+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Piocota
    Visitante

    Padrão Troca de Qmail pra Exchange Svr 2003, grde locura?

    Oi malta, xtou com sérios problemas, o pessoal (do CPD) quer trocar o servidor de correio de Qmail para Exchange Server 2003, e xtou achando que isto será uma grande roubada, e xtou precisando muito da vossa ajuda. Enviem me argumentos fortes como vantagens, desvantagens e vulnerabilidades dos dois sistemas (qmail e exchange server) para convencer o meu pessoal a manter a cultura UNIX nos nossos servidores.

    NOTA: Xtou a contar com voces malta, NAO ME DEIXEM FICAR MAL.


    qualquer cena tens o e-mail [email protected]

  2. #2
    wrochal
    Visitante

    Padrão Troca de Qmail pra Exchange Svr 2003, grde locura?

    Caro,

    Primeiramente ambas soluções tem suas vantagens e desvantagens, sendo que o Linux com Qmail é gratuito e Windows e Exchange tem um custo alto, ambos tem custo de manutenção e ambos requer um conhecimento avançado.

    O que leva as empresas trocar o Linux por Windows devido a falta de competência dos técnicos/analistas.

    Então acho que um ponto forte em usar o software livre é pelo o custo que não existe.

    Sem Mais,

  3. #3

    Padrão Re: Troca de Qmail pra Exchange Svr 2003, grde locura?

    Citação Postado originalmente por Piocota
    Oi malta, xtou com sérios problemas, o pessoal (do CPD) quer trocar o servidor de correio de Qmail para Exchange Server 2003, e xtou achando que isto será uma grande roubada, e xtou precisando muito da vossa ajuda. Enviem me argumentos fortes como vantagens, desvantagens e vulnerabilidades dos dois sistemas (qmail e exchange server) para convencer o meu pessoal a manter a cultura UNIX nos nossos servidores.

    NOTA: Xtou a contar com voces malta, NAO ME DEIXEM FICAR MAL.


    qualquer cena tens o e-mail [email protected]

    Cara qual os principais motivos para eles tarem querendo a migração??

    posta ae que eh mais facil ajudar.

    falows

  4. #4
    Visitante

    Padrão Troca de Qmail pra Exchange Svr 2003, grde locura?

    é derrepente o qmail , não possui todos os recursos do exchange .

  5. #5
    wrochal
    Visitante

    Padrão Troca de Qmail pra Exchange Svr 2003, grde locura?

    Caro,

    Um exemplo é o recurso da Agenda, aonde qualquer usuário poderá compartilhar sua agenda.

    Falou,

  6. #6

    Padrão Troca de Qmail pra Exchange Svr 2003, grde locura?

    Citação Postado originalmente por wrochal2002
    Caro,

    Um exemplo é o recurso da Agenda, aonde qualquer usuário poderá compartilhar sua agenda.

    Falou,
    O Sqwebmail tem esse recurso... e é incrivelmente rápido!
    Só nao sei se pode ser compartilhado com os outros usuarios...
    http://www.courier-mta.org/sqwebmail/

  7. #7
    wrochal
    Visitante

    Padrão Troca de Qmail pra Exchange Svr 2003, grde locura?

    Caro Roterdan,

    Sei que tem várias ferramentas de AGENDA, mas no caso do Exchange você pode criar AGENDA Publicas e Privadas. E sendo que cada aplicação tem os recursos que poderá atender a necessidade.

    Sem Mais,

  8. #8
    Visitante

    Padrão Troca de Qmail pra Exchange Svr 2003, grde locura?

    Procure conhecer a aplicação de Groupware da Suse Linux (Novell). É o que melhor se adapta ao seu ambiente braindead by M$.
    Tudo OpenSource, tem suporte, e dá de mil no Exchange (diga para os caras que se eles amam virus o Exchange é uma boa escolha...

    HTH,

  9. #9

    Padrão Troca de Qmail pra Exchange Svr 2003, grde locura?

