro do /boot ou voce executou #grub e reinstalou de modo errado... independente disso isso nao acontece sozinho, nao existe fantasma de computadores e' o Linux nao esta conspirando contra voce.

  13. #13

    Padrão Minha migração para Linux não foi bem sucedida

    Um live-CD voce pode conseguir em: http://fisica.ufpr.br/kurumin/

    Queime uma imagem do Cd com um amigo seu e de o boot pelo Cd, Salve seus arquivos e reinstale a Distro.

    Se nao me engano, o Conectiva te uma opção para vc recuperar instalações anteriores, mas so tente essa opção se recuperar os dados.

    Quanto ao Lilo e o Groub, confio mais no Lilo, tente instalar ele da proxima vez que for colocar o Conectiva. (nada contra os outros)

  14. #14
    Lord-Hayden
    Visitante

    Padrão Minha migração para Linux não foi bem sucedida

    Citação Postado originalmente por felco
    provavelmente ou voce apagou o kernel dentro do /boot ou voce executou #grub e reinstalou de modo errado...
    Não fiz nenhum, nem outro. Como havia dito, o sistema vinha travando vez ou outra, até que uma vez nem iniciou mais devido a esse problema.

    Mas a solução do live-cd é ótima já estou baixando e em casa eu testo.

    Qualquer dúvida, volto com um novo tópico referente ao live-cd.

    Obrigado a todos.

  15. #15
    gmlinux
    Visitante

    Padrão Minha migração para Linux não foi bem sucedida

    Citação Postado originalmente por felco
    Eu uso grub, ja usei o lilo eh ja isso acontecer e nem por isso eu disse "Minha migracao nao foi bem sucessedida" ou qualquer coisa do tipo, antes de qualquer coisa eu te recomendo so partir pro Linux quando voce tiver conhecimentos maduros, afinal voce ta substituindo nao um software, mas um OS inteiro o funcionamento muda completamente, certas coisas sao semelhantes mas apenas semelhantes.
    Nao quero ofender seu conhecimento, mas esse problema eh tipo de usuarios inexperientes, provavelmente ou voce apagou o kernel dentro do /boot ou voce executou #grub e reinstalou de modo errado... independente disso isso nao acontece sozinho, nao existe fantasma de computadores e' o Linux nao esta conspirando contra voce.
    Como nosso amigo saberia o momento certo para iniciar-se com o linux, ou seja, se os conhecimentos estão maduros?
    Qual a melhor maneira de aprender linux se não quebrando a cabeça com ele?

    Minha intenção não é criar flame, apenas demonstrar a subjetividade deste comentário.

    Respondendo a questão do nosso colega, que disse que o problema começou com travamentos até que um dia a máquina não deu boot.

    Este tipo de problema pode não necessariamente ter associação com o linux, pode ser problemas de hardware, que eventualmente corrompeu seu sistema de arquivos do Linux.
    Pode também estar associado ao uso de UDMA por parte do disco rígido, ou algum tunning menos conservativo de seu hd, que tornou o sistema instável, provocando os travamentos e eventualmente corrompendo o file system.
    Se você perceber a continuidade destes problemas, retorne para o windows, se no windows tudo estiver beleza, pode até ser que seu hardware tenha desde uma incompatibilidade até um bug que somente sobre o Linux se evidencie.
    Caso os problemas ocorram com o windows, então ouve apenas uma coincidência e sua máquina esta com problemas

  16. #16
    agent_smith
    Visitante

    Padrão Minha migração para Linux não foi bem sucedida

    Bom, concordo em parte com o Felco e em parte com o GMlinux.

    Com o Felco: Linux é pra micreiro, gente que fuça... Não pra usuário de escritório que so entende next, next, finish

    Com o GMlinux: É somente com a prática que se atinge a perfeição. E, todos os problemas que ocorrem apenas aprimoram o conhecimento.

    Onde não concordo com o Lorde Hayden: Dizer que a migração foi malsucedida.

    Olha, nunca tive um ruindow$ que não tivesse que reformatar e reinstalar de 2 em 2 meses...

    Infelizmente, com a M$ é assim. Agora o Linux, já faz uns 6 meses que não tenho que mexer...

    E agora?

    Abraços

    8)

  17. #17

    Padrão Minha migração para Linux não foi bem sucedida

    Citação Postado originalmente por agent_smith
    Bom, concordo em parte com o Felco e em parte com o GMlinux.

    Com o Felco: Linux é pra micreiro, gente que fuça... Não pra usuário de escritório que so entende next, next, finish

    Com o GMlinux: É somente com a prática que se atinge a perfeição. E, todos os problemas que ocorrem apenas aprimoram o conhecimento.

    Onde não concordo com o Lorde Hayden: Dizer que a migração foi malsucedida.

    Olha, nunca tive um ruindow$ que não tivesse que reformatar e reinstalar de 2 em 2 meses...

    Infelizmente, com a M$ é assim. Agora o Linux, já faz uns 6 meses que não tenho que mexer...

    E agora?

    Abraços

    8)
    Agent_Smith, acho que o contrario linux tem que ser feito pro pessoal de escritorio mesmo pois so assim ele vai ser difundido e fazer a M$ pensar mais sobre o assunto, e se ele resolveu mudar pro linux com certeza ele ja passou do next, next finish, Mas com certeza nao quer dizer que foi uma migraçao mal sucedida e sim que houve um erro como em qq tipo de SO pode ter, tanto devido a hardware como a software.

    falows

  18. #18
    Lord-Hayden
    Visitante

    Padrão Minha migração para Linux não foi bem sucedida

    É isso mesmo ruyneto!
    Antes de tudo obrigado pela solução que vc me deu,
    tanto do live-cd qnt do /home separado.

    A intenção não era crucificar o linux, mas foi o q o pessoal achou.
    Eu adoro o linux, tanto que resolvi me livrar do windows.
    e outra, eu não disse que a migração foi mal sucedida e sim que ela não foi bem sucedida. Aparentemente tem o mesmo significado, mas semanticamente não.

    E se eu for analisar a fundo, como propôs o gmlinux, acredito que o gerou o meu problema não foi a instabilidade do linux, e sim o meu próprio hardware.

    Mas a solução para a recuperação dos meus arquivos já foi dada.
    Não precisamos levar adiante este tópico.

    Agradeço a todos pela ajuda e compreensão.

  19. #19
    dispatcher
    Visitante

    Padrão Minha migração para Linux não foi bem sucedida

    Grande gmlinux !! Mandou bem!