+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão A água "puxa/perde" o sinal ?

    Moçada,

    Ouvi dizer que um rio ou muito água entre uma base e um cliente
    "durrubaria" o sinal, isso tem procedencia? Qual a verdade disso?

    Att,

    Galego

  2. #2

    Padrão A água "puxa/perde" o sinal ?

    boa pergunta, pq esse eh um dos grandes misterios do wireless...

    eu mesmo naum encontrei mto material q dissesse algo alem d q ainda naum existem estudos sobre isso

    mas sabe o pq?? pq o 802.11b naum eh pra ser usado outdoor, logo, naum tem q ficar passando sobre rios e talz hehehehe

    q kk ne?

    []'s

  3. #3
    rafaelpazcolles
    Visitante

    Padrão A água "puxa/perde" o sinal ?

    Realmente, tive experiências passando concentrações d'água e realmente parece "desviar o sinal", a maneira que eu sempre contornei utilizando um note e o Wavemon para poder localizar e melhor posição para a antena obter o melhor sinal (que muitas vezes acabava sendo apontando para um lugar bem diferente que simplesmente linha reta até o POP.

    t+

  4. #4

    Padrão A água "puxa/perde" o sinal ?

    O problema é a reflexão causada pela lâmina d'água, que gera uma onda defasada e pode anular o sinal enviado em linha reta, caso a onda defasada chegue exatamente 180º atrasada.

    Coloquei uma imagem em http://www.vertentes.com.br/temp/onda_defasada.gif, dêem uma olhada.

    A solução seria mover a antena em apenas 6 cm. Isso pq o comprimento de onda é de 12 cm, e a onda defasada anula com metade dessa distância. O ideal é ir mudando devagar, até achar a melhor posição.

    Virar a antena um pouco pra cima tb pode resolver, como se vc estivesse alinhando a um ponto mais alto.

    As reflexões não vêm só de baixo. Edifícios, telhados de zinco e outros podem gerar reflexões, até mesmo por trás da antena.

    [ ]'s
    Denilson

  5. #5

    Padrão A água "puxa/perde" o sinal ?

    Ja teve um topico aqui uma vez que um cara queria fazer um link sobre o mar, ae postaram uma solução que atenuava a reflexao causada pela agua.

    da uma procurada no forum.

    falows

  6. #6

    Padrão Colaborando pro debate.

    Bom.. Ja que esse é um tema polemico e que como disse Demiurgo nao existe muita referência, vou dizer o pouco que sei a respeito.

    Seguinte...
    Ja devem ter ouvido falar da Teoria de Fresnel, certo?

    Bom... de acordo com o técnico de wireless da Motorola que tive contato a pouco tempo atrás, onde tive a oportunidade de conhecer o Canopy, conversa vai, conversa vem..rsrs... e ele me informou e até desenho, me convencendo que o unico problema causado por um rio, mar, piscina, telhado de zinco, morros e tals.. é o problema da teoria de Fresnel, onde... tem que ser calculado a altura das duas bases, e a distancia, para saber extamente a altura necessária das bases para que a onda nao "bata no obstaculo" e reflita, bom.. vou fazer um desenho e posto depois.... espero nao ter falado besteira... sabe né.. esse cara da motorola é o CARA.. eheheh...

  7. #7

    Padrão A água "puxa/perde" o sinal ?

    Cebolark, vou ter que discordar totalmente de você...

    Zona de Fresnel não tem nada a ver com esse caso. A zona de Fresnel leva em consideração obstáculos no campo de transmissão, que forma uma elipse.

    Por exemplo: Se vc está em um cliente, e dá pra vc ver apenas a "pontinha" da sua omni porque um prédio está no caminho, seu link talvez até funcione, mas vai ficar muito debilitado. Isso é devido à área usada para transmissão, que não é só a linha reta de visada. É essa área a zona de Fresnel.

    O que o seu amigo lhe disse sobre elevar as antenas: seria exatamente essa a solução para este exemplo do prédio. Mas não tem nada a ver com a água.