    Bem nessa, pq em vez de ser contra a migração nao ofereçe soluçoes opensource que tem o mesmo sistema e um desempenho melhor??
    falows

  10. #10
    Piocota
    Visitante

    Padrão Troca de Qmail pra Exchange Svr 2003, grde locura?

    bros....

    os motivos pra a migração são mesquinho, alegam por termos uma rede win seria convenientes termos os servidoer a rodar win e por outra só duas pessoas têm domínio pré avançado da coisa, e o exchange 1r por ser modo gráfico e segundo fácil....bla, bla, bla. etc,etc,etc,... acho que tudo se traduz em preguiça mental.... :wink:

    mas botemos os pés bem acentes no chão, a troca do sistema seria uma aventura e eu ñ gostaria de perde la, sem falar mos em virus e paus....

    contudo tenho que os apresentar argumentos para o pessoal a opção de escolha está em minha mãos e a decisão nas mãos deles... e preciso de mais opniões vossas....
    [/list]

  11. #11
    UsoWindows
    Visitante

    Padrão Exchange é excelente...

    O Exchange é excelente...

    ...Desde que vc tenha 1GB de memória, 1/2 processadores Pentium 4 com HT e não se importe de reiniciar o servidor toda a semana para continuar enviando/recebendo e-mails.... no mais... a gente coloca um antivirus em cada estação e vivemos felizes para sempre (eXPeriencia própria).

  12. #12
    gmlinux
    Visitante

    Padrão Troca de Qmail pra Exchange Svr 2003, grde locura?

    Domínio das tecnologias por parte da equipe: Provavelmente o windows se sairá melhor.

    Custo: Linux pode sair quase de graça, mais se adquirir suporte, que acho uma coisa interessante em uma corporação, pelo menos até que os profissionais da própria corporação já tenham domínio completo da solução, ai o preço vai subindo.

    Segurança: Soluções Linux bem configuradas e administradas levam certa vantagem sobre soluções Windows nas mesmas condições.

    Suporte externo: Muitas empresas não gostam de ficar presas as soluções associadas apenas a alguns poucos profissionais, consideram que é necessário o background de uma grande empresa (inclusive é um argumento de profissionais M$), assim eu recomendo o uso de uma solução similar associado a uma grande empresa como SuSE (sobretudo pela Novell) ou RedHat.

    A questão é saber se a solução da SuSE (por exemplo), os recursos, isto é, fazer levantamento dos recursos necessários e consultar a SuSE, seja o suporte ou sua documentação.

    Aqui eu tentei dar uma visão menos técnica da coisa.

  13. #13
    Piocota
    Visitante

    Padrão deu pra sacar

    Citação Postado originalmente por UsoWindows
    O Exchange é excelente...

    ...Desde que vc tenha 1GB de memória, 1/2 processadores Pentium 4 com HT e não se importe de reiniciar o servidor toda a semana para continuar enviando/recebendo e-mails.... no mais... a gente coloca um antivirus em cada estação e vivemos felizes para sempre (eXPeriencia própria).

    ok, poderá até ser, na óptica de domínio da/e tecnologia....

    qto a felicidade douradora credito só em contos de fadas .... e por outra, até agora tens a rodar no seu servidor o exchange sem algum prob?? :?: :wink:

    e pela sua eXPeriência descreva me as vantagens e desvantagens, paus, prob em geral do exchange....


    Citação Postado originalmente por gmlinux
    Domínio das tecnologias por parte da equipe: Provavelmente o windows se sairá melhor.

    Custo: Linux pode sair quase de graça, mais se adquirir suporte, que acho uma coisa interessante em uma corporação, pelo menos até que os profissionais da própria corporação já tenham domínio completo da solução, ai o preço vai subindo.

    Segurança: Soluções Linux bem configuradas e administradas levam certa vantagem sobre soluções Windows nas mesmas condições.

    Suporte externo: Muitas empresas não gostam de ficar presas as soluções associadas apenas a alguns poucos profissionais, consideram que é necessário o background de uma grande empresa (inclusive é um argumento de profissionais M$), assim eu recomendo o uso de uma solução similar associado a uma grande empresa como SuSE (sobretudo pela Novell) ou RedHat.

