+ Responder ao Tópico



  1. #1
    babidii
    Visitante

    Padrão Duvidas SAMBA

    Pessoal,

    Tenho algumas duvidas e gostaria da ajuda de voces em relacao ao uso do SAMBA.

    Atualmente tenho uma rede toda em windows (server windows 2003 e clients w2k - 20 estacoes) e estou querendo migrar tudo para SAMBA, ou seja, deixar de lado o servidor windows e colocar um Linux no seu lugar. Mas ai surgem algumas duvidas:

    1- O SAMBA consegue fazer controle de Dominio?
    2- Caso a responta da pergunta nro 1 seja SIM, o samba consegue administrar contas de usuarios?
    3- Como que o samba, ira controlar perfis de usuarios que estao usando estacoes windows (impondo restricoes para certos grupos), por exemplo, grupo de usuarios X nao pode fazer instalacoes na estacao local, ou modificar o fundo de papel,... e usuarios Y conseguem fazer outras modificacoes,....

    Se possivel comentem suas experiencias com o samba em uma rede windows..

    []s

    Babibii

  2. #2

    Padrão Duvidas SAMBA

    1 - Sim

    2 - Sim

    3 - Mais ou menos, mas a priore.. naum.... mas vc pode usar o police editor pra isso hehehe

    para maiores referencias, d uma olhada em:

    https://under-linux.org/samba.html

    []'s

  3. #3
    karfax
    Visitante

    Padrão Duvidas SAMBA

    O samba tem suporte pra netlogon script, onde voce pode configurar qualquer diretiva de acesso herdada do teu servidor antigo, inclusive, como o demiurgo citou, usar arquivos .pol nos diretórios netlogon.

    HTH,

  4. #4
    Piocota
    Visitante

    Padrão Duvidas SAMBA

    xtou com uma séria dúvida......????

    será k todas as funções do Active Directory tem ou faz posso encontrar no Samba?????

    valeu.... :wink:

  5. #5
    agent_smith
    Visitante

    Padrão Duvidas SAMBA

    O SAMBA 3 saiu com suporte a Active Directory. Não sei se parcial ou completo, pois ainda não tive a oportunidade de usar. Mas, existe artigo sobre ele, no Linuxit, se não me engano. Dê uma procurada. Ok?

    Abraços

    8)

  6. #6

    Padrão Duvidas SAMBA

    Amigo ......
    A primeira vez que instalaram servidor Linux na empresa, foi feita por terceiros. Esses caras instalaram o Samba e no compartilhamento netlogon, tinha scripts que a cada vez que o usuário entrava ele via as configurações de cada máquina e todas as políticas daquele pc era executada.
    Eu sei que os caras usaram o PoolEdit, acho que é esse o nome.
    Mas depois a gente acabou refazendo os servidores e nunca mais usamos isso.
    Pelo que entendi tem como você fazer o que deseja. Sinceramente não sei como fizeram na época. Mas funciona legal. Todas as configurações das máquinas windows, quando o usuário se conectava na rede, automaticamente as regras daquele pc funcionava legal. Eu sei que no cd do windows 98 vem esse pool edit para instalação. Achei ele meio chatinho de entender. Mas como não foi eu que configurei , não me interessei pelo assunto. Nesse pool edit, você configura cada estação windows, para o usuário por exemplo não mexer em configurações, proteção de tela, etc, etc. Aí se não me engano o pool edit cria um arquivo .bat por exemplo e esse arquivo é guardado no diretório /home/usuário do servidor samba e de lá a cada vez que o usuário conecta ele verifica as configurações padrão de cada máquina. Nessa época até mensagem de bom dia, boa tarde, boa noite, etc, o usuário recebia do servidor samba quando ele entrava na rede.
    Inté + ..........