    Uma imagem ilustrando a zona de Fresnel está em http://www.vertentes.com.br/temp/fresnel.gif

    [ ]'s
    Denilson

    PS: Parece que eu via uma sugestão aos moderadores sobre criar um espaço para envio de imagens... Seria interessante! Neste tópico precisei colocar 2 imagens e seria legal que isso ficasse no fórum...

  8. #8

    Padrão A água "puxa/perde" o sinal ?

    Galera, num post anterior eu dei um link pra uma imagem sobre reflexão, mas o sistema linkou a vírgula tb. O correto é:

    http://www.vertentes.com.br/temp/onda_defasada.gif

  9. #9

    Padrão Certo..

    Certo..mas eu vou discordar de você...


    Se levar em consideração a Zona de Fresnel, nao iria haver reflexo na agua, o que evitaria e muito a interferencia.



    Se a onda de radio esta passando em uma altura onde nao reflita na agua, a grande probabilidade da agua também não causar nenhum problema....

  10. #10

    Padrão A água "puxa/perde" o sinal ?

    Entendi o que você quis dizer, mas ainda há um equívoco.

    A zona de Fresnel não é a área onde há emissão de sinal, e sim a área onde há transmissão de dados daquele link em particular.

    Fiz uma mistura dos dois desenhos e coloquei em http://www.vertentes.com.br/temp/ond..._+_fresnel.gif

    A zona de Fresnel está em vermelho, e não está "encostando" na água. Mas a questão é que a antena do AP - vamos imaginar que a da esquerda seja uma setorial de um AP - emite não só pro cliente da imagem, mas cria um espectro muito maior que isso. O cliente usa a área da zona de Fresnel para transmitir dados, mas as ondas que a setorial espalha o bombardeiam do mesmo jeito.

    [ ]'s
    Denilson

  11. #11

    Padrão Correto..

    Ah tah.rsrs...

    Bom.. entendi a sua colocação.. mas eu estava imaginando a situação de um ponto-a-ponto, mas... hehe.. valeu!!!



    inté!!!

  12. #12

    Padrão A água "puxa/perde" o sinal ?

    É isso aí.

    Agora, em um link ponto a ponto com direcionais, vale a sua teoria. É só não deixar a Zona de Fresnel encostar na água. Ou melhor, estude o diagrama de emissão da antena e veja a angulação de emissão dela. O Fresnel obviamente não será maior que este lóbulo.

    [ ]'s
    Denilson

  13. #13

    Padrão Exato..

    É isso ae.. agora.. voce fica o dia inteiro no Forum? Eu posto, voce posta, Eu posto, voce posta, hehee... pow.. conheco um cara que é assim também... o Max(Demiurgo), conhece?? hehehe

  14. #14

    Padrão A água "puxa/perde" o sinal ?

    Fico sim, cara! Mas nem sempre tenho muio tempo pra checar meus e-mails a cada 5 minutos e receber a notificação de resposta a tópico, hehe!

    Mas tô sempre por aqui!

    Um abraço
    Denilson

  15. #15

    Padrão Pior..

    Eu tambem.... flws.. abraços.. chega de offtopic..hehehe...

  16. #16

    Padrão A água "puxa/perde" o sinal ?

    "PS: Parece que eu via uma sugestão aos moderadores sobre criar um espaço para envio de imagens... Seria interessante! Neste tópico precisei colocar 2 imagens e seria legal que isso ficasse no fórum..."
    heheh tem o botao Img na barra d ferramentas d composicao do post, onde ficam os botoes d negrito e companhia...

    ele eh usapra inserir a figura... mas concordo com vc, d q um botao onde pudessemos fazer um browser das imagens, assim como eh feito com o lance dos avatares, seria em vindo hehehe

    sugestao anotada!!

    []'s

  17. #17

    Padrão Re: Exato..

    Citação Postado originalmente por cebolark
    É isso ae.. agora.. voce fica o dia inteiro no Forum? Eu posto, voce posta, Eu posto, voce posta, hehee... pow.. conheco um cara que é assim também... o Max(Demiurgo), conhece?? hehehe
    seu inutil... eu vejo tdo hehehehe

    hauauahuhahauahau

    olha quem fala... hauhauhauhauha

    []'s!! kra!! se cuida por ae!!!!