    A questão é saber se a solução da SuSE (por exemplo), os recursos, isto é, fazer levantamento dos recursos necessários e consultar a SuSE, seja o suporte ou sua documentação.

    Aqui eu tentei dar uma visão menos técnica da coisa.
    o que xtou pensando em sugerir é uma formação pra uns 4 tipos, sobre servidores de correios ....

    o que achas?? :wink:

    ñ tens tbm eXPeriência com o exch.... o que achas??

    ____________________
    vale bros ....
    8) fui.......

  14. #14
    wrochal
    Visitante

    Padrão Troca de Qmail pra Exchange Svr 2003, grde locura?

    Nossa quanta besteiras, primeiramente tenho vários servidores Windows com Exchange e a maioria já esta ativo mais de 4 meses e meus Linux nem se fala....

    Sem Comentários,

  15. #15
    gmlinux
    Visitante

    Padrão Troca de Qmail pra Exchange Svr 2003, grde locura?

    É como o wrochal2002 disse e já havia dito, em condições de boa configuração, não ha um diferencial decisivo, isto inclui o hardware adequado.
    Normalmente o Windows possui requisitos maiores de hardware, logo inclua no quesito custo.

  16. #16
    wrochal
    Visitante

    Padrão Troca de Qmail pra Exchange Svr 2003, grde locura?

    Caro gmlinux,

    "Normalmente o Windows possui requisitos maiores de hardware"

    Esta sua frase não é bem verdade, por experiência própria digo e provo, que Linux também requer um hardware bom como as aplicações em Windows.

    Sem Mais,

  17. #17

    Padrão Troca de Qmail pra Exchange Svr 2003, grde locura?

    Na boa pessoal esse topico ja virou discussao linux X windows e isso nao resolve a situação do cara, entao tentem postar como fazer o cara convencer de não haver a mudança e nao vcs ficarem brigando pra ver qual eh melhor.


    falows

  18. #18
    gmlinux
    Visitante

    Padrão Troca de Qmail pra Exchange Svr 2003, grde locura?

    Caro wrochal2002, suponha uma simples solução de email, apenas o postfix rodando por exemplo, como o linux não depende de uma interface gráfica, ele terá um requisito de hardware menor, por isto eu disse normalmente, não disse sempre.
    Em uma solução muito complexa, o fato de se ter uma interface gráfica ou não, pouca diferença faz na escolha do hardware, isto me fez usar a palavra normalmente, isto inclusive não exclui os casos que uma solução windows possa requerer menos hardware.

  19. #19
    gmlinux
    Visitante

    Padrão Troca de Qmail pra Exchange Svr 2003, grde locura?

    Citação Postado originalmente por ruyneto
    Na boa pessoal esse topico ja virou discussao linux X windows e isso nao resolve a situação do cara, entao tentem postar como fazer o cara convencer de não haver a mudança e nao vcs ficarem brigando pra ver qual eh melhor.


    falows
    Pelo que já disse até agora eu não falei em momento algum em quem seria o melhor, eu deixei bem claro que ele deve fazer um levantamento da solução, verificar se tanto windows quanto o linux podem atender como solução, em seguida avaliar o custo, eu indiquei até que não se deveria descartar na avaliação do custo a inclusão de um suporte do desenvolvedor, no caso do exemplo, SuSE.
    O que eu acho é que sem conhecer a fundo as necessidade do cliente, o que ele esta disposto a abrir mão em termos de funcionalidade para redução de custo, etc, é impossível indicar a melhor solução.
    Eu uso Linux e Windows, tal como o wrochal2002, é a melhor solução dentro de um certo contexto.
    Acho que é isto que esta sendo discutido, e eventualmente a linguagem aplicada, como o uso do termo normalmente, que não havia ficado claro ao wrochal2002, mais isto esta dentro do nível de amizade e respeito que se espera de um tópico neste forum.
    Não podemos generalizar os posts do tópico, talvez realmente alguem tenha levado por este lado, este não foi meu caso.